-
• Valor líquido contábil
Valor líquido contábil é o valor do bem registrado na contabilidade, em determinada data, deduzido da correspondente
depreciação, amortização ou exaustão acumulada.
MCASP, Pag. 136
-
Complementando:
A) ERRADA
• Valor Residual de um Ativo
É o valor estimado que a entidade obteria com a venda do ativo, caso o ativo já tivesse a idade, a condição esperada e o tempo de uso esperados para o fim de sua vida útil. O cálculo do valor residual é feito por estimativa, sendo seu valor determinado antes do início da depreciação. Assim, o valor residual seria o valor de mercado depois de efetuada toda a depreciação. O valor residual é determinado para que a depreciação não seja incidente em cem por cento do valor do bem, e desta forma não sejam registradas variações patrimoniais diminutivas além das realmente incorridas.
B) ERRADA.
• Vida Útil
É o período durante o qual a entidade espera utilizar o ativo, ou número de unidade de produção ou de unidades semelhantes que a entidade espera obter pela utilização do ativo.
C) CORRETA.
D) ERRADA
• Amortização
É a redução do valor aplicado na aquisição de direitos de propriedade e quaisquer outros, inclusive ativos intangíveis, com existência ou exercício de duração limitada, ou cujo objeto sejam bens de utilização por prazo legal ou contratualmente limitado.
E) ERRADA
• Depreciação
É a alocação sistemática do valor depreciável de um ativo ao longo de sua vida útil.
Bons estudos
-
Vamos analisar as alternativas:
A alternativa A) está errada, porque valor residual é o valor estimado que a entidade obteria com a alienação do ativo, caso o ativo já tivesse a idade, a condição esperada e o tempo de uso esperados para o fim de sua vida útil.
A alternativa B) está errada, porque amortização é a redução do valor do bem que ocorre para elementos patrimoniais de direitos de propriedade e bens intangíveis que tiverem a vida útil econômica limitada.
A alternativa C) está correta, porque valor líquido contábil é o valor do bem registrado na Contabilidade, em determinada data, deduzido da correspondente depreciação, amortização ou exaustão acumulada, bem como das perdas acumuladas por redução ao valor recuperável.
A alternativa D) está errada, porque, conforme vimos na alternativa B), amortização é a redução do valor do bem que ocorre para elementos patrimoniais de direitos de propriedade e bens intangíveis que tiverem a vida útil econômica limitada.
A alternativa E) está errada, porque depreciação é a redução do valor dos bens tangíveis pelo desgaste ou perda de utilidade por uso, ação da natureza ou obsolescência.
Gabarito: LETRA C
-
AMORTIZAÇÃO - Redução do valor aplicado na aquisição de direitos com existência ou exercício de duração limitada
DEPRECIAÇÃO - Redução do valor dos bens tangíveis devido a seu desgaste, decorrente de uso ou ação da natureza, ou à perda de utilidade por obsolescência.
VALOR RESIDUAL - Montante líquido que a entidade espera, com razoável segurança, obter por um ativo no fim de sua vida útil econômica, deduzidos os gastos esperados para sua alienação.
VIDA ÚTIL ECONÔMICA - Período de tempo definido ou estimado tecnicamente, durante o qual se espera obter fluxos de benefícios futuros de uma provisão.
VALOR LÍQUIDO CONTÁBIL - Valor do bem registrado na contabilidade, deduzido da correspondente depreciação, amortização ou exaustão acumulada.
Gabarito - Letra C
-
GAB: LETRA C
Complementando!
Fonte: Gilmar Possati - Estratégia
a. Errado. O item traz a definição de amortização. Conforme estudamos, o valor residual é o montante líquido que a entidade espera, com razoável segurança, obter por um ativo no fim de sua vida útil econômica, deduzidos os gastos esperados para sua alienação.
b. Errado. O item traz a definição de vida útil econômica.
c. Certo. De fato, valor líquido contábil é o valor do bem registrado na contabilidade, deduzido da correspondente depreciação, amortização ou exaustão acumulada.
d. Errado. O item traz a definição de depreciação.
e. Errado. O item traz a definição de valor residual.