SóProvas


ID
1867252
Banca
FGV
Órgão
CODEBA
Ano
2016
Provas
Disciplina
Meio Ambiente
Assuntos

A camada de ozônio existente na estratosfera funciona como um filtro natural para os raios ultravioleta (UV). Desta forma a sua destruição gera buracos que permitem a entrada dos raios UV, que causam efeitos adversos na saúde humana, como catarata e câncer de pele.

Uma forma de controlar esse impacto ambiental global é limitar o uso de um grupo de gases utilizados como refrigerante em freezers, aparelhos de ar condicionado e geladeiras. Esses gases são

Alternativas
Comentários
  • Consumo Nacional de Substâncias que Destroem a Camada de Ozônio – CFC.

     

    Os clorofluorcarbonos (CFC's) são substâncias artificiais que foram por muito tempo utilizadas nas indústrias de refrigeração e ar condicionado, espumas, aerossóis, extintores de incêndio. Atualmente os únicos produtos fabricados com CFC's são os Inaladores de Dose Medida (MDI), utilizados no tratamento de asma, os quais serão comercializados somente até julho de 2010. Na década de 70, descobriu-se que estas substâncias destruíam a camada do gás ozônio (O3 ) que circunda a Terra em altitudes de 15 a 50 km que absorve boa parte da radiação ultravioleta que o Sol envia ao planeta. Devido a isto, é importante realizar um gerenciamento rigoroso de todas as substâncias que destroem a camada de ozônio, já que um aumento no uso dos CFC's causaria a sua diminuição significativa, contribuindo para o aumento da incidência dos raios ultravioleta prejudiciais a saúde, podendo causar doenças como câncer de pele, além de prejudicar o clima, a biodiversidade e a produção agrícola. Os gases CFC's também são gases de efeito estufa, ou seja, contribuem para o aquecimento global.

     

    FONTE: http://www.mma.gov.br/estruturas/173/_arquivos/indicador_cfc.pdf