-
A) ERRADO - O sprint backlog pode ser atualizado sempre que houver qualquer mudança (adição, reestimativa ou remoção de tarefas).
-
B) CERTO
-
C) ERRADO - Gráfico de Burndown e Burnup
-
D) O erro é ele trocar as palavras Interação por iteração.
-
E) Quem ordena os requisitos do product backlog é o product owner e não o time de desenvolvimento.
-
Discordo da resposta. Uma vez definida e iniciada a sprint, não é possível alterar oq está na sprint. E sendo assim, na minha opinião, a alternativa correta é a A.
-
Acabei de achar o erro da alternativa A. Ele não fala q a sprint foi iniciada. Só é dito q as datas de início e fim foram marcadas.
Se a sprint não foi iniciada, o PO pode negociar...
-
a) o erro é em dizer que o PO não pode negociar o escopo. As datas de inicio e de fim de uma Sprint são definidas na reunião de Planejamento da Sprint na primeira parte dela, uma vez que o guia divide esse time-boxed em dois tópicos. No segundo tópico, após definida as datas de inicio e de fim das funcionalidades discutidas baseados no Backlog do Produto, o Time de desenvolvimento vai produzir a lista de atividades ou lista de tarefas que serão necessárias para produzir o incremento. Nessa segunda parte, o P.O pode ajudar a clarificar os itens do backlog do produto selecionados e nas decisões conflituosas de troca. Se o Time de Desenvolvimento determina que tem excesso ou falta de trabalho, os itens do Backlog da Sprint (escopo) pode ser renegociados com o Product Owner.
c) Sinceramente eu nunca ouvi dizer sobre 'Burnside' no Scrum e acredito que o erro seja esse. O burndown sim existe, apesar de não esta explicito no guia scrum, a equipe de desenvolvimento o utliza para realizar estimativas.
d) Scrum é Iterativo e Incremental e não In......
e) O Backlog do produto é um artefato exclusivo do Product Owner.
-
Pra mim, não tem nenhuma certa. Como assim o PO pode decidir o tempo de entrega de uma versão? e se o tempo que ele quiser não for um tempo possível para que o time desenvolva?
-
Tayse,
A equipe de desenvolvimento entrega um incremento ao product owner, que então decide quando entrega-lo ao cliente. Essa entrega ao cliente é feita quando o product owner desejar.
-
TCE-SC - 2016
2016
Normalmente, o time do projeto define quando a entrega de uma versão deve ser realizada após analisar o retorno sobre o investimento e avaliar se um conjunto de funcionalidades já pode ser utilizado por clientes e usuários.
errada
-
A respeito do tem B, que errei, segue a orientação conforme o Scrum Guide:
Durante a Sprint:
Não são feitas mudanças que possam por em perigo o objetivo da Sprint;
As metas de qualidade não diminuem; e,
O escopo pode ser clarificado e renegociado entre o Product Owner e o Time de
Desenvolvimento quanto mais for aprendido.
-
PO é o cara, geralmente, ele pode tudo!
-
Várias práticas como burndown, burnup e outras práticas de estimativa tem sido usadas para prever o progresso.
Fonte: Scrum