-
Como assim letra A??? O item 4 não pode começar o texto pois o verbo "adotar" já aparece com o sujeito oculto. Tal sujeito q só poderia ser omitido se já estivesse subentendido, ou seja, se já tivesse sido citado em outro parágrafo. Portanto, o item 4 não pode ser o primeiro parágrafo do texto!!!
-
Gente, não é que o texto vá começar pelo que está escrito no item 4. Na verdade, isso quer dizer que o número 4, por exemplo, vai ocupar a 4ª parte do texto (das 5 partes totais) e corresponde ao que está nos primeiros parênteses... O gabarito diz que a sequência correta é 4, 1, 5, 3, 2. No caso, o texto deve começar com " A Embraer deve seu sucesso, primeiro, ao fato de
nunca ter abandonado o padrão de excelência que lhe
deu origem", que está no segundo período.
Logo, a ordem do texto ficará:
A Embraer deve seu sucesso, primeiro, ao fato de
nunca ter abandonado o padrão de excelência que lhe
deu origem.
A Embraer é, ainda hoje, a empresa privada que
mais atrai estudantes do ITA, e só em cursos de
treinamento e aprimoramento de seus profissionais
investe 9 milhões de reais por ano.
No campo estratégico, a partir da privatização, em
1994, adotou princípios fundamentais: a diversificação
de produtos e clientes, o estabelecimento de parcerias
internacionais e a alocação contínua de investimentos
pesados.
Até o ano 2000, 90% da receita da Embraer vinha
do mercado de aeronaves comerciais. Naquele ano,
no entanto, a empresa passou a diversificar sua
produção.
O resultado foi que, em pouco mais de uma década,
as linhas Legacy, Phenom e Lineage venderam mais
de 700 jatos executivos.
Espero ter ajudado. Bons estudos!
-
Pensei que fosse a letra D. A única explicação é que enumera de baixo para cima e se faz a coesão e a progressão.
-
Alguém poderia explicar como eu posso começar um texto de forma tão subjetiva e sem sujeito??
"No campo estratégico, a partir da privatização, em 1994, adotou(Quem adotou??) princípios fundamentais: a diversificação de produtos e clientes, o estabelecimento de parcerias internacionais e a alocação contínua de investimentos pesados."
-
Gente também não entendi nada...não faz sentido!!
-
Questão difícil, mas o pior é foi muito mal elaborada.
-
????????????????????????????
-
Esse gabarito é preliminar, provavelmente será alterado. Essa resposta não tem lógica alguma.
-
Polêmica, divide opiniões...
-
Achei que fosse a D
-
Veja que o anunciado fala em ordenar e assinalar a opção que traz a sequencia correta:
"Os trechos abaixo constituem um texto, mas estão fora de ordem. Ordene-os nos parênteses e assinale a opção que traz a sequência correta, de modo que se obtenha um texto com coesão e progressão coerente de ideias". Discordo..... Não entendi qual o criterio utilizado parar marcar letra a)
-
NOssa, discordo plenamente da maioria...
-
Na melhor hipótese a banca pensou de um jeito e eu de outro!
-
O TEXTO ESTAVA FORA DE ORDEM E CONTINUOU COM ESSE GABARITO.
-
Mal formulada que nem muitas questões da FGV
-
Completamente sem nexo essa questão. Como o texto pode começar com o item 4? "Adotou" quem adotou???? Confusão total...
-
Camila, não começou do "item 4". A sequência 4, 1, 5, 3, 2 significa que o primeiro trecho, na verdade, é o quarto; o segundo é, na verdade, o primeiro e assim por diante. Reescrito ficaria: A Embraer deve seu sucesso, primeiro, ao fato de nunca ter abandonado o padrão de excelência que lhe deu origem. A Embraer é, ainda hoje, a empresa privada que mais atrai estudantes do ITA, e só em cursos de treinamento e aprimoramento de seus profissionais investe 9 milhões de reais por ano. No campo estratégico, a partir da privatização, em 1994, adotou princípios fundamentais: a diversificação de produtos e clientes, o estabelecimento de parcerias internacionais e a alocação contínua de investimentos pesados. Até o ano 2000, 90% da receita da Embraer vinha do mercado de aeronaves comerciais. Naquele ano, no entanto, a empresa passou a diversificar sua produção. O resultado foi que, em pouco mais de uma década, as linhas Legacy, Phenom e Lineage venderam mais de 700 jatos executivos.
-
A questão a não faz sentido. Acredito que seria mais correto a letra d.
-
Se questões assim vão parar em concurso, vou começar a elaborar questões.
-
Segue o linke da notícia e o motivo de todos acharmos que está errado o gabarito: a banaca pegou um pedoço do texto e não desde seu início, por isso parace não ter nexo. Pra variar, uma maldade com o candidato.
http://veja.abril.com.br/noticia/brasil/made-in-brazil-1
-
Questão mal elaborada!
O parágrafo 4 não tem consistência de 1° parágrafo.
Cabem lógica à duas opções: C e D
-
resposta: D
RESPOSTA DO GABARITO LETRA ( A ) ESTA ERRADO NÃO TEM JEITO, TEXTO VAI FICA ENCOERENTE...
-
Gab. A
Acredito que muitos aqui entenderam a questão, mas não souberam para quem atribuir os números, pois os números NÃO ESTÃO IDENTIFICANDO OS "PARÁGRAFOS", mas sim qual seria a parte que começaria, se desenvolveria e terminaria. . .
Dessa forma, muitos pensaram que os números estavam ligados a essa ordem:
( 1 ) Até o ano 2000, 90% da receita da Embraer vinha do mercado de aeronaves comerciais. Naquele ano, no entanto, a empresa passou a diversificar sua produção.
( 2 ) A Embraer deve seu sucesso, primeiro, ao fato de nunca ter abandonado o padrão de excelência que lhe deu origem.
( 3 ) O resultado foi que, em pouco mais de uma década, as linhas Legacy, Phenom e Lineage venderam mais de 700 jatos executivos.
( 4 ) No campo estratégico, a partir da privatização, em 1994, adotou princípios fundamentais: a diversificação de produtos e clientes, o estabelecimento de parcerias internacionais e a alocação contínua de investimentos pesados.
( 5 ) A Embraer é, ainda hoje, a empresa privada que mais atrai estudantes do ITA, e só em cursos de treinamento e aprimoramento de seus profissionais investe 9 milhões de reais por ano.
Sendo assim não heveria qualquer possibilidade do "4º parágrafo" começar o texto.
Mas deveríamos olhar o texto e ATRIBUIR O NÚMERO PARA O PARÁGRAFO QUE DEVERIA COMEÇAR E ASSIM SUCESSIVAMENTE . . dessa forma está corretíssima a alternativa A
(4º - parágrafo) Até o ano 2000, 90% da receita da Embraer vinha do mercado de aeronaves comerciais. Naquele ano, no entanto, a empresa passou a diversificar sua produção.
(1º - parágrafo) A Embraer deve seu sucesso, primeiro, ao fato de nunca ter abandonado o padrão de excelência que lhe deu origem.
(5º - parágrafo) O resultado foi que, em pouco mais de uma década, as linhas Legacy, Phenom e Lineage venderam mais de 700 jatos executivos.
(3º - parágrafo) No campo estratégico, a partir da privatização, em 1994, adotou princípios fundamentais: a diversificação de produtos e clientes, o estabelecimento de parcerias internacionais e a alocação contínua de investimentos pesados.
(2º - parágrafo) A Embraer é, ainda hoje, a empresa privada que mais atrai estudantes do ITA, e só em cursos de treinamento e aprimoramento de seus profissionais investe 9 milhões de reais por ano
É uma questão típica da ESAF, então pra quem vai se submeter a uma prova desssa banca, é essencial a resolução de muitas questões. . .
-
Acho este tipo de questão absurda, totalmente fora de contexto. Só beneficia o candidato que não estuda e chuta e acerta...aff.
-
"ENCOERENTE" meu Pai Eterno. Jovem estude mais ortografia!
-
Resolvi a questão procurando aqueles paragrafos que com certeza são seguidos um do outro.
Por exemplo o trecho 1: "( ) Até o ano 2000, 90% da receita da Embraer vinha do mercado de aeronaves comerciais. Naquele ano, no entanto, a empresa passou a diversificar sua produção." e o trecho 3: "( ) O resultado foi que, em pouco mais de uma década, as linhas Legacy, Phenom e Lineage venderam mais de 700 jatos executivos." são com certeza um seguido do outro.
Então passei a analizar qual alternativa tinha o 1º e 3º como sendo seguidos... De cara a alternativa a colocou o 4 e o 5 na 1ª e 3º posição. MORREU!
Dessa vez deu certo, só tinha essa. Em outras pode não dar certo, mas é sempre bom verificar essa possibilidade.
-
Vamos pensar da seguinte forma:
1- Introdução - A Embraer deve seu sucesso, primeiro...
5 - Consequência - O resultado foi que, em pouco mais de uma década.....
Só com isso já dá para matar a questão na letra A.
Analizando a cronologia dos fatos vamos dar atenção para as datas:
No campo estratégico, a partir da privatização, em 1994,...
Até o ano 2000, 90% da receita da Embraer
-
Na hora da prova essa questão vai pro final. Muito demorada e com pouca de chance de acertar. Não vale o esforço que exige.
-
Questão mal-elaborada. Primeiro porque não deixou claro se a sequência de números seria a sequência de parágrafos. Segundo porque pegou um trecho no meio de um texto da revista veja: http://veja.abril.com.br/noticia/brasil/made-in-brazil-1 . Sacanagem!
-
Eu truco esse gabarito pela seguinte razão: ao procurarmos o sujeito da frase, perguntamos ao verbo: "Quem é que + verbo?". Ou seja, "quem é que adotou?"...resposta: Embraer.
Então, como é que o texto começa pelo parêntese de número 4, se o sujeito nem aparece na frase? Essa frase deveria estar no mínimo na posição de número 2...gabarito que, pra mim, não faz o menor sentido! Por desencargo de consciência, indiquei pra comentário...sugiro que façam o mesmo!
-
Examinador aprendiz
-
Questãozinha safada. Mas dá pra matar facilmente pq o 1º e o 3º trecho tem que estar em sequência, a única alternativa que apresenta isso é a letra A.
-
-
Esaf tá de brincadeira com esse gabarito aí!
Só acertou essa questão quem errou
-
puta que pariu! quando me deparo com essas questões da ESAF me da vontade de socar a cara de quem elaborou essa merda sem sentido.
-
Está escrito "ORDENE-OS NOS PARÊNTESES". Por isso o candidato deve preencher os parênteses com o número referente a ordenação e depois marcar a alternativa que corresponde a ordem.
Resolver essa questão pelo site é mais difícil, com a questão impressa fica mais simples. Talvez por isso haja tantas pessoas com dificuldade de compreender o comando da questão.
Em segundo lugar a banca (péssima) alterou o texto original da notícia. Ela acrescentou trechos nos parágrafos, por isso, mesmo ordenando-os, o texto fica estranho. Provavelmente fez isso para dificultar a questão, porém tornou-a patética, deixando claro o despreparo do examinador, incapaz de fazer uma questão melhor elaborada.
Vejam:
"A Embraer deve seu sucesso, primeiro, ao fato de nunca ter abandonado o padrão de excelência que lhe deu origem.
A Embraer é, ainda hoje, a empresa privada que mais atrai estudantes do ITA, e só em cursos de treinamento e aprimoramento de seus profissionais investe 9 milhões de reais por ano."
Parece uma criança escrevendo um texto, repetindo "A Embraer" em dois parágrafos sequenciais. Mas, como não havia outra alternativa melhor, a mais correta acaba sendo esta mesmo.
-
Essa questão foi feita pelo Estagiário, namoral!
-
Por que os professores nunca comentam nessas questões?? gostaria muito que eles comentassem, derrepente eles tem algum bizu pra gente não errar mais...
-
Essas questões de ordenação são muito fáceis, depois que você aprende fazer.
Se for muito difícil ver a alternativa que indica a número 1, procure por duas que OBRIGATORIAMENTE são sequência. No caso dessa questão, analise com calma e verá que o TERCEIRO trecho exige que o PRIMEIRO o anteceda. Basta procurar a alternativa onde os dois são sequentes, sendo a única a letra A.
-
"A Embraer deve seu sucesso... A Embraer. ...
Esse pessoal nunca ouviu falar em coesão textual, elementos de ligação ANAFORICA, Elipse, Hiponimos/hiperonimos ??
Deveria estar escrito: "ELA / A EMPRESA / A MULTINACIONAL /