SóProvas


ID
1868299
Banca
ESAF
Órgão
ANAC
Ano
2016
Provas
Disciplina
Administração Geral
Assuntos

A respeito da Teoria Estruturalista das Organizações, analise as afirmativas abaixo, classificando-as em verdadeiras (V) ou falsas (F). Ao final, assinale a opção que contenha a sequência correta.

I. O poder é a habilidade de induzir outras pessoas a conduzir o objetivo de alguém.

II. Os indivíduos que respondem ao poder tendem a se comportar de forma refutável.

III. As organizações muitas vezes têm muitos objetivos contraditórios.

Alternativas
Comentários
  • Letra (a)


    A primeira frase está certa. O poder pode ser definido como a capacidade ou a habilidade de fazer os outros realizarem tarefas, atividades ou realizar certos objetivos. Já a segunda frase está errada, pois a frase não faz sentido como está escrita. Algo que é refutável é algo que pode ser negado.


    Assim, a banca trocou o termo no final da frase. O trecho correto seria: ” Os indivíduos que respondem ao poder tendem a se comportar de forma irrefutável“.


    Finalmente, a última frase está certa. Muitas vezes, as organizações buscam objetivos que são contraditórios.


    Prof. Rodrigo Rennó

  • Não concordo que o poder é uma habilidade, tendo em vista que existem várias formas de poder. O que se falar do poder legal, que é exercido por autoridade e não por habilidade.

     

  • Aprendi que o poder é imposto...

     

    E a liderança é habilidade...

     

    Alguém poderia explicar o item I?

  • @concurseira federal, @lorrania araujo e demais colegas:

    Embasamento para resposta I: O poder é a habilidade de induzir outras pessoas a conduzir o objetivo de alguém. 

     

    Livro Introdução à TGA - Idalberto Chiavenato - 7ª Ed. - Editora Elsevier.  Pag. 145. PODER é o potencial de influência de uma pessoa sobre outras, é a capacidade de exercer influência, embora isso não signifique que a influência seja realmente exercida.

  • Não compreendo o fato de cair Teoria Estruturalista das Organizações. Qualquer material de Adm Publica, fala-se essencialmente do Patrominalismo, Modelo Burocrático e Modelo Gerencial de gestão. Isso me assusta ! Mas Ok...

    No Livro Administração Publica  de Augustinho Paludo, pagina 69, temos:

    "O Poder conceituado de Weber é do tipo absoluto, que deve ser obedecido mesmo contra vontade. Significa a possibilidade de uma pessoa ou um número de pessoas realizem a sua propria vontade numa ação comum, mesmo contra a resistência de outros que participam na ação."

    O conceito de Norberto Bobbio, "por poder se deve entender uma relação entre dois sujeitos, na qual o primeiro obtém do segundo um comportamento que, em caso contrario, nao ocorreria"