SóProvas


ID
1868311
Banca
ESAF
Órgão
ANAC
Ano
2016
Provas
Disciplina
Administração Pública
Assuntos

Indique, entre as tecnologias de gestão disponibilizadas pelo GESPÚBLICA, na busca da excelência em serviços públicos, qual delas é o instrumento que orienta a modelagem e a gestão de ações voltadas ao alcance de resultados.

Alternativas
Comentários
  • Letra (a)


    A tecnologia de gestão que é preconizada pelo Gespública e orienta a modelagem e a gestão de ações de melhoria contínua é a gestão de processos. O programa tem como um dos seus fundamentos a orientação por processos.


    Prof. Rodrigo Rennó

  • Complementando...

     

    " Um processo compreende uma série de atividades, racionalmente sequenciais e inter-relacionadas, que devem ser executadas para se obter determinado resultado pretendido."  Fonte: Augustinho Paludo. 

  • Guia d simplificação= busca simplificar normas e processos. Carta de serviços ao cidadão= informa serviços prestados. Indicador de gestão= mede Auto avaliação da gestão=instrumento de avaliação o SAGP 250 pontos.
  • A gestão de processos e serviços possibilita melhorar o desempenho de uma organização prestadora de serviços com base na definição, análise e gerenciamento dos processos envolvidos na produção do serviço.

     A melhoria dos processos se preocupa com a elaboração de planos de ação contendo as atividades necessárias para aperfeiçoar o desempenho dos processos com base na elimininação ou pelo menos com a redução do impacto dos gargalos no sistema de produção de serviços.

     

    UFSC

  • Segue uma dica minha aos amigos estudantes: muita atenção em relação ao Programa Nacional de Gestão Pública e Desburocratização!! A mesma foi revogada pelo Decreto nº 9.094/17, a qual dispõe sobre a simplificação do atendimento prestado aos usuários dos serviços públicos, ratifica a dispensa do reconhecimento de firma e autentificação em documentos produzidos no país e institui a carta de serviços ao usuário. Além disso, acredito que a ESAF dedicará questões sobre a PLATAFORMA DE CIDADANIA DIGITAL (Decreto nº 8.936/16) nos próximos concursos a qual estarão sob sua tutela.

     

     

    Guia de Gestão de Processos: é o instrumento que orienta a modelagem e a gestão de processos voltados ao alcance de resultados. A descrição envolve a reflexão acerca de características de validade dos produtos e serviços prestados, de referências (normas e conhecimentos) observadas, de recursos consumidos e dos insumos necessários à tomada de decisão com qualidade pelas pessoas e pelas instituições públicas.

     

    Guia "d" Simplificação: serve para auxiliar qualquer organização pública interessada em simplificar seus processos e normas, eliminando exigências de rotinas que geram fluxos desconexos na tramitação de documentos que não agregam valor ao serviço prestado pela organização e, por consequência, pelo Estado. O documento está organizado em uma sequência lógica de 10 passos,  subdivididos em 4 grandes etapas: planejamento da simplificação; mapeamento do processo; análise e melhoria dos processos; e implementação das melhorias.

     

    Carta de Serviços ao Cidadão: é um documento elaborado por uma organização pública que visa informar aos cidadãos quais os serviços prestados por ela, como acessar e obter esses serviços e quais são os compromissos com o atendimento e os padrões de atendimento estabelecidos. A sua prática implica para a organização um processo de transformação sustentada em princípios fundamentais – participação e comprometimento, informação e transparência, aprendizagem e participação do cidadão. Esses princípios têm como premissas o foco no cidadão e a indução do controle social.

     

    Indicadores de Gestão: Trata-se de um referencial metodológico que permitirá a governos (federal, estaduais e municipais), áreas ou domínios de políticas públicas, conjuntos de organizações, organizações públicas e suas unidades definirem e mensurarem seu desempenho – assumindo‐se que este é um primeiro e decisivo passo para a gestão do desempenho, possibilitando sua pactuação, avaliação e divulgação em momentos posteriores.

     

    Autoavaliação da Gestão Pública: visando a disseminação do Instrumento de Avaliação da Gestão Pública – IAGP, desenvolveu o Sistema de Autoavaliação da Gestão Pública – SAGP 250 Pontos, com o propósito de estimular a adesão das organizações públicas brasileiras à sistemática de avaliação e melhoria continuada da gestão proposta pelo GESPÚBLICA.