SóProvas


ID
1868563
Banca
ESAF
Órgão
ANAC
Ano
2016
Provas
Disciplina
Administração Financeira e Orçamentária
Assuntos

A Lei de Responsabilidade Fiscal (LRF) é o principal instrumento regulador das contas públicas do país. Por esta razão, as organizações públicas apresentam limitações que não são encontradas nas organizações privadas comerciais e industriais. Nesse sentido, é correto afirmar que: 

I. Não prevê gastos com pessoal, pois são ilimitados.

II. Permite que, no último ano de mandato, sejam realizados aumentos das despesas estabelecidas nos planejamentos orçamentários com contratação de pessoal.

III. É um instrumento importante para o planejamento governamental, mas não trouxe nenhuma inovação, mudança institucional ou cultural no trato do gasto público.

IV. Estabelece normas de finanças públicas voltadas para a responsabilidade na gestão fiscal.

Assinale a opção correta.

Alternativas
Comentários
  • I. Errado. LRF, art. 19, "caput".

    II. Errado. LRF, art. 21, § único.

    III. Errado. Segundo Agostinho Paludo, "essa lei complementar foi um divisor na história das finanças públicas no Brasil e em termos de responsabilidade na gestão dos recursos públicos, tornando-se uma espécie de código a orientar a conduta dos administradores públicos, impondo-lhes, de um lado, regras e limites e exigindo prestação de contas da utilização dos recursos públicos, e de outro, abrindo espaço para responsabilização e aplicação de sanções pessoais".

    IV. Correto. LRF, art. 1º, "caput".


    Gabarito: letra e).

  • I – Eita!! Já imaginou se os gastos com pessoal fosse ilimitados. A situação já não é muito boa hoje, já possuindo limite!!!

    Os limites com gasto de pessoal estão previstos nos art. 19 e 20 da LRF.


    II – Pegadinha na área. A LRF, no parágrafo único do artigo 21, diz que é nulo de pleno direito o ato de que resulte aumento da despesa com pessoal expedido nos cento e oitenta dias anteriores ao final do mandato do titular do respectivo Poder ou órgão. Portanto é possível que haja aumento de despesa com pessoal no último ano de mandato, desde que não seja nos últimos 180 dias. Correto!!


    III – Errado de novo. Pelo contrário, a LRF buscou mudar a cultura do planejamento de gasto público, inovando quanto aos aspectos de planejamento, transparência, controla e responsabilização.


    IV – Aqui está certo. A responsabilidade na gestão fiscal é uma das premissas básicas da LRF. Ela buscou implantar na Administração Pública a gestão transparente de recursos, sendo orientada pelo planejamento, visando à devida prestação de contas e responsabilização.


    Resposta da banca: Letra D

    Resposta proposta: Anulada (Os itens II e IV estão corretos).

    Fonte: http://www.estrategiaconcursos.com.br/blog/especialista-da-anac-areas-1-e-3-questoes-de-afo-comentadas/
  • O que está havendo com o gabarito dessa prova  da ESAF?  :O

  • Que doidice é essa ?

     

     

  • Gente, a ESAF pirou de vez............Gabarito letra E.

    Meu Deus, estou chocada com tamanha negligencia...

  • Vamos lá minha gente, se não tem limite de gasto, vamos pedir concurso com vagas ilimitadas rs
  • :O  pasma com a ESAF

  • Gabarito oficialmente alterado para letra E.

  • I. Errado, pois há limite de despesas com pessoal.

    II. Errado.

    III. Errado, trouxe inovações para um melhor controle de gastos públicos, mesmo sendo pouquíssimas.

    IV - Certo, essa é a finalidade da LRF.

    E

  • Alterantiva "E"

  • Questão sem gabarito

    Conforme disse o Concursando Sena abaixo, o art. 21 da LRF contempla que é proibido contratar nos últimos 180 dias, do último ano de mandato, e até existem outras vedações que poderiam dar base para falsificar a questão, porém como o próprio enunciado diz, a contratação está contemplada nas leis orçamentárias o que implicitamente nos leva a crer que esse aumento está em linha com o art. 21 da LRF

  • O examinador escorregou na própria casca de banana que jogou na alternativa b.