SóProvas


ID
1869124
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
FUNPRESP-EXE
Ano
2016
Provas
Disciplina
Comunicação Social
Assuntos

Acerca dos instrumentos de comunicação interna e de comunicação digital, julgue o item seguinte.

Conversas informais e reuniões grupais são os instrumentos de comunicação interna mais adequados para que a alta gestão transmita mensagens corporativas a seus colaboradores.

Alternativas
Comentários
  • Conversa informal não é o mais adequado para transmitir mensagens corporativas aos colaboradores.

  • errada

    As mensagens corporativas da alta gestão a seus colaboradores, na maioria das vezes, precisam transmitir a autoridade para o cumprimento de regras, por exemplo. Sendo assim, precisam ocorrer por meio de canais mais formasis.

    fonte: estratégia concursos

  • A questão institucionalizou o "rádio-corredor", rs

  • Rádio-corredor não é fonte formal.

  • Em uma organização podem ser praticados vários tipos de comunicação: institucional, administrativa, interna, mercadológica e pública. Cada um tem particularidades, objetivos e públicos específicos.

    A comunicação interna tem como alvo garantir a coesão de interesses e de valores entre a organização e os colaboradores. Na busca por diálogo, esse departamento pode realizar a gestão e planejamento de veículos de comunicação interna, gestão e planejamento de eventos, desenvolvimento de pesquisas e gerenciamento de crises entre a empresa, o público interno e a ouvidoria. Jornalistas e relações públicas costumam trabalhar em parceria com profissionais dos Recursos Humanos para desenvolver essas atividades.

    A organização pode usar inúmeros instrumentos para transmitir mensagens e trocar informações com os colaboradores: intranet, jornal mural, ouvidoria, eventos, móbile marketing, boletins, painel eletrônico, minidoor, rádio e tv internos, revista da empresa, newsletter, redes sociais internas, manual de integração do colaborador, folders, cartazes, reuniões em grupo e conversas formais.

    Não há um veículo ou instrumento mais adequado para transmissão de mensagens corporativas a seus colaboradores; tudo depende do tipo de mensagem, da frequência, do tamanho e localização da audiência, do objetivo, entre outros fatores.

    Com base nessa explicação, podemos concluir que a afirmação da questão está errada.

    Gabarito do Professor: ERRADO.

    Bibliografia:

    - Kunsch, Margarida. Planejamento de relações públicas na comunicação integrada. Summus Editorial. 5ª. edição. 2003.