-
O Buzz Marketing ou também conhecido com marketing boca a boca, procura estimular indivíduos e a sociedade a repassar uma mensagem para outros, aumentando sua abrangência e servindo como influenciador. Com a rápida multiplicação, principalmente através da internet, uma mensagem pode atingir milhares ou até milhões de pessoas. O buzz pode acontecer espontaneamente ou pode ter influência de um agente externo.
Fonte: http://www.omelhordomarketing.com.br/buzz-marketing-a-comunicacao-boca-a-boca/
-
Qual é a principal diferença entre buzz marketing e marketing viral?
Apesar de parecerem a mesma coisa, buzz marketing e marketing viral são duas coisas diferentes e que possuem dois objetivos distintos.
O buzz marketing serve para criar um diálogo, um debate sobre uma marca ou algo relacionado a ela. Já o marketing viral serve para repassar uma mensagem, imagem ou marca de maneira espontânea.
Os resultados das duas estratégias também são diferentes. No caso do buzz marketing, por exemplo, o pretendido é criar um valor social para a marca através de uma discussão feita por pessoas e imprensa estimuladas pela campanha.
Já no marketing viral, o resultado esperado é gerar um alto grau de compartilhamento e alcançar muitas pessoas em pouco tempo.
Outra diferença primordial entre os dois tipos de marketing é o nível de controle que pode ser obtido pela marca. No buzz marketing, a discussão e a divulgação são controladas num planejamento estratégico, enquanto no marketing viral, apesar de haver também um planejamento, as coisas ocorrem de maneira mais natural.
Fonte: http://www.ideiademarketing.com.br/2016/05/11/buzz-marketing-x-marketing-viral-entenda-diferenca/
-
O buzz marketing é uma forma de viralizar mensagens já prontas no ambiente virtual. Algumas revistas ou jornais podem utilizar essas mensagens em suas pautas, no entanto, não podemos dizer que o buzz marketing é uma sugestão de pauta encaminhada ao veículo (definição de press release).
fonte: estratégia concursos
-
O press release é uma das principais ferramentas de uma assessoria de imprensa quando o assunto é comunicação externa. Ele consiste basicamente em um texto, de cunho jornalístico, sobre um cliente específico ou sobre o tema do cliente. O press release não é enviado ao público em geral, mas, sim, diretamente ao jornalista, via e-mail. Justamente por isso, o material deve ser pensado para chamar a atenção logo no título, .
Pontos positivos
Muitas vezes o release é publicado integralmente pelos veículos de comunicação, isso geralmente acontece com mídias de pequena e média relevância. Nos veículos de grande relevância, o principal objetivo é chamar a atenção dos jornalistas ao tema em questão e despertar o interesse deles em falar sobre o assunto. Nestes casos, o redator entra em contato com a buscando um ou mais informações.
Pontos negativos
O press release é uma ferramenta utilizada por praticamente todas as assessorias de imprensa, o que torna a concorrência grande. Vale lembrar que todos os dias, as caixas de e-mail dos jornalistas são bombardeadas por textos neste formato. Por isso, é fundamental enviar releases apenas quando os temas forem realmente relevantes, pois desta forma as chances de eles serem enviados para as caixas de spam dos jornalistas é reduzida.
Disparo de release
Ao invés de disparar o release para um , com vários jornalistas, uma boa alternativa é oferecer o material com exclusividade para veículos estratégicos. Enviar um release para um mailing gigantesco é considerado não efetivo e a chance dos veículos mais importantes perderem o interesse, depois de saberem que ele foi enviado para outros jornalistas, é grande.
*André Ranieri é Assessor de Imprensa na Race Comunicação.
Fonte : Race Comunicação