-
Que partícula atrativa do se .
Dispusessem : VTI preposição a + mais palavras feminina .
Obedecer: VTI preposição a + mais palavra feminina
-
dispor = Verbo transitivo direto
Dispor-se = Verbo transitivo indireto. Dispor-se a que ?
-
GABARITO C
DISPOR-SE ==> VERBO TRANSITIVO INDIRETO
OBEDECER==> VERBO TRANSITIVO INDIRETO
-
a) ERRADA ... que se dispusesse à mutilação, cortando a própria orelha, mexeria com os algoritmos e deixaria-os tontos, perdidos e incapazes de obedecer a ordem suicida. (Transitividade do verbo OBEDECER é Indireta, precisa de preposição "a", nesse caso seria obedecer à ordem suicida)
b) ERRADA... que dispusesse-se a mutilação, cortando a própria orelha, mexeria com os algoritmos e deixaria-os tontos, perdidos e incapazes de obedecer à ordem suicida. (Regra da Próclise: Pronome relativo puxa pronome oblíquo)
c) CORRETA ... que se dispusesse à mutilação, cortando a própria orelha, mexeria com os algoritmos e os deixaria tontos, perdidos e incapazes de obedecer à ordem suicida.
d) ERRADA.. que dispusesse-se a mutilação, cortando a própria orelha, mexeria com os algoritmos e deixá-los-ia tontos, perdidos e incapazes de obedecer a ordem suicida. (Regra da Próclise: Pronome relativo puxa pronome oblíquo)
e) ERRADA... que se dispusesse a mutilação, cortando a própria orelha, mexeria com os algoritmos e deixaria eles tontos, perdidos e incapazes de obedecer à ordem suicida. (Não se coloca pronome pessoal reto para substituir Objeto Direto. Quem deixa, deixa alguém tonto.)
-
Gabarito C
DÚVIDA:
Pessoal, a frase " .. que se dispusesse à mutilação, cortando a própria orelha, mexeria com os algoritmos e os deixaria tontos, perdidos e incapazes de obedecer à ordem suicida." .... na parte "e os deixaria tontos" não pode haver a próclise, pois o verbo deixar está no futuro do pretérito, que eu saiba teria que ter a mesóclise aí. ( Emprega-se a mesóclise quando o verbo estiver no futuro do presente ou no futuro do pretérito do indicativo, desde que não se justifique a próclise.)
Editado: Pessoal, é isso mesmo o que a Melissa e o Gabriel disseram, se tiverem a mesma duvida que eu tive é só ir ao comentário deles.
Tudo posso naquele que me fortalece!
-
alguem pode me explicar por que tem crase antes do verbo mutilação?
-
Vendo o comentário da "Concurseira" fiquei com a mesma dúvida.
Não seria "deixa-los-ia"?
-
Cara Rachel, também fiquei com a mesma dúvida que você sobre a próclise em verbo futuro, porém, desconfio, que seja por causa do conjunção "e" que atrai o pronome. " .. que se dispusesse à mutilação, cortando a própria orelha, mexeria com os algoritmos e os deixaria tontos, perdidos e incapazes de obedecer à ordem suicida."
Há uma regra que determina a próclise obrigatória com conjunção subordinativa clara ou subentendida. Apesar da conjunção "e" ser oficialmente coordenada, nessa questão, o "e" apresenta valor consecutivo, portando equivalente a conjunção coordenada consecutiva. Bom, é uma hipótese.
-
Para quem está com duvidas sobre a colocação proclitica do pronome "os" em " ...e os deixaria tonto.." segue o mantra da professora Adriana Figueiredo : " o que não é probido, está correto".
Não há palavra atrativa que obrigue a proclise. Há uma conjunção coordenada antes, que aceita tanto proclise quanto enclise. É mito essa idéia de que verbos no futuro sem palavra atrativa só cabe mesóclise.
-
Eu resolvi essa questão somente olhando as duas possibilidades de crase que aparecem e deu certo. Somente na letra C a crase está corretamente colocada.
-
Primeiramente tem crase na primeira opção porque se eu trocar mutilação por corte, eu vou conseguir colocar o AO. Vejamos:
... que se dispusesse à mutilação, cortando a própria orelha,
que se dispusesse ao corte, cortando a própria orelha.
Então você ficaria na dúvida entra A e C. Ocorre que o verbo obedecer pede a crase em seguida...que eu uso como decoreba mesmo..kkkk
-
Consolidando a explicação e expandindo o comentário do Gabriel, a mesóclise, com verbos no futuro, só é obrigatória em início de frase.
-
Alternativa C
Somos uma equipe de servidores públicos e ajudamos “concurseiros” que queiram pensar um pouco fora da caixa e conhecer novas ferramentas para potencializar as chances de aprovação. Utilizamos uma metodologia via áudio que otimiza as estratégias de estudos, buscando também a melhoria constante do autoconhecimento, ferramenta indispensável para uma tomada de decisões clara, certa e eficaz. Já ajudamos inúmeros amigos aqui do QC. Venha conferir, peça um áudio de apresentação por meio do whats (62 9 98014785). Desde já agrademos a oportunidade!
#equipe @diegommmonteiro
“ Sucesso é algo que você atrai pela pessoa que você se transforma” – JIM ROHN
-
Primeiramente tem crase na primeira opção porque se eu trocar mutilação por corte, eu vou conseguir colocar o AO. Vejamos:
... que se dispusesse à mutilação, cortando a própria orelha,
que se dispusesse ao corte, cortando a própria orelha.
Então você ficaria na dúvida entra A e C. Ocorre que o verbo obedecer pede a crase em seguida.