SóProvas


ID
1870057
Banca
IDECAN
Órgão
UFPB
Ano
2016
Provas
Disciplina
Português
Assuntos

                         “Quem não se comunica se trumbica"

      Esta frase é do Chacrinha, um dos mais famosos apresentadores da televisão brasileira, falecido em 1988. Só que não! A frase, na verdade, é de Péricles do Amaral, que a “deu" para que Chacrinha a usasse em seus programas na TV. Mas hoje, enquanto Chacrinha se eternizou como personagem integrante da história da TV brasileira, Péricles – uma das maiores referências do rádio carioca e autor de novelas radiofônicas, além de forte atuação como redator de TV em diversos canais – que faleceu em 1975, é pouco conhecido do grande público.

      Essa confusão exemplifica a relação que temos hoje com a informação e a comunicação. Vivemos uma era de alta tecnologia da informação. Mas informação e comunicação não significam necessariamente a mesma coisa. Vivemos num mundo com acesso a todo tipo de informação de diversas maneiras. Só que excesso de informação também pode gerar ruído – em comunicação, “ruído" é qualquer elemento que interfere no processo de transmissão de uma mensagem de um emissor para um receptor.

      Não basta haver a capacidade de informar se não houver o desejo de se comunicar. Ou o desejo de compreender e ser compreendido pelo interlocutor. Para esse processo de troca de ideias funcionar, saber escrever corretamente é condição necessária, mas não suficiente. O que vemos hoje com alguma frequência (especialmente em redes sociais) são pessoas querendo impor suas ideias, mas sem querer compreender ideias diferentes. Ou mesmo modos diferentes de se expressar. [...]

    (Dario Chaves. Língua Portuguesa, nº 57, ed. Escala. Fragmento.)

Vivemos num mundo com acesso a todo tipo de informação de diversas maneiras." (2º§) Acerca das estruturas linguísticas do trecho destacado, analise e assinale a afirmativa correta. 

Alternativas
Comentários
  • Alguém poderia explicar essa questão?! 

    Pensei que o gabarito fosse letra B e o gabarito foi dado como letra A.

  • letra A é a menos errada. A banca considerou que é obrigatório especificar o tipo de informação veja: vivemos num mundo com acesso a(preposição) + a (artigo) informação de diversas maneiras. 

    ...acesso a algo/ a informação de diversas maneiras.

    ...acesso à informação...

    B "em" é exigida pelo termo regente VIVEMOS

    C trocando "acesso a todo topo" por " acesso de todo tipo" muda o sentido ficaria especificado o tipo de acesso,

    D Vivemos a um mundo...  fica errado dizer assim.

    .

    Espero ter ajudado.

  • geová, a frase original é "Vivemos num mundo com acesso a todo tipo de informação de diversas maneiras." a parte destacada é pa ser retirada ficando assim : "Vivemos num mundo com acesso à informação de diversas maneiras."

    quem tem acesso, te acesso A.

    informação é importante. ou A informação é importante.  ficariamos coma segunda frase não é ? então esse substantivo pede artigo.

    soma de preposição a + artigo a = crase

  • O comentário do nosso colega de batalha Camilo Viana está corretíssimo

  • Ah , obrigado Camilo Viana , abraços .

     

  • "Vivemos num mundo com acesso à informação de diversas maneiras" Observe: se substituirmos a palavra "Informação" por : Conteúdo( Masculina) Teríamos a frase: "Vivemos num mundo com acesso ao conteúdo de diversas maneiras" Observem que neste segundo caso temos, (a)preposição + (o) artigo logo na frase "Acesso à informação pede crase.
  • mariana, nao é o  "mundo" que pede o "em" é o verbo "vivem". acredito que é por isso que esteja errado. se eu estiver errada alguem corrija ai por favor.

     Vivem é regente 

    mundo  é o termo  regido.

  • Letra A de primeira

    está correta pois.. o Verbo acesso e VTI pede preposição.  E na questão após acesso veio um artigo Indefinido, sendo que é proibido crase antes de indefinido

  • A) acesso é VTI (quem tem acesso, tem acesso a alguma coisa), ou seja, necessita de preposição a + a informação = à (CORRETA)

    B) Vivemos que exige preposição em (Vivemos em minas gerais.)

    C) idem a

    D) "num" = em + um

     

    FOCO, FORÇA E FÉ!

  • LETRA  A ,  o verbo acesso é  VTI.

  • Os dicionários me dizem que "acessar" é verbo transitivo direto e, de fato, eu não usaria preposição em "acessei o dicionário para conferir a regência verbal". Mas sei que "acesso à informação" é craseado e gostaria de saber o porquê.

  • Cintia Sá, não tenho certeza, mas acredito que nesse caso se trata de um substantivo que exige a preposição, o acesso a alguma coisa. O substantivo acesso exige a preposição veja:

    O acesso ao computador é mais fácil. >> substantivo

    Acessei o computador >> verbo 

    Pode ser esse o motivo, se eu estiver errada, por favor, me corrijam. 

     

  • Amigo Camilo deve ter escrito de um celular, mas sua explicação está corretíssima.

  • A explicação mais completa foi dada por Tayrone Medeiros:

    Vivemos num mundo com acesso à informação de diversas maneiras" Observe: se substituirmos a palavra "Informação" por : Conteúdo( Masculina) Teríamos a frase: "Vivemos num mundo com acesso ao conteúdo de diversas maneiras" Observem que neste segundo caso temos, (a)preposição + (o) artigo logo na frase "Acesso à informação pede crase.

  • Excelente comentário do Camilo Viana!

  • Leonardo Honda,

    não vejo erro na oração escrita com a palavra conteúdo somente com a preposição:

    "Vivemos num mundo com acesso ao conteúdo de diversas maneiras"

    "Vivemos num mundo com acesso a conteúdo de diversas maneiras"

    Acredito que as 2 formas estão corretas

  • Pessoal, fiz da seguinte maneira:

    Assim que li a alternativa A eu já marquei.

    Marquei pelo seguinte motivo: a alternativa diz que se tirarmos TODO TIPO DE, ocorreria obrigatoriamente o acento.

    Vejam que retirando TODO TIPO DE ficamos com uma frase iniciada com preposição e terminada com preposição, "com acesso a", logo teríamos uma locução prepositiva, e diante de locuções obrigatoriamente usamos o acento.

     

  • alternativa c, ainda não entendi... por que não posso trocar o "a" pelo "de", sem que esse "a" é preposição e o "de" também?

  • Alternativa certa: LETRA "A"

    Questão relativamente fácil sobre "Regência".

    a) Excluindo-se o trecho “todo tipo de" , há obrigatoriamente crase, pois ocorre um salto da regência de "acesso" ao termo regido "informação". Acesso A + A informação. = Acesso à informação.

    b) A contração "num" é formada pela preposição "em" + o artigo indefinido "um". No entanto, quem rege essa preposição é o vervo "viver" e não a apalvra "mundo" (termo regente).

    c) Brenda Andrade, essa alternativa está errada, porque ao substituirmos a preposição "A" pela preposição "DE", alteraríamos a semântica da sentença: a grosso modo, a preposição "A" tem papel temático de "meta" ou "recipiente". Já a preposição "DE"tem papel temático de "origem". Se substituí-las, a informação deixa de ser acessada e passa a acessar.

     d) A preposição "Em", que encabeça a contração, não pode ser substituída pela preposição "A", haja vista a regência do verbo "viver" + locativos não a admite. 

     

  • Vivemos num mundo com acesso a todo tipo de informação de diversas maneiras.

    Acesso "A" que

     

    Vivemos num mundo com acesso A + A Informação   OBS. Preposição de acesso e Artigo definido feminino de informação.

     

    Vivemos num mundo com acesso À Informação.....

     

    Gabarito: A

  • Quem acessa, acessa A algo - VI Informação é palavra femina, logo terá crase.
  • Cheio de pegadinha essa questão! 
    b) ERRADA- termo regente "vivemos" e não "mundo"

     

  • Quem tem acesso,tem acesso A alguma coisa

    ACESSO À INFORMAÇÃO

    GABA A

  • A letra "a" também está errada. Não seria obrigatório pois informação não necessariamente tem que vir acompanhada do artigo "a". No sentido de generalidade, que é o do texto, não haveria por que utilizar artigo definido.
  • Nao vejo "obrigatoriedade" em usar a crase antes de informação.

    O substantivo INFORMAÇÃO também poderia aparecer não precedido de artigo, mesmo assim estaria correta a oração.Todas as alternativas estão erradas.

    A gente estuda tanto p encontrar uma banca dessas!

  • Só gostaria de saber qual o erro da alternativa B

  •  Vivemos num mundo com acesso a todo tipo de informação de diversas maneiras." 

     

    a) Excluindo-se o trecho “todo tipo de" haveria, obrigatoriamente, o acento grave indicador de crase em “a". CORRETA!

     Vivemos num mundo com acesso à informação de diversas maneiras." Quem tem acesso, tem acesso a algo ou a alguma coisa. O verbo acessar pede a preposição a + a, artigo definido do substantivo feminino "informação", ( "a informação" e não "o informação") dá-se a crase. Se trocarmos "informação" por "diálogo", substantivo masculino, nota-se que é necessário usarmos a preposição "ao":  Vivemos num mundo com acesso ao diálogo de diversas maneiras."

     

     b) Dentre os elementos que forma a contração “num" está a preposição “em" exigida pelo termo regente “mundo". INCORRETA!

    NUM = em + um. O 'em' é preposição e o 'um', artigo indefinido; exigido pelo verbo "viver", pois quem vive, vive em algum lugar. Assim: “Vivemos em um mundo com acesso a todo tipo de informação de diversas maneiras." 

     

     c) O segmento “acesso a todo tipo" poderia ser substituído por “acesso de todo tipo" mantendo-se a adequação linguística. INCORRETA!

    Aqui o verbo acessar tem sentido de "possibilidade de alcançar", então o verbo rege a preposição "a" e não "de". Quem tem acesso, tem acesso a algo, e não acesso de algo. A preposição "de" é regida pelo substantivo masculino "tipo" que dá ideia de variedade: vários tipos de informação.

      “Vivemos num mundo com acesso a todo tipo de informação de diversas maneiras." (correta)

     Vivemos num mundo com acesso de todo tipo de informação de diversas maneiras." (errada)

     

     d) Sabendo-se que o termo “num" se trata de uma contração, sua substituição por “a um" estaria correta e adequada de acordo com a norma padrão da língua, possuindo um aspecto erudito da linguagem.INCORRETA!

    NUM = em + um.   Vivemos a um mundo com acesso a todo tipo de informação de diversas maneiras." (errado)

    Ao trocar "num" pelo "a um", a oração fica até sem sentido! O verbo 'viver' rege a preposição "em", e não "a", pois quem vive, vive em algum lugar. Vivemos onde? = Em um mundo = Num mundo...

  • Essa banca e terrivel. Prefiro Cesp.

     

  • A letra "A" está absurdamente errada, pois o termo posterior "diversas maneiras" se encontra no plural, fazendo com que a crase somente fosse admitida se houvesse obrigatoriamente o artigo "as" neste contexto. "acesso às diversas maneiras" estaria corretíssimo, entretanto "acesso à diversas maneiras" está totalmente errado, pois neste caso somente caberia a colocação da preposição "a".

  • Amiga, o erro da B está no argumento de que a preposição "em" estás de acordo com o termo "mundo". A flexão do verbo "viver", neste contexto, não tem o valor de verbo intransitivo, está tendo um valor simular ao verbo "residir", residir em algum lugar, OU seja, " Viver em algum lugar", a preposição "em" está indo ao encontro de uma concordância verbal.

  • LETRA ´´A´´.

  • Acesso as lojas, sem acento grave indicativo da crase? Not! Essa placa estava no Market Place, conhecido Shopping Center de São Paulo. O acesso leva a algum lugar, e não algum lugar. A que lugar? A lojas. Ou às lojas, já que a crase é a junção da preposição a com o artigo feminino a/as (a+as). 

    Troque a palavra lojas por um substantivo masculino, como restaurantes. Você escreveria "acesso aos restaurantes" ou "acesso os restaurantes"? Acesso aos restaurantes, correto? Dessa forma, também deve-se escrever "acesso às lojas".

    Correto: 

    acesso a lojas (a qualquer loja)

    acesso às lojas (às lojas do Shopping)

    acesso a campos de futebol (qualquer campo de futebol)

    acesso aos campos de futebol (os campos do nosso clube)

    acesso a informações (qualquer informação)

    acesso às informações (do imposto de renda, por exemplo)

    Fonte: https://www.naotemcrase.com/2017/04/aceso-as-lojas-sem-acento-grave.html

  • A letra B está errada porque a palavra "mundo" não é o termo regente, mas o regido.

  • PARA ENTENDER CRASE É OBRIGATÓRIO ENTENDER REGêNCIA !!!

  • ACRESCENTANDO:

    Tudo o que você precisa para acertar qualquer questão de CRASE:

    I - CASOS PROIBIDOS: (são 15)

    1→ Antes de palavra masculina

    2→ Antes artigo indefinido (Um(ns)/Uma(s))

    3→ Entre expressões c/ palavras repetidas

    4→ Antes de verbos

    5→ Prep. + Palavra plural

    6→ Antes de numeral cardinal (*horas)

    7→ Nome feminino completo

    8→ Antes de Prep. (*Até)

    9→ Em sujeito

    10→ Obj. Direito

    11→ Antes de Dona + Nome próprio (*posse/*figurado)

    12→ Antes pronome pessoalmente

    13→ Antes pronome de tratamento (*senhora/senhorita/própria/outra)

    14→ Antes pronome indefinido

    15→ Antes Pronome demonstrativo(*Aquele/aquela/aquilo)

    II - CASOS ESPECIAIS: (são7)

    1→ Casa/Terra/Distância – C/ especificador – Crase

    2→ Antes de QUE e DE → qnd “A” = Aquela ou Palavra Feminina

    3→ à qual/ às quais → Consequente → Prep. (a)

    4→ Topônimos (gosto de/da_____)

    a) Feminino – C/ crase

    b) Neutro – S/ Crase

    c) Neutro Especificado – C/ Crase

    5→ Paralelismo

    6→ Mudança de sentido (saiu a(`) francesa)

    7→ Loc. Adverbiais de Instrumento (em geral c/ crase)

    III – CASOS FACULTATIVOS (são 3):

    1→ Pron. Possessivo Feminino Sing. + Ñ subentender/substituir palavra feminina

    2→ Após Até

    3→ Antes de nome feminino s/ especificador

    IV – CASOS OBRIGATÓRIOS (são 5):

    1→ Prep. “A” + Artigo “a”

    2→ Prep. + Aquele/Aquela/Aquilo

    3→ Loc. Adverbiais Feminina

    4→ Antes de horas (pode está subentendida)

    5→ A moda de / A maneira de (pode está subentendida)

    FONTE: Português Descomplicado. Professora Flávia Rita

  • A)Excluindo-se o trecho “todo tipo de" haveria, obrigatoriamente, o acento grave indicador de crase em “a".

    Quem acessa, acessa a alguma coisa. Resposta correta.

    B) Dentre os elementos que forma a contração “num" está a preposição “em" exigida pelo termo regente “mundo".

    O regente é o verbo viver, viver em algum lugar, e "mundo" é o termo regido.

    C) O segmento “acesso a todo tipo" poderia ser substituído por “acesso de todo tipo" mantendo-se a adequação linguística.

    Quem acessa, acessa a alguma coisa ou algum lugar.

    D) Sabendo-se que o termo “num" se trata de uma contração, sua substituição por “a um" estaria correta e adequada de acordo com a norma padrão da língua, possuindo um aspecto erudito da linguagem.

    Quem vive, vive em algum lugar e não vive a algum lugar.