SóProvas


ID
1870060
Banca
IDECAN
Órgão
UFPB
Ano
2016
Provas
Disciplina
Português
Assuntos

                         “Quem não se comunica se trumbica"

      Esta frase é do Chacrinha, um dos mais famosos apresentadores da televisão brasileira, falecido em 1988. Só que não! A frase, na verdade, é de Péricles do Amaral, que a “deu" para que Chacrinha a usasse em seus programas na TV. Mas hoje, enquanto Chacrinha se eternizou como personagem integrante da história da TV brasileira, Péricles – uma das maiores referências do rádio carioca e autor de novelas radiofônicas, além de forte atuação como redator de TV em diversos canais – que faleceu em 1975, é pouco conhecido do grande público.

      Essa confusão exemplifica a relação que temos hoje com a informação e a comunicação. Vivemos uma era de alta tecnologia da informação. Mas informação e comunicação não significam necessariamente a mesma coisa. Vivemos num mundo com acesso a todo tipo de informação de diversas maneiras. Só que excesso de informação também pode gerar ruído – em comunicação, “ruído" é qualquer elemento que interfere no processo de transmissão de uma mensagem de um emissor para um receptor.

      Não basta haver a capacidade de informar se não houver o desejo de se comunicar. Ou o desejo de compreender e ser compreendido pelo interlocutor. Para esse processo de troca de ideias funcionar, saber escrever corretamente é condição necessária, mas não suficiente. O que vemos hoje com alguma frequência (especialmente em redes sociais) são pessoas querendo impor suas ideias, mas sem querer compreender ideias diferentes. Ou mesmo modos diferentes de se expressar. [...]

    (Dario Chaves. Língua Portuguesa, nº 57, ed. Escala. Fragmento.)

O emprego da expressão de caráter coloquial “Só que não!" representa 

Alternativas
Comentários
  • Gabarito letra c.

    Difícil concordar com o gabarito, uma vez que acho a letra d mais "completa"

    Alguém pode explicar? Obrigada

  • é como se diz bumbum de nenem e cabeça de juiz de banca de concurso a gente nunca sabe o que vai sair, principalmente em questões de interpretação, complicado, mas a gente tem é que pensar igual eles pra tentar acertar.

    :/ 

  • Acredito que a resposta foi a letra "c) uma exemplificação de parte da argumentação expressa no último parágrafo do texto transcrito." porque o último parágrafo do texto trata da necessidade de aceitação de diferentes formas de se expressar, sendo esta a intenção do autor ao usar a expressão "só que não", que foge ao padrão culto do restante da narrativa.

     

    Note-se parte do último parágrafo:

    "O que vemos hoje com alguma frequência (especialmente em redes sociais) são pessoas querendo impor suas ideias, mas sem querer compreender ideias diferentes. Ou mesmo modos diferentes de se expressar

     

    Já a letra D estaria incorreta pq o autor não entende a expressão "só que não" como uma inadequação linguística, mas como um modo diferente de se expressar que deve ser respeitado e entendido como forma legítima de comunicação. 

  • Gabarito C

    Bons estudos!!​

  • Atenção colegas!

    HOUVE ALTERAÇÃO DO GABARITO.

    RESPOSTA CERTA: LETRA D

  • Gabarito letra D questão alterada pela banca
    https://idecan.s3.amazonaws.com/concursos/221/77_22042016154843.pdf

  • UFA! Gabarito alterado... já estava arrancando cabelos tentando entender o porquê de a resposta ser a alternativa C.

  • Kkkkkkkkkkkk concordo Hudson Almeida... 

  • D. uma inadequação linguística proposital do autor do texto cujo objetivo é despertar o interesse do leitor pelo assunto discutido

  • Pensei primeiramente na A, porém, Essa informação interessa

    aos mais Velhos digamos assim, Chacrinha e figura antiga!

    a expressão pertence a um grupo mais moderno, porém, o 

    público alvo é mais antigo!

  • QC errar gabarito é o fim....só pra deixar a gente um pouco mais louco....rs