SóProvas


ID
1870063
Banca
IDECAN
Órgão
UFPB
Ano
2016
Provas
Disciplina
Português
Assuntos

                         “Quem não se comunica se trumbica"

      Esta frase é do Chacrinha, um dos mais famosos apresentadores da televisão brasileira, falecido em 1988. Só que não! A frase, na verdade, é de Péricles do Amaral, que a “deu" para que Chacrinha a usasse em seus programas na TV. Mas hoje, enquanto Chacrinha se eternizou como personagem integrante da história da TV brasileira, Péricles – uma das maiores referências do rádio carioca e autor de novelas radiofônicas, além de forte atuação como redator de TV em diversos canais – que faleceu em 1975, é pouco conhecido do grande público.

      Essa confusão exemplifica a relação que temos hoje com a informação e a comunicação. Vivemos uma era de alta tecnologia da informação. Mas informação e comunicação não significam necessariamente a mesma coisa. Vivemos num mundo com acesso a todo tipo de informação de diversas maneiras. Só que excesso de informação também pode gerar ruído – em comunicação, “ruído" é qualquer elemento que interfere no processo de transmissão de uma mensagem de um emissor para um receptor.

      Não basta haver a capacidade de informar se não houver o desejo de se comunicar. Ou o desejo de compreender e ser compreendido pelo interlocutor. Para esse processo de troca de ideias funcionar, saber escrever corretamente é condição necessária, mas não suficiente. O que vemos hoje com alguma frequência (especialmente em redes sociais) são pessoas querendo impor suas ideias, mas sem querer compreender ideias diferentes. Ou mesmo modos diferentes de se expressar. [...]

    (Dario Chaves. Língua Portuguesa, nº 57, ed. Escala. Fragmento.)

Quanto às características estruturais do tipo textual apresentado, pode-se afirmar que, no primeiro parágrafo, o autor utiliza 

Alternativas
Comentários
  • O primeiro parágrafo predomina tipo textual argumentativo expositivo, que relaciona as informações com o tema do texto.
    Letra D

  • errei, marquei C,mas percebendo o gabarito é pertinente, pois existe predominancia argumentativa, e nao apenas meras informações, como a letra C descreve.

  • A priori fiquei em dúvida entre a letra C e D, porém, ao analisar melhor, a literalidade da alternativa C torna-a mais clara, haja vista que o primeiro parágrafo na verdade não exemplifica o título do texto, como ocorre com o decorrer do texto.

    FALSA - "informações importantes que servirão de subsídios para a reflexão proposta pelo autor no título do texto."

  • Percebam que a letra C refere-se ao título do texto, e a letra D informa que contribuirá para a defesa de um ponto de vista.

    Gab. D

  • Alguem sabe explicar o erro da alt. A? pra mim também está correta, passível de anulação

  • Gab. D

     

    Entre as opções que deixaram mais dúvida:

     

     c) informações importantes que servirão de subsídios para a reflexão proposta pelo autor no título do texto.

    # entendi como errada, pois as informações importantes que, de fato, servirão para subsidiar a reflaxão sobre o título, seguem a partir do segundo parágrafo.

    A ideia do autor é dizer que, apesar da célebre frase, "quem não se comunica se trumbica", as pessoas estão fazendo isso sem nenhum critério.

     

    d) um recurso argumentativo, relacionado ao tema textual que irá contribuir na defesa de um ponto de vista. (gabarito)

    Na minha opnião, foi utilizado o recurso argumentativo de consenso.

     

     

    Principais Recursos Argumentativos:

     

    Argumento de Autoridade – É construído com base em uma afirmação de saber notório, de conhecimento público. É uma forma de garantir a credibilidade da autoridade citada no texto.

    Argumento de Consenso – Não precisa de provas, pois seu conteúdo é aceito como verdade dentro de um grupo ou espaço sociocultural.

    Argumento de Provas Concretas – É comprovado por meio da experiência e da observação de dados que confirmem a validade. É o argumento empregado nos textos jornalísticos.

    Argumentação Lógica – Construído com base no raciocínio lógico.

    Argumentação de Competência Linguística - Domínio da língua padrão.

     

    Fonte: http://www.grupoescolar.com/pesquisa/recursos-argumentativos.html

     

  • não entendi. pq é argumentativo? argumetnar não é defender uma ideia?  o que ele tá defendendo no primeiro parágrafo? para no máximo ele deu a opnião dele sobre o chacrinha ser reconhecido e o outro não.  mas não vi um argumento...

  • Ana, a alternativa 'd' fala sobre um recurso argumentativo que servirá para elucidar as ideias do autor, ou seja, é um meio para apresentar o argumento, que é exposto no restante do texto.

  • um dos recursos/estratégias argumentativas é a exemplificação, que ocorreu no primeiro parágrafo, e que ajuda a defender o posicionamento do autor sobre o assunto.



  • Na letra A eu fui pelo começo do segundo parágrafo "Essa confusão exemplifica a relação "

  • Não vislumbro a alternativa "A" de modo algum. De toda sorte, "interpretação" de texto já passou da ora de sair do conteúdo programático de muitos concursos. Assunto complexo que deveria se limitar a áreas da educação, se possível, para professores de português, para outras carreiras (administrativas; policiais e etc.), não possuem grande valia, nem pequena, aliás.