A prática baseada em evidências é uma abordagem que possibilita a melhoria da qualidade da assistência à saúde. Essa abordagem envolve a definição de um problema, a busca e avaliação crítica das evidências disponíveis (principalmente pesquisas), implementação das evidências na prática e avaliação dos resultados obtidos. Incorpora ainda, a competência clínica do profissional e as preferências do cliente para a tomada de decisão sobre a assistência à saúde.
Os elementos da Prática Baseada em Evidências são constituídos pelas técnicas de tomada de decisão clínica, pelo acesso às informações científicas e pela análise da validade dessas informações, principalmente averiguando os graus de eficiência e efetividade que possuem.
As ciências em enfermagem continuam a aumentar sua produção científica, embora as diferenças entre os enfermeiros permaneçam relacionadas a sua formação, capacidade em liderar pesquisas, e implementar a prática profissional baseada em evidências. Apesar deste aumento reconhecido na literatura da enfermagem, pouco foi realizado dentro do contexto dos sistemas e serviços de saúde, ou conduzido pela enfermagem que trabalha em ambientes de pesquisa. Logo, a alternativa A está errada, já que a dificuldade da decisão de enfermagem baseada em evidencia, não está relacionada a baixa produtividade científica, mas também, e principalmente, a outros fatores como formação profissional.
Para pensar criticamente é necessário estimular o ato reflexivo, o que significa desenvolver a capacidade de observação, análise, crítica, autonomia de pensar e de idéias, ampliar os horizontes, tornar-se agente ativo nas transformações da sociedade, buscar interagir com a realidade. Ou seja, pensar criticamente é um processo mais complexo do que apenas resolver problemas ou tomar decisões, pois envolve raciocínio e avaliação em nível superior e apresenta um componente cognitivo e afetivo. Assim como afirma corretamente a alternativa B.
Para realizar uma tomada de decisão é necessário se utilizar do pensamento crítico e, para isso, deve-se levar em consideração vários parâmetros como intuição, insight e empatia. Logo, a alternativa C está errada.
O pensamento crítico reflexivo é essencial e pode nos ajudar, por exemplo, na identificação de problemas reais e potenciais; a tomar decisões sobre um plano de ação; a reduzir riscos de obter resultados indesejáveis; a aumentar a probabilidade de alcançar resultados benéficos e a descobrir maneiras de nos melhorarmos, de contribuir para o aprimoramento de nossa equipe e de nossa prática. Logo, a alternativa D está errada, já que para uma liderança eficaz é necessário o raciocínio crítico, para uma tomada de decisão e consequentemente a resolução de problemas.
Não são habilidades natas a capacidade para tomar decisões prontamente e de forma adequada e a criatividade, elas podem e devem ser desenvolvidas, o que pode ser feito por meio de exercícios que estimulam a capacidade de tomar decisões e pensar criativamente. Logo, a alternativa E está errada.
Resposta B
Bibliografia
Cullum N, Ciliska D, Haynes RB, Marks S. Enfermagem baseada em evidências: uma introdução. Porto Alegre: Artmed, 2010.
Cassiani SHB, Garcia AB, Reveiz L. Acesso Universal à Saúde e Cobertura Universal de Saúde: identificação de prioridades de pesquisa em enfermagem na América Latina. Rev. Latino-Am. Enfermagem nov.-dez. 2015;23(6):1195-208.
Gabarito Banca : B.