Gabarito C
A) educação especializada em gestão da clínica. Errado - o administrador precisa gerir o hospital como um todo, não apenas a área clínica.
B) responsabilidade para assegurar processos de trabalho que não considerem o rendimento coletivo e produtivo. Errado - deve-se considerar o rendimento coletivo e produtivo.
C) consciência das funções básicas de planejamento, organização e liderança e dispor de grande capacidade de gestão administrativa. Certo - a alternativa descreveu funções necessárias para se administrar qualquer negócio.
D) visão dos procedimentos burocráticos e clínicos das diversas áreas. Errado - o administrador precisa de uma visão mais global e não tão detalhada.
E) conhecimento superficial e genérico das várias áreas que atua e estímulo para desenvolver programas de treinamentos especializados. Errado - é necessário conhecimento maior do que superficial e não é o administrador que deve desenvolver treinamentos especializados.
Vamos analisar a questão:
A gestão da clínica é um conjunto de tecnologias de microgestão da clínica, destinado a prover uma atenção à saúde de qualidade: centrada nas pessoas; efetiva, estruturada com base em evidências científicas; segura, que não cause danos às pessoas e aos profissionais de saúde; eficiente, provida com os custos ótimos; oportuna, prestada no tempo certo; equitativa, de forma a reduzir as desigualdades injustas; e ofertada de forma humanizada. Ou seja, não é uma função direta do administrador hospitalar, é um dos braços de todo o sistema hospitalar.
O administrador deve considerar o rendimento coletivo e produtivo no desempenho de suas atividades.
O trabalho do administrador deve compreender a análise dos ambientes interno e externo (como economia, política, cultural, natural etc.); pesquisas e sondagens de parceiros, fornecedores, cidadãos atendidos ou usuários; mensuração dos objetivos e ações; diagnóstico de problemas; busca constante de novas informações, conhecimentos e aprendizagens; e inovação. A importância do administrador hospitalar é fundamental para a gestão de pontos específicos e comuns a qualquer organização, tais como a gestão de pessoas, custos, processos, finanças, compras e tecnologias. Ou seja, o administrador deve ter consciência das funções básicas de planejamento, organização e liderança e dispor de grande capacidade de gestão administrativa.
O administrador não precisa, necessariamente, conhecer os procedimentos clínicos, isso é de responsabilidade das pessoas envolvidas no cuidado especializado.
O administrador deve ter uma visão geral do trabalho hospitalar, porém a especialização vem por conta dos profissionais dedicados a cada área.
Gabarito do professor: letra C.
Bibliografia
Trigueiro, Francisco Mirialdo Chaves Teorias da Administração I/ Francisco Mirialdo Chaves Trigueiro, Neiva de Araújo Marques. – 3. ed. rev. ampli. – Florianópolis : Departamento de Ciências da Administração / UFSC; [Brasília] : CAPES : UAB, 2014.