SóProvas



Questões de Liderança em Enfermagem


ID
355486
Banca
FADESP
Órgão
Prefeitura de Juruti - PA
Ano
2010
Provas
Disciplina
Enfermagem
Assuntos

No processo de trabalho de enfermagem, o enfermeiro, ao executar a supervisão, necessita, como requisito de competência profissional, de habilidade no relacionamento com pessoas, motivação, e crença no potencial humano e na importância do envolvimento de toda a equipe em decisões relativas às rotinas de trabalho. Considerando esse perfil, a alternativa correta quanto ao contexto da supervisão de enfermagem é

Alternativas
Comentários
  • Para quem não é assinante, gabarito letra:A


ID
537877
Banca
FUNIVERSA
Órgão
SES-DF
Ano
2011
Provas
Disciplina
Enfermagem
Assuntos

Assinale a alternativa correta acerca do processo de tomada de decisão na administração da assistência e do serviço de enfermagem.

Alternativas
Comentários
  • Não pode ser a B, porque na ordem do processo de enfermagem, a coleta dos dados vem antes da percepção do problema (diagnóstico de enfermagem).

  • A técnica heurística é considerada uma técnica moderna e não tradicional, ela é heurística usada para resolver problemas e chega a possíveis soluções através de tentativas e erros. É uma técnica de solução de problemas, na qual, deixa que as pessoas busquem a melhor solução. A heurística foi postulada como um método para simplificar a probabilidade de julgamentos complicados sobre diferentes resultados. Em vez de aprender as múltiplas probabilidades que ligam as pistas aos resultados, o raciocínio humano utiliza “regras" que as levam a estimativas de probabilidade razoavelmente apuradas. Logo, a afirmativa A é incorreta. As etapas do processo de decisão compreendem a cinco etapas do processo de enfermagem que consiste na coleta de dados, diagnóstico de enfermagem, planejamento de enfermagem, implementação e avaliação de enfermagem. A política da instituição, a subjetividade, a personalidade, ou os processos afetivos influenciam diretamente procura de soluções alternativas, só é possível realizar soluções eficazes levando em conta além das necessidades do paciente, formas de suprir essas necessidades e para isso é imprescindível lavar em consideração todos os parâmetros que podem interferir nos resultados esperados. A tomada de decisão, portanto, é um processo que envolve aspectos individuais e sociais, sendo necessário que se tenha uma meta, um objetivo ao qual se pretende chegar, para que então se escolha uma ou mais alternativas para o alcance da proposição e exige habilidades que podem ser aprendidas e praticadas e envolve um processo cognitivo complexo de análise dos assuntos e escolha entre diferentes linhas de ação. Assim como afirma corretamente a alternativa D Os Círculos de Controles de Qualidade tiveram origem no Japão, por volta de 1962, criada pelo Professor Kaoru Ishikawa, como resultado de um impulso dado a qualidade na indústria japonesa, e os consequentes contatos entre as universidades e os operadores de fábricas. No Brasil, o movimento foi iniciado em 1972, nos setores de qualidade e produção da Johnson & Johnson, como uma consequência da necessidade de um programa motivacional de apoio a qualidade, após o deslocamento da fábrica da cidade São Paulo para a cidade de São José dos Campos, passando por todos os tipos de dificuldades com os novos empregados. Logo a ideia se expandiu para várias empresas em todo estado.  Bibliografia www.ufjf.br Marques IR, et al. Guia de Apoio à Decisão em Enfermagem Obstétrica: aplicação da técnica da Lógica Fuzzy. Rev Bras Enferm 2005 maio-jun; 58(3):349-54.

    Resposta : D.


  • " fase de procura de soluções: Uma das etapas mais importantes e complexas, pois objetiva a solução para as causas e não os sintomas do problema."


ID
919405
Banca
COVEST-COPSET
Órgão
UFPE
Ano
2010
Provas
Disciplina
Enfermagem
Assuntos

As mudanças nos serviços de saúde impõem uma abordagem organizada da educação à saúde para atender as necessidades de atenção à saúde. Em referência aos fatores que o enfermeiro deve considerar ao planejar a ação de enfermagem, estão incluídos os elementos abaixo listados, EXCETO:

Alternativas
Comentários
  • A educação em saúde é um instrumento fundamental para uma assistência de boa qualidade, pois a equipe de enfermagem além de serem cuidadores são também educadores, tanto para o paciente quanto para a família, realizando orientações. A educação em saúde, para o paciente, é uma experiência de aprendizagem planejada, utilizando-se uma combinação de métodos como o ensino, o aconselhamento, a comunicação, que influenciam a modificação de comportamentos cognitivos, psicomotores e afetivos. Com o conhecimento desenvolvido, o paciente pode alterar o seu comportamento de saúde. Contudo a educação em saúde pode ocorrer em qualquer ambiente desde de a Unidade Básica de Saúde até os Hospitais, a educação deve ser realizado com base nas necessidades dos usuários do serviço em que estão sendo atendidos, o que inclui o curso da hospitalização. Com isso para se ter uma educação em saúde de qualidade deve-se utilizar os recursos existentes mesmo fora do ambiente hospitalar, com estratégias alternativas e que essa atenção a saúde não seja pontual, o enfermeiro deve fazer a educação em saúde em todos os encontros do com usuário, tentanto fugir da abordagem tradicional do cuidado. Bibliografia Pelicioni MCF, Mialhe FL. Educação e Promoção da Saúde - Teoria e Prática. Ed. Santos, 2012. Brasil. Conselho Nacional de Secretários de Saúde. A Gestão do Trabalho e da Educação na Saúde / Conselho Nacional de Secretários de Saúde. – Brasília : CONASS, 2011.

    Resposta :C. 


  • Para quem não é assinante, gabarito letra:C


ID
919471
Banca
COVEST-COPSET
Órgão
UFPE
Ano
2010
Provas
Disciplina
Enfermagem
Assuntos

São funções do gerente do serviço de enfermagem, EXCETO:

Alternativas
Comentários
  • O enfermeiro pode ter papel assistencial ou administrativa dentro de um ambiente de saúde, muitas vezes o enfermeiro desempenha os dois papéis, porém quando ele tem a função de gerente de enfermagem é direcionado apenas para a linha administrativa. O gerente de enfermagem tem a função de garantir bom funcionamento do serviço de enfermagem, tanto no que se refere ao funcionário quanto aos clientes. Tanto que muito se fala em motivação, apesar da motivação ser interna, o gerente de enfermagem deve agir de forma a propiciar um ambiente adequado para o motivação profissional, isso acarreta em uma maior qualidade do atendimento ao cliente em decorrência da satisfação do funcionário. Por outro lado, o gerente de enfermagem deve levantar dados para garantir que o cliente está recebendo o tratamento adequado, de qualidade, com eficiência e segurança. Pra isso deve manter entrosamento com os enfermeiros assistências, com reuniões periódicas, afim de solucionar problemas e melhorar a assistência. Também deve prover o bom relacionamento interpessoal e intersetorial para que reflita no atendimento de qualidade para o paciente.

    A alternativa C coloca como função do gerente de enfermagem a visita ao paciente, porém essa é uma característica do enfermeiro assistencial. Resposta C Bibliografia Kurcgant P, Tronchin MR. Gerenciamento em enfermagem. Rio de Janeiro: Guanabara Koogan, 2005
  • No diagnóstico, planejamento, execução e avaliação de assistência, passando pela delegação das atividades, supervisão e orientação da equipe


ID
936007
Banca
FCC
Órgão
ANS
Ano
2007
Provas
Disciplina
Enfermagem
Assuntos

Determinado serviço de enfermagem mantém uma estrutura administrativa de valorização de regras e normas, e a área de enfermagem caracteriza-se por ter técnicos especializados, com comportamentos e posições estrategicamente definidos pelos gestores. Este contexto administrativo é característico da teoria

Alternativas
Comentários
  • Para quem não é assinante, gabarito letra: B

  • GABARITO CERTO É A LETRA: B

  • Teoria burocrática de Weber: foco eram as regras, visando aumento na produtividade com uma estrutura hierárquica forte e criatividade fraca. Visa a eficiência na organizacional de carater racional, sistemático e divisão do trabalho. Impessoalidade nas relações humanas. Determina procedimentos e rotinas. Significa burocratizar para organizar.

  • LEMBROU DE BUROCRÁTICA, ASSOCIE A MAX WEBER, NORMAS/REGRAS/REGULAMENTOS.


ID
936013
Banca
FCC
Órgão
ANS
Ano
2007
Provas
Disciplina
Enfermagem
Assuntos

Uma instituição tem como característica a dupla ou múltipla subordinação, baixo nível de formalização, diversificação elevada e comunicação horizontal e vertical. Esta é a base da estrutura organizacional do tipo

Alternativas
Comentários
  • Para quem não é assinante, gabarito letra:E

  • LETRA E

     

    ESTRUTURA MATRICIAL


     

    Matricial

     

    - Hibridismo

    - Duas linhas de comando. - Funcional + (Projetos ou Processos ou Geográfica)

    - Moderna

    - Inter-relacionamento de especialidades.

     


ID
936025
Banca
FCC
Órgão
ANS
Ano
2007
Provas
Disciplina
Enfermagem
Assuntos

Ao estabelecer diferenças entre os estilos de liderança, os estudos de White e Lippitt destacam como característica do líder democrático:

Alternativas
Comentários
  • Para quem não é assinante, gabarito letra: D


ID
983227
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
DEPEN
Ano
2013
Provas
Disciplina
Enfermagem
Assuntos

Com relação ao gerenciamento em enfermagem, julgue o item subsequente.


É essencial que as empresas ajustem as expectativas empresariais aos objetivos do indivíduo, no âmbito da enfermagem.

Alternativas
Comentários
  • questão vaga. Não da pra saber quem são esses "individuos" se são pacientes ou funcionarios ( enfermeiros...). Se for de pacientes é claro que tem q se ajustar mas caso contrário não.

  • concordo com o Colega Fabricio  Correa 

  • As mudanças sociais, políticas e tecnológicas presentes na atualidade refletem no ambiente externo e interno das organizações e obrigam a busca constante de alternativas e novas oportunidades de negócios. Para isso, deve-se sempre levar em consideração o que o publico procura, o que o indivíduo quer, por isso é essencial que as empresas ajustem as expectativas empresariais aos objetivos do indivíduo, para que ambos saiam beneficiados. O bom gerenciamento visa o bem-estar da instituição, do trabalhador e da clientela.

    Resposta CERTO

    Bibliografia

    Knodel LJ. Administração em Enfermagem. Editora Artmed. 2011.



  • O hospital é isto como empresa e os pacientes como clientes.
  • Seria ótimo se fosse aplicado na prática.

ID
1045510
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
UNIPAMPA
Ano
2013
Provas
Disciplina
Enfermagem
Assuntos

Acerca do gerenciamento de enfermagem em serviços de saúde, julgue os itens que se seguem.

Nas instituições de saúde, os enfermeiros não desenvolvem a função de supervisão.

Alternativas
Comentários
  • Errado. Na lei do exercício profissional consta que o enfermeiro exerce função de supervisão.


ID
1069177
Banca
IFC
Órgão
IFC-SC
Ano
2012
Provas
Disciplina
Enfermagem
Assuntos

Assinale a alternativa CORRETA.

Segundo Greco ( 2004 ), na enfermagem nos dias de hoje, gerência de unidade consiste na previsão, provisão, manutenção, controle de recursos materiais e humanos para o funcionamento do serviço e gerência do cuidado que consiste:

Alternativas
Comentários
  • A função gerencial pode ser conceituada como sendo um instrumento capaz de política e tecnicamente, organizar o processo de trabalho com o objetivo de torná-lo mais qualificado e produtivo na oferta de uma assistência de saúde universal, igualitária e integral.

    De acordo com Greco (2004), o mercado profissional espera que enfermeiro tenha capacidade para trabalhar com conflitos, enfrentar problemas, negociar, dialogar, argumentar, propor e alcançar mudanças, com estratégias que o aproximem da equipe e do cliente, contribuindo para a qualidade do cuidado, ou seja, espera-se do enfermeiro uma capacidade para gerenciar. 

    Na enfermagem a gerência de unidade consiste na previsão, provisão, manutenção, controle de recursos materiais e humanos para o funcionamento do serviço, e gerência do cuidado que consiste no diagnóstico, planejamento, execução e avaliação da assistência, passando pela delegação das atividades, supervisão e orientação da equipe.

    Resposta A

    Bibliografia

    Greco RM. Relato de experiência: Ensinando a Administração em Enfermagem através da Educação em Saúde. Rev Bras Enferm, Brasília (DF) 2004 jul-ago;57(4):504-7.


  • No diagnóstico, planejamento, execução e avaliação de assistência, passando pela delegação das atividades, supervisão e orientação da equipe


ID
1134997
Banca
CESGRANRIO
Órgão
Banco do Brasil
Ano
2014
Provas
Disciplina
Enfermagem
Assuntos

Para uma boa comunicação em equipe, o enfermeiro deve tratar os colegas com respeito, ouvir as ideias de outros membros da equipe sem interrompê-los, explorar a forma como os funcionários pensam, ser honesto e direto ao se comunicar.
Tais atitudes esperadas de um enfermeiro caracterizam uma comunicação

Alternativas
Comentários
  • Para que haja comunicação, evidentemente não é preciso que o receptor responda ao emissor, ou seja, que exista uma troca de mensagens. Você pode mandar uma carta, um e-mail, e não obter resposta. Quando a comunicação é de mão única, ou pelo menos quando o emissor emite muito mais do que recebe (um general falando à tropa) temos a comunicação unidirecional. Pelo contrário, a comunicação bidirecional é aquela de mão dupla, em que a participação do emissor e do receptor é mais ou menos equivalente (conversa, reunião, debate). É possível classificar a comunicação conforme o número de pessoas que estão envolvidas por ela. Comunicação Intrapessoal = a pessoa se comunica com ela mesma. Comunicação Interpessoal = refere-se à troca de informações entre duas pessoas. Comunicação em Grupo = indica o processo de comunicação entre três pessoas ou mais. Comunicação de Massa = tem a pretensão de atingir um grande público não especificamente identificado, é realizada de forma coletiva e não focalizada a uma única pessoa. Comunicação Dirigida = é caracterizada pela seleção prévia de públicos, ou seja, direciona-se a um público homogêneo identificado. Comunicação Integrada = A comunicação integrada busca cercar o público-alvo em todos os canais comunicativos existentes, por isso utilizam-se diversos tipos de mídia ao mesmo tempo e de forma conjugada. Na enfermagem utiliza-se a comunicação em grupo de forma aberto, no qual todos os componentes do grupo se expressam, são ouvidos e tratados com respeito. Resposta: B.   Bibliografia Knodel LJ. Administração em Enfermagem. Editora Artmed. 2011
  • LETRA B

    A estratégia da Comunicação Aberta concretiza-se quando o ser humano encontra, em si mesmo, as respostas para os dilemas que o atormentam e o impedem de evoluir; quando o profissional percebe a força empreendedora da sua vocação e incrível potencial para o aperfeiçoamento contínuo; quando a empresa volta-se para o seu corpo funcional, buscando a fonte segura de soluções para o seu crescimento sustentado; quando as lideranças políticas passam a escutar os cidadãos, a fim de fundamentar ações (políticas públicas) e medidas em prol do progresso de todos, sem nenhum tipo de exclusão. É pelo caminho da comunicação que evoluímos, com desenvoltura, no ambiente organizacional, na sociedade e, principalmente, em nosso universo interior. 


ID
1342738
Banca
FUNCAB
Órgão
SESACRE
Ano
2013
Provas
Disciplina
Enfermagem
Assuntos

Na administração, uma liderança sem direção pode causar frustração e apatia do grupo. Porém, se todos os membros do grupo são altamente motivados e autodirecionados esse estilo de liderança pode resultar em muita criatividade e produtividade. A liderança caracterizada por pouca orientação, tomada de decisão dispersa e ênfase no grupo é chamada:

Alternativas
Comentários
  • Item correto: "B"

    Líder laissez- faire

    - É permissivo, com ou nenhum controle

    - Motiva com seu apoio quando solicitado pelo grupo ou pelas pessoas

    - Oferece pouca ou nenhuma orientação

    - Usa a comunicação de baixo para cima ou de cima para baixo entre os membros do grupo

    - Dispersa por todo o grupo a tomada de decisões

    - Enfatiza o grupo

    - Não faz críticas


  • Laissez-Faire ou LIBERAL

  • Liderança democrática: é chamada de liderança participativa ou consultiva, este tipo de liderança é voltado para as pessoas e há participação dos liderados no processo decisório. Nesse tipo de liderança o líder orienta o grupo a executar suas atividades, fazendo-o participar da tomada de decisão.

    Liderança liberal, Livre ou Laissez faire: Nesse tipo de liderança, parte-se do princípio de que o grupo atingiu a  maturidade e não necessita de supervisão de seu líder. Assim, os liderados ficam livres para pôr seus projetos em prática, sendo delegado pelo líder liberal. Ou seja, é uma liderança caracterizada por pouca orientação, tomada de decisão dispersa e ênfase no grupo.

    Liderança Autocrática: é um estilo de liderança em que o líder é focado apenas nas tarefas, e suas decisões costumam ser tomadas isoladamente, sem a participação dos colaboradores. É também chamada de Liderança Diretiva ou Liderança Autoritária

    Resposta B

    Bibliografia

    Chiavenato I. Introdução à teoria geral da administração: uma visão abrangente da moderna administração das organizações. 7ª. edição. Rio de Janeiro: Ed. Elsevier, 2003.



ID
1343689
Banca
UFBA
Órgão
UFBA
Ano
2014
Provas
Disciplina
Enfermagem
Assuntos

A  liderança é uma característica considerada como inerente ao trabalho de enfermagem e de grande influência no seu processo gerencial,devendo ser exercida comfirmeza para que o Enfermeiro possa ser respeitado no que se refere à hierarquia dentro da equipe.

Alternativas
Comentários
  • A liderança faz parte do serviço do enfermeiro, já que ele trabalha com uma equipe. Porém, essa liderança não tem o dever de ser exercida com firmeza, ela deve ser exercida de forma participativa, na qual todos os membros da equipe possam expressar suas opiniões. Ou seja, o trabalho deve ser sempre realizado em equipe.

    O trabalho em equipe pode ser descrito como um conjunto ou grupo de pessoas que se dedicam a realizar uma tarefa ou determinado trabalho. Para um trabalho em equipe eficaz necessita-se de um relacionamento interpessoal eficiente. Uma das principais vias para esse processo é a comunicação, além da cooperação, honestidade e respeito.


    Resposta ERRADO


    Bibliografia

     Knodel LJ. Administração em Enfermagem. Editora Artmed. 2011.

    www.cofen.gov.br


  • Essas características descrevem o chefe.


ID
1480321
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
FHS-SE
Ano
2009
Provas
Disciplina
Enfermagem
Assuntos

Quanto à liderança em enfermagem, julgue o item seguinte.

Um administrador eficiente deve unir as habilidades de realizar suas funções administrativas às de um líder, sendo fundamental adotar estilo de liderança caracterizado pela ênfase no grupo, na ausência de críticas, no baixo poder de controle e na busca de motivação do grupo.

Alternativas
Comentários
  • Prezados,


    Ao responder a questão com base nos estudos sobre liderança, entendo que o erro esta na parte em negrito:
    " Um administrador eficiente deve unir as habilidades de realizar suas funções administrativas às de um líder, sendo fundamental adotar estilo de liderança caracterizado pela ênfase no grupo, na ausência de críticas, no baixo poder de controle e na busca de motivação do grupo."

    Está correto?
  • E "na ausência de críticas" -> erro

  • Após os comentários acima entendi, o administrador tem que ser crítico e não pode ter um baixo poder de controle, lógico com respeito.

  • O aspecto da liderança está presente na humanidade desde os primórdios. Grandes líderes deixaram marcas positivas ou negativas no mundo e na história em vários momentos, através da atuação à frente de grandes impérios e nações da antiguidade, dirigindo grandes batalhas e guerras devastadoras ou, por outro lado, promovendo o desenvolvimento humano, a justiça, a paz e a esperança.

    Liderança consiste em um instrumento do processo de trabalho de gerenciamento em enfermagem que trata da condição ou coordenação de grupos no sentido de influenciar os agentes/trabalhadores para atingirem os resultados esperados.

    Encontramos alguns estilos de liderança como:

    Liderança democrática: é chamada de liderança participativa ou consultiva, este tipo de liderança é voltado para as pessoas e há participação dos liderados no processo decisório. Nesse tipo de liderança o líder orienta o grupo a executar suas atividades, fazendo-o participar da tomada de decisão.

    Liderança liberal, Livre ou Laissez faire: Nesse tipo de liderança, parte-se do princípio de que o grupo atingiu a maturidade e não necessita de supervisão de seu líder. Assim, os liderados ficam livres para pôr seus projetos em prática, sendo delegado pelo líder liberal.

    Liderança Autocrática: é um estilo de liderança em que o líder é focado apenas nas tarefas, e suas decisões costumam ser tomadas isoladamente, sem a participação dos colaboradores. É também chamada de Liderança Diretiva ou Liderança Autoritária.

    Enfim, a banca descreve como atuação do líder as características liberais, com ênfase no grupo, porém essa não é a única forma de liderança, não é a melhor ou a pior, depende das características do grupo e do líder.

    Resposta ERRADO

    Bibliografia

    Chiavenato I. Introdução à teoria geral da administração: uma visão abrangente da moderna administração das organizações. 7ª. edição. Rio de Janeiro: Ed. Elsevier, 2003.


  • O lider não critica, e sim incentiva. o erro da pergunta estar no ''baixo poder de controle''.

  • O líder usa a crítica para educar, o chefe usa para punir. O líder tem seguidores e os influencia, o chefe ou administrador tem subordinados.


ID
1480324
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
FHS-SE
Ano
2009
Provas
Disciplina
Enfermagem
Assuntos

Quanto à liderança em enfermagem, julgue o item seguinte.

As teorias da liderança situacional e contingencial buscam valorizar novas variáveis, que consideram importantes para uma liderança eficiente, como a cultura da organização, os valores do líder e dos comandados, o trabalho, o ambiente, a influência do líder/administrador e a complexidade das situações.

Alternativas
Comentários
  • Não entendi..

  • As teorias situacionais ou contigenciais têm como principio básico a não existência de um único estilo ou característica de liderança válidos para todas as situações, pelo contrário, cada tipo de situação requer um tipo de liderança diferenciado. Segundo estas abordagens, o líder eficaz é o que tem a capacidade de se adaptar a grupos de pessoas com determinadas características sob condições extremamente variadas. Assim, as variáveis fundamentais a ser consideradas nas teorias contingenciais da liderança são três: o líder, o grupo, e a situação. Resposta: ERRADO Bibliografia Chiavenato I. Introdução à teoria geral da administração: uma visão abrangente da moderna administração das organizações. 7ª. edição. Rio de Janeiro: Ed. Elsevier, 2003.
  • Na liderança situacional ou Contigencial, o líder se adapta diante de certas situações, consiste da relação entre estilo do líder, maturidade do liderado e situação encontrada. Não existe um estilo de liderança adequado para todas as situações, mas ocasiões e estilos diferentes de gestores e por isso a liderança situacional busca utilizar modelos diferentes de atuação conforme a situação encontrada.

    Gabarito: Errado


ID
1480327
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
FHS-SE
Ano
2009
Provas
Disciplina
Enfermagem
Assuntos

Quanto à liderança em enfermagem, julgue o item seguinte.

De acordo com a liderança transformacional, existem dois tipos de líderes em cargos administrativos: o administrador tradicional — preocupado com as operações cotidianas — e o administrador comprometido — aquele que possui visão mais ampla e é capaz de fortalecer os outros com ela.

Alternativas
Comentários
  • A Liderança Transformacional é uma relação baseada na confiança, que influencia de forma positiva líder e liderados, tornando as metas e objetivos da organização um propósito coletivo. O líder transformacional conhece a cultura e os valores da organização, valoriza a criatividade e a inovação e estimula para a mudança, busca cultivar esses valores e comportamentos em seu corpo funcional. O líder transacional é caracterizado como o administrador tradicional, aquele que foca seu trabalho com as operações do cotidiano. O líder transformacional é um visionário a longo prazo, capaz de inspirar e delegar poder aos outros com sua visão, fortalecendo e influenciando os outros. Porém tanto as habilidades tradicionais da administração que compõem a liderança transacional, quanto as habilidades da transformacional devem fazer parte do repertório do líder eficaz para atingir as metas da organização.  Bibliografia Strapasson MR, Medeiros CRG. Liderança transformacional na enfermagem. Rev Bras Enferm, Brasília 2009 mar-abril; 62(2): 228-33. www.ufjf.br

    Resposta : CERTO.



ID
1480330
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
FHS-SE
Ano
2009
Provas
Disciplina
Enfermagem
Assuntos

Quanto à liderança em enfermagem, julgue o item seguinte.

O líder transacional é capaz de identificar valores comuns entre os liderados, é comprometido, tem visão a longo prazo, busca conhecer os efeitos futuros e delega poder.

Alternativas
Comentários
  • ERRADA! O estilo de liderança que tem visão a longo prazo é o estilo de liderança TRANSFORMACIONAL e não transacional.


  • O líder transacional  se preoculpa com dia adia.

  • ERRADO

     

    Liderança Transacional = trocas entre líderes e liderados com vistas ao alcance das metas organizacionais; monitoramento frequente para correção de desvios; e programas de recompensas que permitam, por exemplo, que liderados exerçam outras atividades no horário de trabalho.

     

     

     

    Liderança Transformacional = diz respeito ao carisma, à visão a longo prazo, à inspiração motivada por altas expectativas e ao estímulo intelectual, sempre visando as mudanças.

  • Se refere ao transformacional. Transacional é o líder focado nas tarefas do dia a dia.

ID
1480333
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
FHS-SE
Ano
2009
Provas
Disciplina
Enfermagem
Assuntos

Quanto à liderança em enfermagem, julgue o item seguinte.

Os primeiros trabalhos que trataram do estudo científico da liderança focalizaram as características dos liderados e o ambiente de trabalho.

Alternativas
Comentários
  • A primeira Teoria cientifica a respeito da liderança foi baseado nos traço do Lider, qualidades inatas, que lhe faziam ser lider. Essa Teoria é conhecia por teoria dos Traços de Personalidade.

     


ID
1487875
Banca
FUNCAB
Órgão
SESACRE
Ano
2013
Provas
Disciplina
Enfermagem
Assuntos

Na administração, a liderança caracterizada por um forte controle sobre o grupo de trabalho, em que a comunicação dá-se de cima para baixo é chamada de:

Alternativas
Comentários
  • Liderança consiste em um instrumento do processo de trabalho de gerenciamento em enfermagem que trata da condição ou coordenação de grupos no sentido de influenciar os agentes/trabalhadores para atingirem os resultados esperados.

    Encontramos alguns estilos de liderança como:

    Liderança democrática: é chamada de liderança participativa ou consultiva, este tipo de liderança é voltado para as pessoas e há participação dos liderados no processo decisório. Nesse tipo de liderança o líder orienta o grupo a executar suas atividades, fazendo-o participar da tomada de decisão.

    Liderança liberal, Livre ou Laissez faire: Nesse tipo de liderança, parte-se do princípio de que o grupo atingiu a maturidade e não necessita de supervisão de seu líder. Assim, os liderados ficam livres para pôr seus projetos em prática, sendo delegado pelo líder liberal. Ou seja, é uma liderança caracterizada por pouca orientação, tomada de decisão dispersa e ênfase no grupo.

    Liderança Autocrática: é um estilo de liderança em que o líder é focado apenas nas tarefas, e suas decisões costumam ser tomadas isoladamente, sem a participação dos colaboradores. É também chamada de Liderança Diretiva ou Liderança Autoritária. Ou seja, é caracterizada por um forte controle sobre o grupo de trabalho, em que a comunicação dá-se de cima para baixo.

    Resposta C

    Bibliografia

    Chiavenato I. Introdução à teoria geral da administração: uma visão abrangente da moderna administração das organizações. 7ª. edição. Rio de Janeiro: Ed. Elsevier, 2003.


  • Gabarito: Letra C

     

     

     

    Tipos de Liderança em Enfermagem:

     

     

     

    Liderança Situacionalproposta por Hersey e Blanchard. Modelo tridimensional de eficácia de liderança, que previa o estilo mais adequado a cada situação, com base no nível de maturidade dos comandados.  À medida que a pessoa amadurece, o estilo de liderança torna-se menos focalizado na tarefa e mais voltado às relações. 

     

    Liderança Contingencialproposta por Mary Follett e versava que o estilo de liderança deveria variar conforme a situação ou os funcionários envolvidos, na qual a situação deveria determinar os comandos. Essa liderança contingencial sugeriu não haver um estilo ideal de liderança para cada situação.

     

    Liderança Autocrática: Apenas o líder decide e fixa as diretrizes, sem qualquer participação do grupo.

     

    Liderança Democrática ou Participativa ou Cooperativa: As diretrizes são debatidas e decididas pelo grupo que é estimulado e assistido pelo líder. O próprio grupo esboça providências e técnicas para garantir o alvo com o aconselhamento técnico do líder. As tarefas ganham novos contornos com os debates.

     

    Liderança Laissez-faire: Total liberdade para tomada de decisões grupais ou individuais, com participação mínima do líder. A participação do líder no debate é limitada, apresentando apenas alternativas ao grupo, esclarecendo que poderia fornecer informações desde que solicitadas.


ID
1507255
Banca
BIO-RIO
Órgão
Prefeitura de São João da Barra - RJ
Ano
2015
Provas
Disciplina
Enfermagem
Assuntos

Enfermeiras lideram as equipes de enfermagem, cabendo-lhes não somente as funções relativas ao cuidado do paciente como também atvidades que dizem respeito ao seu gerenciamento. O desenvolvimento de tais atribuições requer habilidade no manejo de situações e conhecimentos aprofundados de gerência, especialmente no que se refere ao gerenciamento de conflitos e negociações. Considerando o enfoque gerencial contemporâneo, tal gerenciamento se caracteriza por:

Alternativas
Comentários
  • Os conflitos são inerentes a qualquer relação humana, pois não existem pessoas iguais, cada ser é único e tem sua origem, crenças, valores, ideias e sentimentos diferentes. Essas situações de discordâncias se exacerbam quando se trata de ambiente de trabalho, onde se encontram pessoas de diferentes níveis de formação e o relacionamento se torna um processo complexo, devido as diversidades culturais, sociais e econômicas.

    Uma Organização não se limita ao ambiente interno ele extrapola esse ambiente em diversos pontos, há uma necessidade de interrelação, as pessoas que trabalham no ambiente interno trazem consigo uma bagagem do ambiente externo, ou seja, eles estão em constante comunicação, uma rede de negociação. Logo, devemos perceber a organização como uma rede de negociação, incluindo o ambiente interno e externo.

    No gerenciamento para negociação de conflitos o enfermeiro deve buscar um equilíbrio, criar soluções que sejam satisfatórias para todos os envolvidos, gerenciar as diversidades, saber ouvir e se expressar com respeito e de modo inteligente, compreendendo que as diferenças podem levar a um crescimento pessoal e profissional utilizam. estratégias de negociação favorável a ambas as partes, promove satisfação a equipe sem prejuízo a integridade organizacional.

    Resposta B

    Bibliografia


    Knodel LJ. Administração em Enfermagem. Editora Artmed. 2011.
  • ALTERNATIVA B

    "A evolução das organizações está num ritmo acelerado de crescimento abrangente, a sobrevivência, a continuidade, o crescimento e o desenvolvimento de uma organização está na sua capacidade de integração com o ambiente. Ela sofre influência externa, e influencia o ambiente em que faz parte, conforme o seu poder de: comunicação, negociação, de pesquisa e desenvolvimento econômico, etc."


ID
1535935
Banca
INSTITUTO AOCP
Órgão
EBSERH
Ano
2015
Provas
Disciplina
Enfermagem
Assuntos

Na administração do serviço de enfermagem, o papel da gerência de enfermagem requer alguns atributos importantes para que se consiga delegar as ações assistenciais; coordenar as diversas situações que exijam sua avaliação e atitude; e, especialmente, tomar decisões certas nessas situações. Assinale a alternativa que apresenta os atributos que se destacam para que o enfermeiro consiga realizar sua atividade.

Alternativas
Comentários
  • Correta-Letra: B-Liderança e Conhecimento Técnico-científico.

    A Liderança  e o Conhecimento Técnico, sabemos que a Enfermagem foi influenciada por diversas Teorias Administrativas, entre elas a Teoria de Relações Humanas de Elton Mayo que fala de Liderança- O trabalho em equipe vai exigir do profissional enfermeiro, que leve em consideração o todo de cada pessoa de sua Equipe, respeite as individualidades, reconheça e fomente as competências, capacidades e potencialidades de cada pessoa da Equipe. É importante que, durante o processo de trabalho, o enfermeiro dê oportunidades de participação, compartilhando e buscando soluções para os problemas que acontecem com toda sua equipe, buscando ouvir as opiniões dos membros, desenvolvendo a comunicação verbal e não-verbal. Em relação ao conhecimento técnico e científico isso é primordial nesta profissão, buscar novos cursos baseados em novas tecnologias, capacitações, cursos especializações da profissão, entre outros, buscando aperfeiçoamento.  


ID
1578646
Banca
IF-PB
Órgão
IF-PB
Ano
2015
Provas
Disciplina
Enfermagem
Assuntos

O enfermeiro-gerente precisa ter a capacidade de avaliar as pessoas que dirige, segundo suas personalidades, interesses e capacidades, com o objetivo de proporcionar oportunidades reais de satisfação no trabalho. Por isso, é importante que ele possua habilidades para que possa desempenhar com eficiência esse papel. Com base nessa compreensão, analise as competências necessárias ao enfermeiro-gerente.



I – Possuir capacidade para conviver e trabalhar com outras pessoas, para saber ouvir, examinar e conciliar.


II – Possuir elevado caráter moral, controle emocional, coragem para assumir riscos e tomar decisões e mudá-las sempre que desejar, de modo a ser justo sem se tornar rígido.


III – Ser dotado de liderança, iniciativa, lealdade e espírito público e ter facilidade de comunicação e elevada capacidade para motivar a equipe de trabalho que dirige.



Está CORRETO apenas o que se afirma em:


Alternativas
Comentários
  • Para dirigir as pessoas, o administrador precisa saber comunicar, liderar e motivar. A direção constitui um processo interpessoal que determina as relações entre os indivíduos. Logo, o enfermeiro-gerente deve possuir capacidade para conviver e trabalhar com outras pessoas, para saber ouvir, examinar e conciliar. A primeira afirmativa é verdadeira. No mundo mais moderno de hoje, exige dos dirigentes maior capacidade analítica, de julgamento, de decisão e liderança e de enfrentar riscos e incertezas. A arte de pensar e julgar que caracteriza a gerência exige maior amplitude e lateralidade de pensamento. O aprendizado sobre gestão para formar dirigentes e lideres não deve se limitar ao domínio de técnicas administrativas. O líder deve tomar decisões e pode mudar decisões desde que não seja unilateral, todo mudança e tomada de decisão depende da participação do grupo para não se tornar um líder autoritário e pouco efetivo. Logo, a segunda afirmativa é falsa. Algumas competências pessoais também são importantes como honestidade, integridade, lealdade, coragem, uma imagem positiva, inteligência emocional, bom humor, facilidade de comunicação, elevada exigência sobre os níveis de desempenho, saber assumir responsabilidades, autoconfiança e humildade. A terceira afirmativa é verdadeira.

    Resposta C


    Bibliografia Bessie L. Marquis; Carol J. Huston. Administração e Liderança em Enfermagem: Teoria e Prática. 8ª ed, Porto Alegre: Artmed, 2015.
  • Gabarito: C


ID
1594255
Banca
INSTITUTO AOCP
Órgão
EBSERH
Ano
2015
Provas
Disciplina
Enfermagem
Assuntos

Das lideranças de enfermagem, destacamos a democrática, uma liderança assumida por grande parte de profissionais. Em relação à liderança democrática, assinale a alternativa correta.

Alternativas
Comentários
  • Para quem não é assinante, gabarito letra: B

  • Gabarito letra: B


    Líder Democrático é aquele que participa das decisões junto a seus subordinados, seu foco é nas pessoas/relacionamentos. Também pode ser chamado de líder consultivo, aquele que consulta a sua equipe antes de tomar uma decisão. Pode ser chamado também de líder participativo, pois decide junto com o apoio dos seus liderados.


    Bons estudos a todos, fiquem com Deus.


ID
1594933
Banca
INSTITUTO AOCP
Órgão
EBSERH
Ano
2015
Provas
Disciplina
Enfermagem
Assuntos

“Na enfermagem, pode-se definir este tipo de liderança como a capacidade de influenciar as outras pessoas a tomar decisões de modo que possibilitem a continuidade da instituição a longo prazo e a estabilidade financeira da organização a curto prazo”. O enunciado refere-se à

Alternativas
Comentários
  • Liderança estratégica- é o tipo de liderança com a capacidade de influenciar as outras pessoas a tomar decisões de modo que possibilitem a continuidade da instituição a longo prazo e a estabilidade financeira da organização a curto prazo

    Liderança gerencial - Trata-se de um líder que desempenha seu papel com competências gerenciais, ou seja, ele possui foco tanto em pessoas quanto em processo.

    Liderança situacional – o líder se adapta diante de certas situações, consiste da relação entre estilo do líder, maturidade do liderado e situação encontrada. Não existe um estilo de liderança adequado para todas as situações, mas ocasiões e estilos diferentes de gestores.

    Liderança motivacional é a relação entre dominância cerebral e liderança situacional. Logo, o gestor deve compreender o perfil comportamental e psicológico de cada um de sua equipe e, consciente dessa informação, agir de acordo com as características no trabalho

    Liderança direcional - uma forma de comportamento direcionado para realização de tarefas.


    Resposta A


    Bibliografia


    Joint Commission Resources. Temas e estratégias para liderança em enfermagem: enfrentando os desafios hospitalares atuais. Porto Alegre: Artmed, 2008.

    Knodel LJ. Administração em Enfermagem. Editora Artmed. 2011.


  • R: A)

     

    LIDERANÇA ESTRATÉGICA: ​

      Os líderes estratégicos trabalham para deixar, hoje, a instituição pronta para o amanhã, ou seja, para enfrentar os desafios do futuro, oscilando entre a consciência das necessidades nacionais correntes e na missão e objetivos de longo prazo.

       Desde que a incerteza quanto às possíveis ameaças não permita uma visualização clara do futuro, a visão dos líderes estratégicos é especialmente crucial na identificação do que é importante com relação ao pessoal, material, logística e tecnologia, a fim de subsidiar decisões críticas que irão determinar a estrutura e a capacidade futura da organização.

  • Gabarito: Letra A

     

    A) Liderança Estratégica é a capacidade de influenciar as outras pessoas a tomar decisões de modo que possibilitem a continuidade da instituição a longo prazo e a estabilidade financeira da organização a curto prazo.

     

    B) Liderança Gerencial é baseada na organização, estabilidade e ordem. Nesse tipo de liderança, as metas, que surgem das necessidades, possibilitam o crescimento e a viabilidade da empresa a curto prazo.

     

    C) Liderança Situacional baseia-se numa inter-relação entre a quantidade de orientação e direção (comportamento de tarefa) que o líder oferece, a quantidade de apoio sócio-emocional (comportamento de relacionamento) dado pelo líder e o nível de prontidão (maturidade) dos subordinados no desempenho de uma tarefa, função ou objetivo específico.

     

    D) Liderança Motivacional baseia-se num conjunto entre dominância cerebral e liderança situacional. Logo, o gestor deve se atentar para o perfil comportamental e psicológico de cada um de sua equipe e, com esta informação, agir de acordo com as características no trabalho em equipe.

     

    E) Liderança Direcional basea-se na  habilidade de classificar as opções. Nela o líder pode cuidadosamente avaliar valores , missão , pontos fracos, recursos e outros , então com sabedoria , apontar para a direção certa .

     

  • ''Liderança estratégica é a capacidade de influenciar outras pessoas a tomar, de forma voluntária e rotineira, decisões que aumentem a viabilidade em longo prazo da organização, ao mesmo tempo em que mantêm a estabilidade financeira em curto prazo.''

     

    Fonte: www.scielo.br/pdf/rae/v42n1/v42n1a03.pdf+&cd=1&hl=pt-BR&ct=clnk&gl=br

     

    Resposta: Letra a


ID
1783519
Banca
FCC
Órgão
TJ-AP
Ano
2014
Provas
Disciplina
Enfermagem
Assuntos

O Enfermeiro Responsável Técnico − RT pelo Serviço de Enfermagem de uma empresa/instituição deve estar ciente que 

Alternativas
Comentários
  • RESOLUÇÃO COFEN Nº 0509/2016:  http://www.cofen.gov.br/resolucao-cofen-no-05092016-2_39205.html

  • Gabarito: Letra E.

     

    De acordo com o COFEN Nº 0509/2016 

     

    Atualiza a norma técnica para Anotação de Responsabilidade Técnica pelo Serviço de Enfermagem e define as atribuições do enfermeiro Responsável Técnico.

     

    a) Errada.

     

    Art. 9º O enfermeiro que deixou de exercer a atividade de Responsável Técnico da empresa/instituição/ensino, deverá comunicar seu afastamento ao Conselho Regional de Enfermagem, no prazo máximo de 15 (quinze) dias a contar de seu afastamento, para fins de cancelamento de sua ART, sob pena de responder a Processo Ético-Disciplinar perante a Autarquia.

     

    b) Errada.

     

    Parágrafo Único. A ART e a CRT terão validade de 12 (doze) meses, devendo ser renovada após este período.

     

    c) Errada.

     

    I – A jornada de trabalho não poderá ser inferior a 20 (vinte) horas semanais para qualquer instituição.

     

    d) Errada.

     

    § 1º Fica estabelecido o limite máximo de 02 (duas) concessões de ART por enfermeiro, desde que não haja coincidência de horário de suas atividades como RT ou assistencial nas empresas/instituições/ensino as quais esteja vinculado.

     

    e) Correta.

     


ID
1826437
Banca
NC-UFPR
Órgão
SES-PR
Ano
2009
Provas
Disciplina
Enfermagem
Assuntos

O estilo de liderança de um indivíduo tem grande influência no clima e no resultado do grupo. Numere os padrões de liderança na coluna da direita, relacionando-os com os tipos relacionados na coluna da esquerda.

1. Liderança transacional.



2. Liderança transformacional.

3. Liderança democrática.

4. Liderança autoritária. 

( ) É uma relação interativa baseada na confiança e tem impacto positivo sobre líder e liderados.

( ) Promove a autonomia e o crescimento individual dos trabalhadores.

( ) Resulta em ações de grupo bem definidas, que são geralmente previsíveis, reduzindo a frustração no grupo de trabalho e dando aos trabalhadores uma sensação de estabilidade.

( ) Preocupa-se com as operações do dia-a-dia.

Assinale a alternativa que apresenta a numeração correta da coluna da direita, de cima para baixo. 


Alternativas
Comentários
  • Para quem não é assinante, gabarito letra:B


ID
1840243
Banca
IF-TO
Órgão
IF-TO
Ano
2015
Provas
Disciplina
Enfermagem
Assuntos

Varia de acordo com a situação, dependendo de fatores como similaridade das funções, proximidade física, complexidade do trabalho, competência dos subordinados. Marque o correto. 

Alternativas
Comentários
  • A supervisão é um dos aspectos administrativos utilizados como força motivadora de integração e coordenação dos recursos humanos e materiais para tornar possível a realização de um programa de trabalho de forma eficiente para alcançar os objetivos da organização. Logo, a supervisão de enfermagem varia de acordo com a situação, dependo de fatores como similaridade das funções, proximidade física, complexidade do trabalho, competência dos colaboradores, grau necessário de supervisão direta, assim pode-se identificar que nem todos os administradores tem o mesmo número de colaboradores na sua responsabilidade. Essa amplitude adotada pela organização determina a configuração geral de sua estrutura organizacional, quanto maior a amplitude, maior o número de subordinados e, consequentemente, menor o grau de atenção e controle que o superior pode desenvolver sobre eles.  Bibliografia Sobral F, Peci A. Administração: teoria e prática no contexto brasileiro. São Paulo: Pearson Prentice Hall, 2008. www.ufjf.br http://apps.cofen.gov.br/cbcenf/sistemainscricoes/...

    Resposta : D.


  • A supervisão é um dos aspectos administrativos utilizados como força motivadora de integração e coordenação dos recursos humanos e materiais para tornar possível a realização de um programa de trabalho de forma eficiente para alcançar os objetivos da organização. Logo, a supervisão de enfermagem varia de acordo com a situação, dependo de fatores como similaridade das funções, proximidade física, complexidade do trabalho, competência dos colaboradores, grau necessário de supervisão direta, assim pode-se identificar que nem todos os administradores tem o mesmo número de colaboradores na sua responsabilidade. Essa amplitude adotada pela organização determina a configuração geral de sua estrutura organizacional, quanto maior a amplitude, maior o número de subordinados e, consequentemente, menor o grau de atenção e controle que o superior pode desenvolver sobre eles.  Bibliografia Sobral F, Peci A. Administração: teoria e prática no contexto brasileiro. São Paulo: Pearson Prentice Hall, 2008. www.ufjf.br http://apps.cofen.gov.br/cbcenf/sistemainscricoes/...

    Resposta : D.

     

  • coordenação como atividade essencial do enfermeiro para organização da assistência em enfermagem; Coordenação pode ser entendida como a reunião, a unificação e a harmonização de toda a atividade e esforço, ou seja, a distribuição ordenada do esforço grupal, a fim de obter unidade de ação na consecução de um objetivo comum.

    supervisão em enfermagem como um instrumento de orientação da equipe de enfermagem para uma prática de qualidade;


ID
1871191
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
TRT - 8ª Região (PA e AP)
Ano
2016
Provas
Disciplina
Enfermagem
Assuntos

Tendo em vista que no processo de trabalho de gerenciamento e de assistência de enfermagem decidir é uma das principais ações de um líder, assinale a opção correta.

Alternativas
Comentários
  • A prática baseada em evidências é uma abordagem que possibilita a melhoria da qualidade da assistência à saúde. Essa abordagem envolve a definição de um problema, a busca e avaliação crítica das evidências disponíveis (principalmente pesquisas), implementação das evidências na prática e avaliação dos resultados obtidos. Incorpora ainda, a competência clínica do profissional e as preferências do cliente para a tomada de decisão sobre a assistência à saúde. Os elementos da Prática Baseada em Evidências são constituídos pelas técnicas de tomada de decisão clínica, pelo acesso às informações científicas e pela análise da validade dessas informações, principalmente averiguando os graus de eficiência e efetividade que possuem. As ciências em enfermagem continuam a aumentar sua produção científica, embora as diferenças entre os enfermeiros permaneçam relacionadas a sua formação, capacidade em liderar pesquisas, e implementar a prática profissional baseada em evidências. Apesar deste aumento reconhecido na literatura da enfermagem, pouco foi realizado dentro do contexto dos sistemas e serviços de saúde, ou conduzido pela enfermagem que trabalha em ambientes de pesquisa. Logo, a alternativa A está errada, já que a dificuldade da decisão de enfermagem baseada em evidencia, não está relacionada a baixa produtividade científica, mas também, e principalmente, a outros fatores como formação profissional. Para pensar criticamente é necessário estimular o ato reflexivo, o que significa desenvolver a capacidade de observação, análise, crítica, autonomia de pensar e de idéias, ampliar os horizontes, tornar-se agente ativo nas transformações da sociedade, buscar interagir com a realidade. Ou seja, pensar criticamente é um processo mais complexo do que apenas resolver problemas ou tomar decisões, pois envolve raciocínio e avaliação em nível superior e apresenta um componente cognitivo e afetivo. Assim como afirma corretamente a alternativa B. Para realizar uma tomada de decisão é necessário se utilizar do pensamento crítico e, para isso, deve-se levar em consideração vários parâmetros como intuição, insight e empatia. Logo, a alternativa C está errada. O pensamento crítico reflexivo é essencial e pode nos ajudar, por exemplo, na identificação de problemas reais e potenciais; a tomar decisões sobre um plano de ação; a reduzir riscos de obter resultados indesejáveis; a aumentar a probabilidade de alcançar resultados benéficos e a descobrir maneiras de nos melhorarmos, de contribuir para o aprimoramento de nossa equipe e de nossa prática. Logo, a alternativa D está errada, já que para uma liderança eficaz é necessário o raciocínio crítico, para uma tomada de decisão e consequentemente a resolução de problemas. Não são habilidades natas a capacidade para tomar decisões prontamente e de forma adequada e a criatividade, elas podem e devem ser desenvolvidas, o que pode ser feito por meio de exercícios que estimulam a capacidade de tomar decisões e pensar criativamente. Logo, a alternativa E está errada. Resposta B Bibliografia Cullum N, Ciliska D, Haynes RB, Marks S. Enfermagem baseada em evidências: uma introdução. Porto Alegre: Artmed, 2010. Cassiani SHB, Garcia AB, Reveiz L. Acesso Universal à Saúde e Cobertura Universal de Saúde: identificação de prioridades de pesquisa em enfermagem na América Latina. Rev. Latino-Am. Enfermagem nov.-dez. 2015;23(6):1195-208.

    Gabarito Banca : B.


  • Independentemente da defi nição de raciocínio crítico, a maioria concorda ser ele mais complicado do que resolver problemas ou tomar decisões, envolve raciocínio e avaliação em nível superior e apresenta um componente cognitivo e afetivo. As autoras acreditam que insight, intuição, empatia e desejo de agir sejam elementos adicionais ao raciocínio crítico. Essas mesmas habilidades são necessárias, até certo ponto, na tomada de decisão e na solu- ção de um problema. disponivel em: http://www.grupoa.com.br/uploads/imagensExtra/legado/M/MARQUIS_Bessie_L/Administracao_Lideranca_Enfermagem_6ed/Liberado/Cap_01.pdf

  • Exatamente. Banca copiou e colou o 1º § do livre Administração e liderança em enf. capitulo 1, pagina 4.


ID
1911418
Banca
UFSBA
Órgão
UFSBA
Ano
2014
Provas
Disciplina
Enfermagem
Assuntos

A liderança é uma característica considerada como inerente ao trabalho de enfermagem e de grande influência no seu processo gerencial, devendo ser exercida com firmeza para que o Enfermeiro possa ser respeitado no que se refere à hierarquia dentro da equipe.

Alternativas
Comentários
  • LIDERANÇA EM ENFERMAGEM

    O papel de líder do enfermeiro em sua atuação diária está incumbido mediante as responsabilidades assumidas sobre sua equipe de trabalho. As questões legais que norteiam o desenvolvimento da enfermagem, por si só, delegam ao enfermeiro o papel de gerenciamento das equipes e consequentemente o transportam às questões de liderança como mecanismo para atingir os objetivos comuns propostos.

    https://www.portaleducacao.com.br/conteudo/artigos/enfermagem/lideranca-em-enfermagem/32366


ID
1950223
Banca
Marinha
Órgão
CSM
Ano
2013
Provas
Disciplina
Enfermagem
Assuntos

O enfermeiro, atendendo às necessidades da equipe de Enfermagem, pode assumir um estilo de liderança democrático e participativo. De acordo com Kurcgant (2006), em relação à liderança democrática, é correto afirmar que

Alternativas

ID
1970950
Banca
INSTITUTO AOCP
Órgão
UFMT
Ano
2014
Provas
Disciplina
Enfermagem
Assuntos

Em reunião dos enfermeiros, Marina e Marília estavam solicitando férias para o mês de janeiro, mas só uma poderia gozar desse benefício devido à quantidade de atestados médicos no setor. Como critério definido em reunião setorial prévia, o profissional que possui mais tempo de serviço na instituição tem preferência na escolha do período de férias, mas os que não são beneficiados costumam instigar discussões e dar justificativas para merecer a concessão. Mesmo trabalhando há mais tempo do que Marília, Marina abriu mão de gozar suas férias como havia solicitado, para prevenir aborrecimentos e frustrações, já que não gostava muito da postura que a colega costumava adotar. Diante desse caso, a estratégia de gerenciamento de conflito adotada por Marina foi:

Alternativas
Comentários
  • acomodação

  • COMPROMISSO/ COMPROMETIMENTO: Ambas as partes envolvidas abrem mão de alguma coisa.

    EVITAÇÃO/EVITAMENTO: As partes envolvidas não encaram o conflito, não reconhecem ou não tentam solucionar o conflito.

    ACOMODAÇÃO/ SUAVIZAÇÃO/ COOPERAÇÃO: Uma das partes abre mão e permite a vitória da outra parte.

    COMPETIÇÃO: Uma das partes conseguem o que quer pela força ou poder.

    AMENIZAÇÃO: Busca mais as semelhanças do que as diferenças de modo a abranger e diminuir o componente emocional do conflito, não leva a resolução do verdadeiro conflito.

    COLABORAÇÃO: Cooperativo e positivo, solução do conflito de forma conjunta, em comum acordo todas as partes vencem.

  • Envolvimento e dedicação a equipe


ID
2068969
Banca
Marinha
Órgão
CSM
Ano
2009
Provas
Disciplina
Enfermagem
Assuntos

Assinale a opção que indica, segundo Kuragant (2006), o tipo de liderança que é exercida por um líder cujo objetivo é a autodeterminação do grupo, o desenvolvimento das habilidades e capacidades de seus membros e a qualidade do desempenho dos indivíduos.

Alternativas

ID
2075911
Banca
Marinha
Órgão
CSM
Ano
2009
Provas
Disciplina
Enfermagem
Assuntos

Gerenciar os conflitos na equipe de enfermagem de um hospital é um desafio para os enfermeiros. Pautando-se na abordagem psicossocial e psicodinâmica das organizações, tenta-se entender as necessidades e dificuldades do outro.

O enfoque gerencial contemporâneo é um paradigma de uma situação de conflito que

Alternativas

ID
2089624
Banca
INSTITUTO AOCP
Órgão
EBSERH
Ano
2016
Provas
Disciplina
Enfermagem
Assuntos

Analisando o contexto de concepção de gestão voltada para a Gestão do Sistema e das Políticas de Saúde e diante dos avanços e constantes mudanças no setor saúde, tornase imprescindível que o(a) enfermeiro(a) desenvolva as suas habilidades de

Alternativas
Comentários
  • diante dos avanços e constantes mudanças no setor saúde, particularmente no nível organizacional e técnico-científico, torna-se imprescindível que o(a) enfermeiro(a) desenvolva suas habilidades políticas, gerenciais e de liderança com participação responsável e de forma interdisciplinar.disponivel em: http://www.scielo.br/pdf/ape/v22n6/a15v22n6.pdf

  • Na análise sobre a concepção de tecnologia verificamos que esta é percebida como elemento essencial para a organização dos serviços em saúde, e o envolvimento, a disponibilidade, a responsabilidade e a firmeza no desempenho do trabalho técnico são apontados como razões da escolha dos enfermeiros para a ocupação das funções gestoras.

     

    No entanto, diante dos avanços e constantes mudanças no setor saúde, particularmente no nível organizacional e técnico-científico, torna-se imprescindível que o(a) enfermeiro(a) desenvolva suas habilidades políticas, gerenciais e de LIDERANÇA com participação responsável e de forma interdisciplinar.

     

    Fonte: http://www.scielo.br/scielo.php?pid=S0103-21002009000600015&script=sci_abstract&tlng=pt

     

    Letra D


ID
2196367
Banca
IBFC
Órgão
EBSERH
Ano
2016
Provas
Disciplina
Enfermagem
Assuntos

O Enfermeiro chefe da Unidade de Oncologia possui um estilo de liderança que se caracteriza pelo trabalho com excesso de liberdade permitida aos subordinados, possibilitando uma situação em que os trabalhadores não conhecem os objetivos e consequentemente acabam não desempenhando suas tarefas. Essa liderança é chamada de:

Alternativas
Comentários
  • autocrática: Apenas o líder decide e fixa as diretrizes, sem qualquer participação do grupo.

    democratica:As diretrizes são debatidas e decididas pelo grupo que é estimulado e assistido pelo líder, O próprio grupo esboça providências e técnicas para garantir o alvo com o aconselhamento técnico do líder. As tarefas ganham novos contornos com os debates.

    Laissez-faire: Total liberdade para tomada de decisões grupais ou individuais, com participação mínima do líder. A participação do líder no debate é limitada, apresentando apenas alternativas ao grupo, esclarecendo que poderia fornecer informações desde que solicitadas.

     

  • Liderança liberal (laissez-faire) dá grande liberdade ao grupo – apresenta as alternativas para o grupo, mas cabe a eles tomar decisões. O líder só participa quando solicitado pelo grupo. Trata-se de uma liderança voltada para os liderados.

    Apostila de Administração – Prof. Heron Lemos – Tiradentes Online

    LIBERAL

    Há liberdade completa para as decisões grupais ou individuais, com participação mínima do líder;

    A participação do líder no debate apenas materiais variados ao grupo, esclarecendo que poderia fornecer informações desde que as pedissem;

    Tanto a divisão das tarefas, como a escolha dos companheiros, fica totalmente a cargo do grupo. Absoluta falta de participação do líder;

    O líder não faz nenhuma tentativa de avaliar ou de regular o curso dos acontecimentos;

    O líder somente faz comentários irregulares sobre as atividades dos membros quando perguntado.


ID
2324593
Banca
Quadrix
Órgão
SEDF
Ano
2017
Provas
Disciplina
Enfermagem
Assuntos

Acerca da administração e organização dos serviços e do processo de recrutamento e seleção de recursos humanos em enfermagem, julgue o item subsecutivo.

O enfermeiro desempenha um papel de liderança quando estabelece o perfil profissional, os critérios e as técnicas de seleção dos candidatos que serão admitidos.

Alternativas
Comentários
  • Os objetos de trabalho gerencial do enfermeiro são a organização do trabalho e os recursos humanos de enfermagem. Para executar esse processo é utilizado um conjunto de técnicas de gerência como planejamento, dimensionamento, seleção e recrutamento de pessoal de enfermagem, educação continuada, supervisão e avaliação do desempenho. Também se utilizam meios e instrumentos como a força do trabalho, materiais, equipamentos e instalação.
    O recrutamento é a divulgação da vaga e a triagem de possíveis candidatos com base nos pré-requisitos do cargo (experiência profissional, escolaridade e outros). Já a seleção é a oportunidade de conhecer com mais detalhes o candidato e escolher o perfil mais adequado para a vaga.
    O perfil da vaga está relacionado a propostas, políticas e objetivos organizacionais, ao mercado de trabalho, à situação social, política e econômica vigente e às necessidades individuais.
    Enfim, o enfermeiro desempenha um papel de liderança quando estabelece o perfil profissional, os critérios e as técnicas de seleção dos candidatos que serão admitidos.

    Gabarito do professor: CERTO

    Bibliografia

    Kurcgant P. Coordenadora. Gerenciamento em Enfermagem. Rio de Janeiro: Guanabara Koogan, 2010.
  • RESPOSTA DO PROFESSOR.

     

    Os objetos de trabalho gerencial do enfermeiro são a organização do trabalho e os recursos humanos de enfermagem. Para executar esse processo é utilizado um conjunto de técnicas de gerência como planejamento, dimensionamento, seleção e recrutamento de pessoal de enfermagem, educação continuada, supervisão e avaliação do desempenho. Também se utilizam meios e instrumentos como a força do trabalho, materiais, equipamentos e instalação. 


    O recrutamento é a divulgação da vaga e a triagem de possíveis candidatos com base nos pré-requisitos do cargo (experiência profissional, escolaridade e outros). Já a seleção é a oportunidade de conhecer com mais detalhes o candidato e escolher o perfil mais adequado para a vaga. 
    O perfil da vaga está relacionado a propostas, políticas e objetivos organizacionais, ao mercado de trabalho, à situação social, política e econômica vigente e às necessidades individuais. 


    Enfim, o enfermeiro desempenha um papel de liderança quando estabelece o perfil profissional, os critérios e as técnicas de seleção dos candidatos que serão admitidos. 



    Gabarito do professor: CERTO 

     


    Bibliografia 

    Kurcgant P. Coordenadora. Gerenciamento em Enfermagem. Rio de Janeiro: Guanabara Koogan, 2010.


ID
2327863
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
SEDF
Ano
2017
Provas
Disciplina
Enfermagem
Assuntos

Julgue o próximo item, relativos ao trabalho em equipe na saúde e na educação.

A comunicação dialógica na busca de consensos e acordos de um mesmo horizonte ético favorece a modalidade de trabalho em equipe.

Alternativas
Comentários
  • Equipe; Planeja, sistêmica, envolve os membros na tomada de decisão, comunicação aberta
  • A comunicação pode ser monológica ou dialógica. O sujeito monológico, fala sem o outro e um dialógico, que fala para e com o outro. Na comunicação dialógica há transformação dos saberes e das práticas, que são permeadas pelo diálogo e que coadunam com os preceitos da comunicação que, por sua vez, é tida enquanto domínio das práticas interprofissionais colaborativas em Saúde. Ou seja, a comunicação dialógica que oportuniza trocas de saberes e transformação de fazeres. 

    A educação em saúde pressupõe uma comunicação dialógica e o incentivo à autonomia dos indivíduos, respeitando os saberes locais e fomentando práticas alternativas de saúde e o apoio social. 

     

    Gabarito do Professor: CERTO 

     

    Bibliografia 

     

    Previato GF, Baldissera. A comunicação na perspectiva dialógica da prática interprofissional colaborativa em saúde na Atenção Primária à Saúde. Interface, Botucatu, 22(Supl. 2):1535-47, 2018. 


ID
2327866
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
SEDF
Ano
2017
Provas
Disciplina
Enfermagem
Assuntos

Julgue o próximo item, relativos ao trabalho em equipe na saúde e na educação.

Desavenças, conflitos ou atritos na equipe integrada devem ser sanados por meio de votação, uma vez que a tomada de decisões democrática e a manutenção da harmonia entre os profissionais são características indispensáveis ao trabalho em equipe.

Alternativas
Comentários
  • Gabarito: Errado.

     

     

    De acordo com o artigo Gerenciamento de conflitos: desafios vivenciados pelos enfermeiros-líderes no ambiente hospitalar.Rev.Gaúcha Enferm.2014

     

    O estilo de liderança consiste no comportamento adotado pelo líder, a fim de influenciar os seus colaboradores, o qual pode ser autoritário, baseado no uso do poder ou democrático, no qual as pessoas têm maior liberdade para participar na tomada de decisões.

     

    Identifica-se na literatura, que o estilo democrático aproxima-se de uma liderança autêntica, a qual envolve todos os membros da equipe não somente no processo decisório, mas na elaboração e planejamento de estratégias de atuação e resolução de problemas. Vislumbra-se a liderança autêntica, centrada na comunicação, como um instrumento para o alcance de melhores resultados em saúde.

  • devem ser sanados por meio de votação (....)

     

    Na verdade, existem inúmeras variáveis a serem analisadas caso a caso para poder extrair o melhor dos conflitos / atritos.

     

    GAB: ERRADO.

  • se, no lugar de "devem", fosse "podem", estaria correta.

    Não há um único meio de resolver esse tipo de problema

  • Devem ser sanada por meio de votação é o erro. Equipe integrada é a ideal compartilham de objetivos e metas em comum, votação pode tá evitando ou agravando o conflito depende do contexto.

ID
2327869
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
SEDF
Ano
2017
Provas
Disciplina
Enfermagem
Assuntos

Julgue o próximo item, relativos ao trabalho em equipe na saúde e na educação.

A coesão organizacional é favorecida quando os profissionais de uma equipe estão estimulados e envolvidos no processo de planejamento e de tomada de decisões, de modo a estabelecerem relações de cooperação e reciprocidade que os façam se sentir responsáveis pelo desempenho da equipe.

Alternativas
Comentários
  • Para resolver essa questão, é necessário que o aluno tenha conhecimento sobre liderança em enfermagem.

    A coesão organizacional é favorecida quando os profissionais de uma equipe estão estimulados e envolvidos no processo de planejamento e de tomada de decisões, pois assim todos executam suas tarefas com um mesmo propósito. Nesse sentido, são estabelecidas relações de cooperação e reciprocidade que os façam se sentir responsáveis pelo desempenho da equipe, e os resultados são alcançados como garantia de uma melhor assistência.

    Resposta do Professor: Certo.


ID
2338645
Banca
INSTITUTO AOCP
Órgão
EBSERH
Ano
2017
Provas
Disciplina
Enfermagem
Assuntos

O papel que um elemento assume no grupo é determinado pelas necessidades do próprio grupo, pelas características próprias de cada um dos elementos desse grupo e pela forma como essas características são percebidas pelos demais elementos. O enunciado refere-se ao estilo de liderança

Alternativas
Comentários
  • Desculpem o desabafo, mas é impossível tirar mais que 85% numa prova da AOCP, quiçá gabaritar.

  • Gabarito letra B, estilo de liderança situacional. Geralmente, estudamos os três estilos principais de liderança que caem nas provas: autoritária/autocrática, democrática/participativa e leissez-faire. Há ainda a liderança contingencial e a liderança situacional, ambas sendo cobradas pelas bancas atualmente. É preciso que estejamos preparados para que o examinador não nos derrube!

    Fundamento: 

    Liderança situacional: proposta por Hersey e Blanchard. Modelo tridimensional de eficácia de liderança, que previa o estilo mais adequado  a cada situação, com base no nível de maturidade dos comandados.  À medida que a pessoa amadurece, o estilo de liderança torna-se menos focalizado na tarefa e mais voltado às relações. 

     

    Liderança contingencial: proposta por Mary Follett e versava que o estilo de liderança deveria variar conforme a situação ou os funcionários envolvidos, na qual a situação deveria determinar os comandos. Essa liderança contingencial sugeriu não haver um estilo ideal  de liderança para cada situação 

     

     

    Fonte: Administração e liderança em enfermagem. Bessie L. Marquis, Carol J. Huston. 4a edição 

     



     

  • Faltou falar sobre a Liderança coaching (ênfase na performance)

    Na liderança coaching, o líder trabalha para identificar as habilidades e age de forma a ajudar seus subordinados a liberarem seu potencial de desenvolvimento. O líder busca motivar os profissionais, criando um clima de cooperação, confiança e crescimento.

  • Alguns autores tem classificado a liderança contigencial como sinonima da situacional.

  • Gabarito: B

    Vale a pena considerar que essa definição foi retirada de um livro de "Administração em enfermagem" para uma prova da EBSERH. Acredito, ainda que diante de muitas inconsistências da banca, que essa definição não seja aplicada em concursos de outras áreas.

    Fonte: https://www.ebah.com.br/content/ABAAAfPEsAB/lideranca

  • A liderança que depende das características do líder, liderados e elementos da tarefa e contexto é a situacional/contingencial/contingente.

    Fonte : Carlos Xavier - Estratégia

  • ==> Muitas teorias sobre liderança foram criadas, entre elas podemos citar a situacional, a democrática, a permissiva e a autocrática, cada uma com suas características próprias podendo funcionar bem com um grupo e não com outro.

     

    ==> Segundo Kurcgant, o papel que um elemento assume no grupo é determinado pelas necessidades do próprio grupo, pelas características próprias de cada um dos elementos desse grupo e pela forma como essas características são percebidas pelos demais elementos, caracterizando a liderança SITUACIONAL.

     

    ==> Já a liderança DEMOCRÁTICA é centrada na pessoa que executa o trabalho, em que esta recebe maior controle e participação nas discussões, agindo, consequentemente, com maior liberdade e satisfação.

     

    ==> Na liderança PERMISSIVA, há um significante abandono dos líderes que detêm o controle completo do sistema recebendo pouca ou nenhuma orientação do líder, também conhecida como laissez-faire: caracteriza-se pela permissividade absoluta, na qual o líder transfere para o grupo o processo de tomada de decisão, cedendo o controle por completo ou optando por evitar encargos.

     

    ==> A liderança AUTOCRÁTICA constitui-se num processo em que o líder detém todo o poder, agindo de forma autoritária, sendo a execução da tarefa o seu foco principal.

     

    Letra B

     

    Fonte: RIBEIRO, Mirtes; SANTOS, Sheila Lopes dos e MEIRA, Taziane Graciet Balieira Martins. Refletindo sobre liderança em Enfermagem. Esc. Anna Nery [online]. 2006, vol.10, n.1 [citado em 2019-04-22], pp.109-115.

  • Assunto chato.


ID
2436160
Banca
FUNRIO
Órgão
SESAU-RO
Ano
2017
Provas
Disciplina
Enfermagem
Assuntos

O enfoque gerencial contemporâneo entende que as organizações são redes de negociações, admitindo-se o conflito como inerente a elas. Nesse enfoque, líderes de equipes precisam desenvolver habilidades de negociação para lidar com os conflitos, que refletem vários estilos. Em se tratando dos estilos para lidar com conflitos, o estilo colaborativo:

Alternativas
Comentários
  • Estilo colaborativo:

    > confrontador e cooperativo

    > 2 lados: interesse preservado e requer compromisso mútuo

    > Exige tempo e esforço

    > Não é indicado para questões triviais

    >Dá muito trabalho

    explicando as alternativas:

    A) contestador

    B) Aceitação

    C) Retirada

    D) compromisso

    E) colaborativo

    Já é uma boa revisão :D


ID
2476810
Banca
FUNDEP (Gestão de Concursos)
Órgão
HRTN - MG
Ano
2014
Provas
Disciplina
Enfermagem
Assuntos

Tomada de decisões, solução de problemas e raciocínio crítico são requisitos para uma liderança e administração de sucesso.

O modelo administrativo de tomada de decisões sugerido por Sorch (2000) inclui as seguintes etapas.

Assinale a alternativa CORRETA.

Alternativas
Comentários
  • Questão simples já nos mostra a sequencia correta numa resposta,entretanto valida!!

  • O modelos sugerido por Sorch (2000), conta com 8 passos:

    1. Determinar a importância e o contexto da decisão.

    2. Determinar os objetivos da decisão.

    3. Listar todas as opções.

    4. Investigar as opções promissoras.

    5. Estabelecer critérios para a tomada de decisão.

    6. Avaliar as opções em relação aos critérios.

    7. Selecionar as opções a serem buscadas.

    8. Analisar os riscos


ID
2491441
Banca
Marinha
Órgão
CSM
Ano
2017
Provas
Disciplina
Enfermagem
Assuntos

Assinale a opção que corresponde ao estilo de liderança que favorece a centralização do poder, promove o comportamento submisso do grupo e o enfraquecimento das iniciativas individuais.

Alternativas

ID
2680756
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
EBSERH
Ano
2018
Provas
Disciplina
Enfermagem
Assuntos

A respeito do posicionamento do enfermeiro como líder e agente de mudança, julgue o item subsecutivo, tendo como referência a legislação e a normatização em vigor.


No papel de liderança, o enfermeiro, em caso de emergência, poderá realizar serviços que, por sua natureza, competiriam a outro profissional.

Alternativas
Comentários
  • Considerando a Resolução COFEN nº 311 de 2007 que normatiza o Código de Ética dos Profissionais de Enfermagem e estabelece em seus artigos:

    Art.7º (Direitos) Recusar-se a executar atividades que não sejam de sua competência legal.

    Art.16º (Responsabilidades) Assegurar ao cliente uma assistência de Enfermagem livre de danos decorrentes de imperícia, negligência ou imprudência.

    Art.17º (Responsabilidades) Avaliar criteriosamente sua competência técnica e legal e somente aceitar encargos ou atribuições, quando capaz de desempenho seguro para si e para a clientela.

    Art. 30º (Proibições) Administrar medicamentos sem conhecer a ação da droga e sem certificar-se da possibilidade dos riscos.

    Art.41º (Responsabilidade e deveres)-Prestar informações, escritas e verbais, completas e fidedignas necessárias para assegurar a continuidade da assistência.

    Art. 50º (Proibições) Executar prescrições terapêuticas quando contrárias à segurança do cliente.

    Art.51º (Proibições) Prestar ao cliente serviços que por sua natureza incumbem a outro profissional, exceto em caso de emergência.

  • CERTO - OBSERVAR NOVO CÓDIGO

    RESOLUÇÃO COFEN Nº 0564/2017

    Aprova o novo Código de Ética dos Profissionais de Enfermagem.

    PROIBIÇÕES

    Art. 81 Prestar serviços que, por sua natureza, competem a outro profissional, exceto em caso de emergência, ou que estiverem expressamente autorizados na legislação vigente.

  • Para resolver essa questão, é necessário que o aluno tenha conhecimento sobre o posicionamento do enfermeiro como líder e agente de mudança tendo como referência a legislação e a normatização em vigor.

    No papel de liderança, o enfermeiro, em caso de emergência, poderá realizar serviços que, por sua natureza, competiriam a outro profissional. Essa aplicação se da apenas em situação com extremo risco de vida para o paciente e que a ação for a única possibilidade capaz de salvar esse.

    Resposta do Professor: Certo.


ID
2708398
Banca
COPEVE-UFAL
Órgão
UFAL
Ano
2018
Provas
Disciplina
Enfermagem
Assuntos

Marina é enfermeira coordenadora de enfermagem da clínica cirúrgica de um hospital público e está com uma situação conflituosa entre um técnico de enfermagem e uma das enfermeiras plantonistas. Para resolução da situação problema, ela conversou com as pessoas envolvidas solicitando compreensão. Nessa perspectiva, Marina está convidando esses trabalhadores a deixarem de lado o aspecto que restringe o bom desenvolvimento das relações interpessoais, denominado de

Alternativas
Comentários
  • Intolerância, óbvio!

  • Basta encontrar o termo que define a seguinte frase "o aspecto que restringe o bom desenvolvimento das relações interpessoais, denominado de _____". No caso, intolerância.

    Gabarito letra: D


ID
2792755
Banca
FCC
Órgão
Prefeitura de Macapá - AP
Ano
2018
Provas
Disciplina
Enfermagem
Assuntos

O desempenho da instituição hospitalar é diretamente proporcional ao desempenho do administrador que deve ter

Alternativas
Comentários
  • Gabarito C




    A) educação especializada em gestão da clínica. Errado - o administrador precisa gerir o hospital como um todo, não apenas a área clínica.


    B) responsabilidade para assegurar processos de trabalho que não considerem o rendimento coletivo e produtivo. Errado - deve-se considerar o rendimento coletivo e produtivo.


    C) consciência das funções básicas de planejamento, organização e liderança e dispor de grande capacidade de gestão administrativa. Certo - a alternativa descreveu funções necessárias para se administrar qualquer negócio.


    D) visão dos procedimentos burocráticos e clínicos das diversas áreas. Errado - o administrador precisa de uma visão mais global e não tão detalhada.


    E) conhecimento superficial e genérico das várias áreas que atua e estímulo para desenvolver programas de treinamentos especializados. Errado - é necessário conhecimento maior do que superficial e não é o administrador que deve desenvolver treinamentos especializados.

  • Vamos analisar a questão:


    A gestão da clínica é um conjunto de tecnologias de microgestão da clínica, destinado a prover uma atenção à saúde de qualidade: centrada nas pessoas; efetiva, estruturada com base em evidências científicas; segura, que não cause danos às pessoas e aos profissionais de saúde; eficiente, provida com os custos ótimos; oportuna, prestada no tempo certo; equitativa, de forma a reduzir as desigualdades injustas; e ofertada de forma humanizada. Ou seja, não é uma função direta do administrador hospitalar, é um dos braços de todo o sistema hospitalar. 


    O administrador deve considerar o rendimento coletivo e produtivo no desempenho de suas atividades. 

    O trabalho do administrador deve compreender a análise dos ambientes interno e externo (como economia, política, cultural, natural etc.); pesquisas e sondagens de parceiros, fornecedores, cidadãos atendidos ou usuários; mensuração dos objetivos e ações; diagnóstico de problemas; busca constante de novas informações, conhecimentos e aprendizagens; e inovação. A importância do administrador hospitalar é fundamental para a gestão de pontos específicos e comuns a qualquer organização, tais como a gestão de pessoas, custos, processos, finanças, compras e tecnologias. Ou seja, o administrador deve ter consciência das funções básicas de planejamento, organização e liderança e dispor de grande capacidade de gestão administrativa. 


    O administrador não precisa, necessariamente, conhecer os procedimentos clínicos, isso é de responsabilidade das pessoas envolvidas no cuidado especializado. 


    O administrador deve ter uma visão geral do trabalho hospitalar, porém a especialização vem por conta dos profissionais dedicados a cada área. 


    Gabarito do professor: letra C. 


    Bibliografia 

    Trigueiro, Francisco Mirialdo Chaves Teorias da Administração I/ Francisco Mirialdo Chaves Trigueiro, Neiva de Araújo Marques. – 3. ed. rev. ampli. – Florianópolis : Departamento de Ciências da Administração / UFSC; [Brasília] : CAPES : UAB, 2014. 

ID
2919784
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
EBSERH
Ano
2018
Provas
Disciplina
Enfermagem
Assuntos

A respeito do posicionamento do enfermeiro como líder e agente de mudança, julgue o item subsecutivo, tendo como referência a legislação e a normatização em vigor.


No papel de liderança, o enfermeiro, em caso de emergência, poderá realizar serviços que, por sua natureza, competiriam a outro profissional.

Alternativas
Comentários
  • Para resolver essa questão, é necessário que o aluno tenha conhecimento sobre o enfermeiro como líder e a legislação e a normatização em vigor.

    No papel de liderança, o enfermeiro, em caso de emergência, poderá realizar serviços que, por sua natureza, competiriam a outro profissional. Essa aplicação se da apenas em situação com extremo risco de vida para o paciente e que a ação for a única possibilidade capaz de salvar esse.

    Resposta do Professor: Certo.


ID
2919886
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
EBSERH
Ano
2018
Provas
Disciplina
Enfermagem
Assuntos

A respeito do posicionamento do enfermeiro como líder e agente de mudança, julgue o item subsecutivo, tendo como referência a legislação e a normatização em vigor.


Nos casos de suspensão das atividades profissionais motivadas por reivindicações da categoria, o enfermeiro, ainda que seja um agente de mudança, deve garantir a continuidade da assistência de enfermagem, desde que em condições que ofereçam segurança.

Alternativas
Comentários
  • CÓDIGO DE ÉTICA 564/2017

    Dos DEVERES:

    Art. 44 Prestar assistência de Enfermagem em condições que ofereçam segurança, mesmo em caso de suspensão das atividades profissionais decorrentes de movimentos reivindicatórios da categoria.

    Parágrafo único. Será respeitado o direito de greve e, nos casos de movimentos reivindicatórios da categoria, deverão ser prestados os cuidados mínimos que garantam uma assistência segura, conforme a complexidade do paciente.

  • deve ser prestado os cuidados mínimos que garantam uma assistência segura conforme a complexidade do paciente.

ID
2919889
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
EBSERH
Ano
2018
Provas
Disciplina
Enfermagem
Assuntos

A respeito do posicionamento do enfermeiro como líder e agente de mudança, julgue o item subsecutivo, tendo como referência a legislação e a normatização em vigor.


No papel de liderança, o enfermeiro, em caso de emergência, poderá realizar serviços que, por sua natureza, competiriam a outro profissional.

Alternativas
Comentários
  • Em caso de emergência, se capacitado, na ausência do outro profissional que compete a função... acho que caberia recurso.

  • mal formulada
  • Questão cabe recurso! O enfermeiro só poderá realizar serviços que competiriam a outro profissional, mesmo em caso de emergência, se o mesmo for capacitado!

  • apenas qd for capacitado.

ID
2919892
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
EBSERH
Ano
2018
Provas
Disciplina
Enfermagem
Assuntos

A respeito do posicionamento do enfermeiro como líder e agente de mudança, julgue o item subsecutivo, tendo como referência a legislação e a normatização em vigor.


É dever do enfermeiro responsabilizar-se por falta cometida no exercício da profissão, ainda que tenha sido praticada coletivamente.

Alternativas
Comentários
  • Art. 51 Responsabilizar­-se por falta cometida em suas atividades profissionais, independentemente de ter sido praticada individual ou em equipe, por imperícia, imprudência ou negligência, desde que tenha participação e/ou conhecimento prévio do fato. deveres

  • DEVER

    "CERTO"

  • Acho que esta questão coube recurso.. pq o artigo 51 trata-se para todos os profissionais, não só para o enfermeiro.

  • Art. 51 Responsabilizar-se por falta cometida em suas atividades profissionais, independentemente de ter sido praticada individual ou em equipe, por imperícia, imprudência ou negligência, desde que tenha participação e/ou conhecimento prévio do fato.

    Parágrafo único. Quando a falta for praticada em equipe, a responsabilidade será atribuída na medida do(s) ato(s) praticado(s) individualmente.


ID
3035119
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
EBSERH
Ano
2018
Provas
Disciplina
Enfermagem
Assuntos

A respeito do posicionamento do enfermeiro como líder e agente de mudança, julgue o item subsecutivo, tendo como referência a legislação e a normatização em vigor.


Nos casos de suspensão das atividades profissionais motivadas por reivindicações da categoria, o enfermeiro, ainda que seja um agente de mudança, deve garantir a continuidade da assistência de enfermagem, desde que em condições que ofereçam segurança.

Alternativas
Comentários
  • Gabarito: Certo.

     

     

    De acordo com a RESOLUÇÃO COFEN Nº 564/2017

    Aprova o novo Código de Ética dos Profissionais de Enfermagem.

     

     

    CAPÍTULO II – DOS DEVERES

     

    Art. 44 Prestar assistência de Enfermagem em condições que ofereçam segurança, mesmo em caso de suspensão das atividades profissionais decorrentes de movimentos reivindicatórios da categoria.

     

    Parágrafo único. Será respeitado o direito de greve e, nos casos de movimentos reivindicatórios da categoria, deverão ser prestados os cuidados mínimos que garantam uma assistência segura, conforme a complexidade do paciente.

  • O profissional de enfermagem mesmo em momentos de greves pela categoria de enfermagem em tal instituição tem que prestar os cuidados mínimo para uma assistência de enfermagem segura desde que tenha situação segura para prestar sua assistência.


ID
3035122
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
EBSERH
Ano
2018
Provas
Disciplina
Enfermagem
Assuntos

A respeito do posicionamento do enfermeiro como líder e agente de mudança, julgue o item subsecutivo, tendo como referência a legislação e a normatização em vigor.


No papel de liderança, o enfermeiro, em caso de emergência, poderá realizar serviços que, por sua natureza, competiriam a outro profissional.

Alternativas
Comentários
  • Item correto, porém acho que deveria ter no final especificando desde que o enfermeiro tem capacidade técnica e científica para tal

  • Gabarito: Errado.

     

    Concordo com a opinião da colega Lorena Mayara.

    Apesar do item ter sido considerado correto nessa questão caberia recurso pois somente o enfermeiro poderia realizar tal ação desde que tenha capacidade técnica e científica para tal.

     

     

    De acordo com a RESOLUÇÃO COFEN Nº 564/2017

    Aprova o novo Código de Ética dos Profissionais de Enfermagem.

     

    Art. 75 Praticar ato cirúrgico, exceto nas situações de emergência OU naquelas expressamente autorizadas na legislação, desde que possua competência técnica-científica necessária.

  • Questão errada o final teria que vim dizendo DESDE QUE POSSUA COMPETÊNCIA TÉCNICA-CIENTIFICA NECESSÁRIA

  • O item está CORRETO, porém acho que ficou incompleto.

    RESOLUÇÃO COFEN Nº 564/2017

    PROIBIDO

    Art.81 Prestar serviços que, por sua natureza, competem a outro profissional, exceto em casos de emergência, ou que estiverem expressamente autorizados na legislação vigente.

  • Nos casos de emergência o enfermeiro pode prestar serviço, de natureza de outro profissional, desde que tenha competência técnica-cientifica.


ID
3035125
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
EBSERH
Ano
2018
Provas
Disciplina
Enfermagem
Assuntos

A respeito do posicionamento do enfermeiro como líder e agente de mudança, julgue o item subsecutivo, tendo como referência a legislação e a normatização em vigor.


É dever do enfermeiro responsabilizar-se por falta cometida no exercício da profissão, ainda que tenha sido praticada coletivamente.

Alternativas
Comentários
  •  RESOLUÇÃO COFEN Nº 564/2017

    Art. 51 Responsabilizar-se por falta cometida em suas atividades profissionais, independentemente de ter sido praticada individual ou em equipe, por imperícia, imprudência ou negligência, desde que tenha participação e/ou conhecimento prévio do fato.

    Parágrafo único. Quando a falta for praticada em equipe, a responsabilidade será atribuída na medida do(s) ato(s) praticado(s) individualmente.

    Portanto o item está certo

  •  RESOLUÇÃO COFEN Nº 564/2017

    Art. 51 Responsabilizar-se por falta cometida em suas atividades profissionais, independentemente de ter sido praticada individual ou em equipe, por imperícia, imprudência ou negligência, desde que tenha participação e/ou conhecimento prévio do fato.

    Parágrafo único. Quando a falta for praticada em equipe, a responsabilidade será atribuída na medida do(s) ato(s) praticado(s) individualmente.

    Portanto o item está certo


ID
3278284
Banca
VUNESP
Órgão
PauliPrev - SP
Ano
2018
Provas
Disciplina
Enfermagem
Assuntos

Dentre os atributos essenciais para a liderança em enfermagem

Alternativas
Comentários
  • GABARITO LETRA E

    estão as características inerentes à própria pessoa, traduzindo-se em qualidades pessoais que norteiam suas ações.

  • A prática da liderança em enfermagem não difere na essência de outras áreas. A liderança é necessária em todos os tipos de organização que são subdivididas em departamentos . Onde administrar precisa conhecer a natureza humana e saber conduzir as pessoas , e ter principalmente a capacidade de resolução de problemas e atividades frente ao mesmos.

  • Questão retirada do artigo : "A COMPETÊNCIA DA LIDERANÇA EM ENFERMAGEM: CONCEITOS, ATRIBUTOS ESSENCIAIS E O PAPEL DO ENFERMEIRO LÍDER"

    Atributos essenciais para liderança em enfermagem:

    Nesta categoria, abordamos aspectos ou atributos relevantes que devem estar presentes, ou até mesmo serem desenvolvidos, no profissional líder de enfermagem. Atributos são características inerentes à própria pessoa, traduzindo-se em qualidades pessoais que norteiam suas ações, sendo de imensurável relevância para o exercício de atividades profissionais. Alguns atributos têm sua origem na personalidade (exemplo: integridade); outros, nas características pessoais (flexibilidade) e outros nas capacidades individuais (compreensão dos conceitos)

  • Para resolver essa questão, é necessário que o aluno tenha conhecimento sobre liderança em enfermagem.

    A) INCORRETO, porque a liderança não é da personalidade, das características pessoais e das capacidades individuais. A liderança é algo trabalhado, não apenas por quem teve sucessivas vivências em diferentes cargos de chefia, mas em enfermeiros que se esforçam para desenvolver a habilidade de liderança, independente de suas características pessoais.

    B) INCORRETO. Líderes se inscrevem habilidades técnicas, administrativas e relacionais que garantem o exercício da liderança a todo o grupo e não apenas as preferências do grupo e da direção dos estabelecimentos assistenciais de saúde. Essa característica não tem relação com classe social. 

    C) INCORRETA. O líder deve incluir o raciocínio crítico para avaliar condições de trabalho, apontar desempenhos ineficientes e empreender estratégias para melhoria do processo de trabalho do grupo. Não há necessidade de confronto com dirigentes para conquistas que resultem em benefícios.

    D) INCORRETO. O líder se destaca na manutenção de boa rede de relacionamentos com sua equipe. Não deve haver antecipação de movimentos dos subordinados para que este possa se antecipar e impedi-los de organizarem resistência ao seu comando. Muitas vezes as ideias vindas da equipe trazem muito mais benefícios ao trabalho, pois estes estão incluídos no processo de assistência direta e podem contribuir com sua experiência pratica.

    E) CORRETO, pois todo líder tem características inerentes à própria pessoa, que se traduzindo em qualidades pessoais que norteiam suas ações e afetam diretamente a gestão do grupo, propiciando um ambiente de qualidade.

    Resposta do Professor: E.



ID
3278287
Banca
VUNESP
Órgão
PauliPrev - SP
Ano
2018
Provas
Disciplina
Enfermagem
Assuntos

Há três principais sentidos para o desenvolvimento da Supervisão:

Alternativas
Comentários
  • Gabarito: letra A controle, educação e articulação política.

  • Questão retirada do artigo: "Supervisão de enfermagem para a integralidade do cuidado"

    SCIELO

    Trecho: A produção científica sobre supervisão aponta três principais sentidos para seu desenvolvimento: controle, educação e articulação política

  • Supervisão em enfermagem é um processo educativo e contínuo, que consiste em motivar e orientar os supervisionados na execução das atividades com base nas normas, a fim de manter elevada a qualidade do serviço prestado . A característica da Supervisão :

    _Caráter educativo;

    _Caráter de controle;

    _Caráter de articulação política;

  • Para resolver essa questão, é necessário que o aluno tenha conhecimento sobre liderança em enfermagem e administração em enfermagem.

    Segundo Chaves, et al. (2017) os três principais sentidos para o desenvolvimento da Supervisão são: o controle, a educação e a articulação política (letra A).

    O controle vem como instrumento para repensar o trabalho e facilitar a atuação gerencial e assistencial, relacionada ao desenvolvimento de competências da equipe de enfermagem. A educação vem da possibilidade de construção coletiva para melhoria do trabalho por meio da educação permanente dos trabalhadores. A articulação política permeia o monitoramento do processo de trabalho e à educação, uma vez que tais ações conduzem a posicionamentos ético-políticos.

    As demais alternativas trazem características que não são ligadas a definição que os autores apresentam.

    Resposta do Professor: A

    Referencia: CHAVES, Lucieli Dias Pedreschi et al. Supervisão de enfermagem para a integralidade do cuidado. Rev. Bras. Enferm.,  Brasília ,  v. 70, n. 5, p. 1106-1111,  Oct.  2017.


ID
3302623
Banca
AOCP
Órgão
Prefeitura de Belém - PA
Ano
2018
Provas
Disciplina
Enfermagem
Assuntos

Uma enfermeira é apontada pela equipe em que trabalha como uma supervisora que tem um estilo de liderança autocrático, sendo que uma das características desse tipo de líder é

Alternativas
Comentários
  • Liderança Autocrática (Foco no Chefe): Neste modelo,o líder é o centro de todas as atenções e decisões e,como tal, centraliza o poder em si e não permite que os liderados participem em quase nada.

    Líder Democrático (Foco no Líder e na Equipe): Este líder caminha na direção oposta do anterior, pois conduz de forma democrática a sua gestão, ou seja, incluindo os seus liderados nas decisões e fazendo com que participem ativamente da construção de soluções e resultados.

    Líder Liberal (Foco na Equipe): Defende total liberdade à equipe e que esta decida, por si só, quais são os melhores caminhos e soluções. (LAISSEZ-FAIRE)

    Liderança Situacional (Foco nas Situações e no Nível de Maturidade dos Profissionais): É exercida de acordo com o nível de maturidade dos profissionais da empresa e também com base nas situações apresentadas na organização. Ou seja,a Liderança Situacional é completamente adaptativa.


ID
3941245
Banca
OBJETIVA
Órgão
Prefeitura de Pinto Bandeira - RS
Ano
2019
Provas
Disciplina
Enfermagem
Assuntos

De acordo com MARQUIS e HUSTON, lideranças e administradores de enfermagem precisam compor uma base de poder pessoal para promover as metas organizacionais, desempenhar o papel de líder, executar as funções administrativas e satisfazer as metas pessoais. Em relação a algumas sugestões de estratégias para o aumento de poder, analisar os itens abaixo:


I. Líderes precisam manter a energia pessoal. Líderes eficientes usam o tempo necessário para retomar assuntos, refletir, descansar e divertir-se quando cansados.


II. Um líder precisa manter uma visão ampla. O administrador de sucesso reconhece não somente como cada unidade se encaixa no todo, mas como a instituição, como um todo, se encaixa no esquema de toda a comunidade.

Alternativas
Comentários
  • Esse líder é um Super Herói, que quando está cansado ao invés de descansar vai se divertir...

ID
3978196
Banca
Instituto Excelência
Órgão
Prefeitura de Lucélia - SP
Ano
2017
Provas
Disciplina
Enfermagem
Assuntos

A liderança na execução e avaliação do Processo de Enfermagem, de modo a alcançar os resultados de enfermagem esperados, cabendo-lhe, privativamente, o diagnóstico de enfermagem acerca das respostas da pessoa, família ou coletividade humana em um dado momento do processo saúde e doença, bem como a prescrição das ações ou intervenções de enfermagem a serem realizadas, face a essas respostas. Estas funções devem ser desenvolvidas por qual profissional?

Alternativas

ID
4838551
Banca
Exército
Órgão
EsFCEx
Ano
2020
Provas
Disciplina
Enfermagem
Assuntos

Nas relações de trabalho, o reconhecimento da ocorrência de diferenças de estilo em um processo de negociação pode facilitar o entendimento da argumentação apresentada pelas partes e a solução de conflitos.

Nesse contexto, uma das classificações existentes para caracterizar estilos de negociação e abordagem de conflitos é a proposta por Hampton (In: Kurcgant, 2016), sendo que o “estilo da retirada”

Alternativas
Comentários
  • Para resolver essa questão, é necessário que o aluno tenha conhecimento sobre liderança em enfermagem.

    A) Incorreto. O estilo confrontador é indicado quando os objetivos têm importância relativa, não justificando o confronto ou quando não há pressões de tempo, podendo aguardar uma oportunidade para a negociação. Há troca de concessões, satisfazendo as partes envolvidas.


    B) Incorreto. O
    Estilo ardiloso tende a ser indicado quando o interesse da outra parte, no conflito, é muito mais importante, ou quando se pretende obter um crédito para negociação futura.


    C) Incorreto. O
    Estilo amigável é bem adotado quando é fundamental encontrar soluções nas quais os dois lados têm os interesses preservados. Exige compromisso mútuo, tempo e esforço, não sendo indicado para questões triviais.


    D) Incorreto. O
    Estilo restritivo/ duro é indicado em situações que exigem ações decisivas, rápidas e emergenciais ou quando há um índice significativo de rejeição de propostas e interesses das pessoas envolvidas no processo. 


    E) Correto. O “estilo da retirada” tende a ser adequado em questões triviais ou quando o benefício de não enfrentar o conflito prevalece sobre seu enfrentamento naquela ocasião. Pode se compor em tática, acumulando forças e conquistando aliados para fortalecer a negociação.

     

    Resposta do Professor: E.


ID
4876444
Banca
VUNESP
Órgão
EBSERH
Ano
2020
Provas
Disciplina
Enfermagem
Assuntos

Na formação e no desenvolvimento de enfermeiros líderes como agente de mudança, o coaching é um processo que

Alternativas
Comentários
  • Para resolver essa questão, é necessário que o aluno tenha conhecimento sobre liderança em enfermagem.

    Na formação e no desenvolvimento de enfermeiros líderes como agente de mudança, o coaching é um processo que favorece o autoconhecimento e o estabelecimento de metas por meio de uma análise profunda do indivíduo, provocando a reflexão sobre perspectivas, mentalidades e crenças e estimulando a capacidade de autoliderança (Letra B). Nesse tipo de formação o foco é no individuo e não no problema.


    A) Incorreto. O coaching preciosa promover o autoconhecimento para depois ter um comportamento organizacional que atua com abordagem individual ou coletiva. De modo que após essa estratégia, quando um grupo de indivíduos se reúne para trabalhar suas questões em parceria com um facilitador para desenvolver, em grupo, planos para solucionar as dificuldades são apontados.


    B) Correto.

     

    C) Incorreto. Na situação em que proporciona a identificação das carências e demandas e direciona a mudança por meio de passos definidos, apresentando efeitos importantes com resultados positivos, exceto o estabelecimento de certa dependência entre o enfermeiro e o seu coach, difícil de ser superado, o enfermeiro não esta se formando líder, pois ele não assume o controle.

    D) Incorreto. Estimula o processo de mudança, fazendo o enfermeiro identificar a necessidade de tomar a decisão de mudar, por direcionar a reflexão-ação rumo à busca de maior compreensão de si. Não busca a aceitação pelos pares e colaboradores e conquistar o apreço dos superiores e dos clientes internos e externos.


    E) Incorreto. Promove o indivíduo de um estado atual para um estado de maior autoconhecimento e não acomodação aos padrões vigentes na cultura institucional. É  acrescentado maturidade e diminuído atitudes geradoras de conflitos e atritos, que aparentemente ensejam mudanças mas que só trazem sofrimento para o indivíduo e para o grupo de trabalho.

     

    Resposta do Professor: B.

  • favorece o autoconhecimento e o estabelecimento de metas por meio de uma análise profunda do indivíduo, provocando a reflexão sobre perspectivas, mentalidades e crenças e estimulando a capacidade de autoliderança.


ID
5159707
Banca
Instituto Excelência
Órgão
Prefeitura de Diorama - GO
Ano
2019
Provas
Disciplina
Enfermagem
Assuntos

Não basta ao profissional de saúde ter conhecimentos básicos e habilidades em aleitamento materno. Ele precisa ter também competência para se comunicar com eficiência, o que se consegue mais facilmente usando a técnica do aconselhamento em amamentação. Aconselhar não significa dizer à mulher o que ela deve fazer; significa ajudá-la a tomar decisões, após ouvi-la, entendê-la e dialogar com ela sobre os prós e contras das opções. No aconselhamento, é importante que as mulheres sintam que o profissional se interessa pelo bem-estar delas e de seus filhos para que elas adquiram confiança e se sintam apoiadas e acolhidas. Em outras palavras, o aconselhamento, por meio do diálogo, ajuda a mulher a tomar decisões, além de desenvolver sua confiança no profissional. Os seguintes recursos são muito utilizados no aconselhamento, não só em amamentação, mas em diversas circunstâncias. Com base nessa informação analise as afirmativas abaixo:


I - Praticar a comunicação não-verbal (gestos, expressão facial). Por exemplo, sorrir, como sinal de acolhimento, balançar a cabeça afirmativamente, como sinal de interesse, tocar na mulher ou no bebê, quando apropriado, como sinal de empatia.


II - Remover barreiras como mesa, papéis, promovendo maior aproximação entre a mulher e o profissional de saúde.


III - Oferecer poucas informações em cada aconselhamento, as mais importantes para a situação do momento.


Sobre os itens acima, está CORRETO o que se afirma em:

Alternativas

ID
5211946
Banca
FURB
Órgão
Prefeitura de Doutor Pedrinho - SC
Ano
2020
Provas
Disciplina
Enfermagem
Assuntos

Os estilos de liderança podem influenciar diretamente a eficiência de uma organização e a qualidade dos resultados obtidos (NARCISO, 2018). Ao encontro disso, um dos estilos comuns de liderança é o laissez-faire, ou então, liderança liberal. Isso posto, são características deste tipo de liderança:

Alternativas
Comentários
  • A- LIDERANÇA DEMOCRÁTICA

    B-LIDERANÇA AUTORITÁRIA

    C-LIDERANÇA LIBERAL

    D-LIDERANÇA TRANSFORMACIONAL

    E-LIDERANÇA DEMOCRÁTICA

  • Sem interferência "deixa fazer"

  • Resposta correta - letra C.

    a) Democrática

    b) Autocrática

    d) Situacional

    e) Transacional


ID
5212090
Banca
FURB
Órgão
Prefeitura de Guabiruba - SC
Ano
2019
Provas
Disciplina
Enfermagem
Assuntos

A liderança é um processo através do qual uma pessoa, no caso o enfermeiro, influencia as ações de outros para a determinação e a consecução de objetivos, o que implica definir e planejar a assistência de enfermagem num cenário interativo (TREVIZAN, et al, 1997). Com relação aos estilos de liderança, assinale a alternativa correta:

Alternativas
Comentários
  • Situacional: estilo para cada situação

    Autocrática: "chefe" sem participação dos demais

    Democrática: participativa ou consultiva

    Transicional ou transformacional: considera o coletivo

  • COMPLEMENTANDO:

    LAISSEZ- FAIRE: deixar fazer a solta

    GERENCIAL: voltada para pessoas e processos

    CONTENGENCIAL: estilo para cada situação

    MOTIVACIONAL : teorias motivacionais

    DIRECIONAL: realiza tarefas

    COACHING: educador

    TRANSFORMACIONAL : considera o coletivo

    BORA PQ ESTÁ DIFÍCIL PRA TODO MUNDO

  • Resposta correta - Letra B


ID
5573755
Banca
FUNDATEC
Órgão
Prefeitura de Vacaria - RS
Ano
2021
Provas
Disciplina
Enfermagem
Assuntos

A liderança pode ser definida como uma influência interpessoal exercida em uma dada situação e dirigida por meio do processo de comunicação para a consecução de um ou mais objetivos específicos. Sobre os tipos de poder que um líder pode possuir, de acordo com Chiavenato, relacione a Coluna 1 à Coluna 2.


Coluna 1

1. Coercitivo.

2. Recompensa.

3. Legitimado.

4. Competência.

5. Referência.


Coluna 2

( ) É o poder com base na especialidade, nas aptidões ou no conhecimento técnico da pessoa.

( ) O liderado percebe que o fracasso em atender às exigências do líder pode levar a alguma penalidade.

( ) Poder que decorre do cargo.

( ) Apoia-se no reconhecimento que o liderado espera do líder.

( ) É fundamentado na atuação e no apelo. O líder é admirado por certos traços de personalidade.


A ordem correta de preenchimento dos parênteses, de cima para baixo, é:
 

Alternativas