SóProvas


ID
1871455
Banca
FGV
Órgão
MPE-MS
Ano
2013
Provas
Disciplina
Psicologia
Assuntos

Toda avaliação é um processo de julgar o valor e as qualidades de uma pessoa.  

Quando um gestor “… estende uma avaliação positiva ou negativa de uma pessoa para todos os itens da avaliação, sem fazer uma análise adequada de cada um dos fatores separadamente, ou seja, se ele é bom em algo, automaticamente torna‐se bom em tudo", está cometendo o erro de avaliação denominado

Alternativas
Comentários
  • O que é o Efeito Halo?

     

    Consiste na generalização equivocada emitida a partir de uma só característica, qualidade, objeto ou pessoa, ou seja, quando previamente julgamos, e a partir disto generalizamos outras características.

     

    Fonte: http://amenteemaravilhosa.com.br/o-que-e-o-efeito-halo/

  • EFEITO HALO.

    É a tendência que uma pessoa pode ter de generalizar

    avaliações positivas com base em poucos fatores

    observados.

    EFEITO HORN

    É o oposto do efeito Halo. É a tendência que uma pessoa

    pode ter de generalizar avaliações negativas com base

    em poucos fatores observados.

  • Gab. D

     

    Efeito Halo (generalização) -> é a tendência de nivelar o julgamento de uma pessoa por cima ou por baixo. O avaliador generaliza um aspecto do desempenho, bom ou ruim, e aplica para todos os quesitos. 

     

    Algumas bancas e alguns autores dividem o efeito Halo em dois: efeito Halo e efeito Horn.

     

    No efeito Halo, o julgamento é nivelado por cima (pontos positivos), enquanto no efeito Horn a avaliação é nivelada por baixo (pontos negativos).

     

     

     

    Andreia Ribas.

  • Letra D.

     

    Outra questão ajuda fixar.

     

    (CESGRANRIO/BACEN/Analista do Banco Central - Área 4/2010) Na última avaliação de desempenho, Guilherme se sentiu profundamente injustiçado. De acordo com ele, a sua avaliação não reflete o seu real desempenho. O seu chefe o descreveu como uma pessoa muito introvertida e pouco motivada, que não sabe impor suas opiniões e que não gosta de trabalhar em equipe. Guilherme discorda dessa avaliação e se defende dizendo que, apesar de ser tímido, se dá bem com seus colegas de trabalho e que consegue, sempre, superar as suas metas de desempenho. Se for verdade o que Guilherme está dizendo, seu superior está cometendo um erro típico de avaliação de desempenho conhecido como:


    a) preconceito.
    b) estereótipo.
    c) percepção seletiva.
    d) efeito de halo.
    e) efeito de tendência central.
     

    Comentário:
     

    Note que o próprio comando da questão diz: o funcionário se acha tímido, mas se dá bem com os colegas. A avaliação do chefe foi feita com base na generalização da timidez. Trata-se, portanto, do erro de generalização, ou efeito Halo.

     

    Prof. Carlos Xavier

  • 2. Tendência Central

    Por medo ou insegurança, o avaliador deixa de atribuir notas muito baixas para não prejudicar o avaliado; ou muito altas, para não ter que justificá-las no futuro.