-
De acordo com Parsons a sada de aula é considerada como o principal agente e espaço de socialização.
Para Marx as instituições = intrumento das classes dominantes .
-
O EIXO REVOLUCIONÁRIO está nas CONDIÇÕES ECONÔMICAS E MATERIAIS.
A Escola para Marx serve de instrumento de transformação social, MAS, infelizmente a Escola é vista como mantenedora do status quo.
A Educação não pode encaminhar a SUPERAÇÃO EFETIVA DO MODO DE PRODUÇÃO - entendido como um todo, pois a EDUCAÇÃO é apenas uma PARTE DO SISTEMA, UM PILAR DO PROCESSO - UM DOS INSTRUMENTOS DE TRANSFORMAÇÃO.; (Fonte: questão Cespe e Prof. Leandro Gabriel)
-
Embora a escola (instituições de ensino), o partido e o sindicato fossem tidos como espaços promissores e férteis para a materialização da ideologia socialista, Marx entendia que as instituições, naquela conjuntura social, eram mantenedoras do status quo, da dominação social da classe dominante. Portanto, não é correto dizer que as instituições de ensino são por excelência o centro irradiador do processo de revolução.
GABARITO: questão “ERRADA”
-
Segundo Marx a Escola servia como objeto de manipulação para dominar as massas, pela a classe dominante.
-
Na concepção própria de Marx a escola não é um centro no processo revolucionário. No entanto, a questão pode nos confundir devido aos pensadores progressistas de linha marxista considerarem a importância da escola nos processos de transformação da sociedade.