-
Na redação dos objetivos específicos, o professor pode indicar também as atitudes e convicções em relação à matéria, ao estudo, ao relacionamento humano, à realidade social (atitude científica, consciência crítica, responsabilidade, solidariedade etc.). Embora dificilmente possam ser transformados em proposições expressando resultados, esses itens fazem parte dos objetivos e tarefas docentes.
-
Não entendi
-
No planejamento, além de inserir com conteúdos formais, eu também insiro os do currículo oculto. Acredito que a questão se refira a isso.
-
''ainda que esses itens dificilmente possam ser transformados em proposições e resultados'' quer dizer que o professor pode elencar objetivos inalcançáveis?
-
Questão contraditória, pois o educador deve evitar inserir em seu planejamento (mesmo que em se tratando do conteúdo oculto) objetivos inatingíveis ou desconexos com a realidade do aluno (uma vez que são inadequados ao contexto social dos discentes e podem gerar uma frustração), bem como descontextualizados em relação à demanda destes alunos.
Questão que caberia recurso!
-
Currículo Oculto é o termo usado para denominar as influências que afetam a aprendizagem dos alunos e o trabalho dos professores. O currículo ocultorepresenta tudo o que os alunos aprendem diariamente em meio às várias práticas, atitudes, comportamentos, gestos, percepções, que vigoram no meio social e escolar.
http://educere.bruc.com.br/arquivo/pdf2015/20718_9780.pdf
É COMPLETAMENTE DIFERENTE DE:
"Ao redigir os objetivos específicos em um plano de ensino, o professor pode indicar as atitudes e convicções em relação à matéria, ao estudo, ao relacionamento humano e à realidade social, ainda que esses itens dificilmente possam ser transformados em proposições e resultados."
-
Fiquei com dúvida nessa questão.
-
Ele não está descrevendo os objetivos gerais?