SóProvas


ID
1871797
Banca
IF-PE
Órgão
IF-PE
Ano
2013
Provas
Disciplina
Administração Geral
Assuntos

Frederick Taylor, ao formalizar sua teoria da Administração Científica, buscava contribuir para a funcionalidade, a eficácia e a eficiência dos processos produtivos. Sobre as ideias deste movimento, analise as alternativas a seguir:  

I. A ideia central do homem era a do homo complexo o qual tem necessidades múltiplas e complexas, como desejo de autodesenvolvimento, realização e autonomia de pensamento que deverão ser consideradas pela direção. 

II. Os princípios da administração científica são: seleção e treinamento de pessoal, salários altos e custos baixos de produção, identificação da melhor maneira de executar tarefas e cooperação entre administradores e trabalhadores.

III. A administração científica opôs-se ao clientelismo e ao protecionismo do sistema de produção artesanal no qual se encontravam resquícios da autoridade tradicional descrita por Max Weber.

IV. Para este movimento, os comportamentos do trabalho não são consequências apenas do salário e das aptidões técnicas dos funcionários uma vez que as necessidades de reconhecimento e de segurança interferem no desempenho individual.

Analisadas as proposições acima conclui-se que.  

Alternativas
Comentários
  • Administração Científica dentro de seu Contexto Histórico:

    1) Regulamentação do trabalho

    2) Diminuição do clientelismo e do protecionismo do sistema de produção artesanal

    3) Oportunidades iguais para todos os operários

  • GABARITO: letra D

     

    Sobre as proposições incorretas:

    I. A Administração Científica baseou-se no conceito de homem econômico (homo economicus). Segundo esse conceito, toda pessoa é concebida como influenciada exclusivamente por recompensas salariais, econômicas e materiais.

    IV. Se a primeira está errada, a quarta também está. As necessidades humanas ligadas à fatores intrínsecos (como a necessidade de reconhecimento) não eram consideradas pela teoria da Administração Científica.

  • Alguém pra esmiuçar essa questão?? 

  • Não é de hoje que na teoria das organizações surgiram as mais diversas concepções sobre o comportamento humano. Cada concepção acentuou determinada característica e certa conduta das pessoas, como forma de administrar as organizações:

    1. A primeira concepção surgiu no século XX, com Taylor e seus colaboradores. Foi a Teoria da Administração Científica. Nela abordou-se o homem como motivado exclusivamente por recompensas financeiras e econômicas, por isso, essa concepção foi chamada de Homo economicus – homem econômico.

    2. A segunda concepção surgiu em 1930, com a Teoria das Relações Humanas de Mayo e outros. Combate o racionalismo da Teoria da Administração Científica e aborda o homem como homo social, cujas motivações são sociais e simbólicas. Que todo esforço do homem objetiva satisfazer suas necessidades sociais e de autoestima.

    3. A terceira concepção tenta integrar o homem econômico e o homem social, chamada Teoria Estruturalista. Surgiu no início de 1950 e preocupa-se em conceituar o homem como homem organizacional, como parte das empresas e ocupante de vários papéis nas várias organizações em que participa. Suas motivações são sociais e econômicas.

    4. A quarta concepção surgiu com a Teoria Comportamental, que conceitua o homem administrativo, ou seja, como incansável processador de informações e tomador de decisões. Para essa concepção as pessoas são motivadas pelo processo decisório e buscam soluções que venham trazer satisfação para os envolvidos.

    5. A quinta concepção surgiu com a Teoria da Contingência, no início de 1970. Aborda o homem complexo, cada indivíduo é um mundo à parte, uma realidade distinta das demais. Nada é absoluto, tudo é relativo. Ao mesmo tempo plural e singular. E, mais uma vez, composto por cognições, percepções, motivações.
     

     

    Princípios da Administração Científica

    Em seu segundo livro “Principles of Scientific Management” (Princípios de Administração Científica), publicado em 1911, Taylor apresenta seus estudos, porém com maior ênfase em sua filosofia, e introduz os quatro princípios fundamentais da administração científica:

    Princípio de planejamento – substituição de métodos empíricos por procedimentos científicos – sai de cena o improviso e o julgamento individual, o trabalho deve ser planejado e testado, seus movimentos decompostos a fim de reduzir e racionalizar sua execução.

    Princípio de preparo dos trabalhadores – selecionar os operários de acordo com as suas aptidões e então prepará-los e treiná-los para produzirem mais e melhor, de acordo com o método planejado para que atinjam a meta estabelecida.

    Princípio de controle – controlar o desenvolvimento do trabalho para se certificar de que está sendo realizado de acordo com a metodologia estabelecida e dentro da meta.

    Princípio da execução – distribuir as atribuições e responsabilidades para que o trabalho seja o mais disciplinado possível.

  • A administração científica opôs-se ao clientelismo e ao protecionismo do sistema de produção artesanal no qual se encontravam resquícios da autoridade tradicional descrita por Max Weber. ???

     

    Como assim resquícios da autoridade tradicional descrita por Weber? A buroracia não foi depois da Administraç ão Científica?

  • Realmente no sistema de guildas e associações de artesões predominava a autoridade do tipo Tradicional, que foi descrita por Max Weber. Não importa se ele nasceu depois da teoria científica, pois não é sobre ordem cronológica das teorias adm que a questão está perguntando, mas sim sobre conceitos. E o conceito weberiano de autoridade tradicional se aplica às organizações pré-administração científica.

  • Não tem como uma teoria posterior deixar "resquícios" em uma teoria anterior. Não há logica nisso...

    O que ocorreu foi que elas tinham alguns traços semelhantes.O que é bem diferente...

  • Princípio da administração Científica...salários altos??