SóProvas


ID
1871947
Banca
COMPERVE
Órgão
UFRN
Ano
2015
Provas
Disciplina
Direito Administrativo
Assuntos

De acordo com as disposições referentes a inquérito administrativo, estatuídas na Lei nº 8.112/90,

Alternativas
Comentários
  • Seção I

    Do Inquérito

            Art. 153.  O inquérito administrativo obedecerá ao princípio do contraditório, assegurada ao acusado ampla defesa, com a utilização dos meios e recursos admitidos em direito.

  • a) correta

    b) o presidente da comissão poderá denegar pedidos considerados impertinentes ou meramente protelatórios.

    c) o indiciado será citado por mandado expedido pelo presidente da comissão, para apresentar defesa no prazo de dez dias.

    d) o incidente de sanidade mental será processado em auto apartado e apenso aos autos do processo principal, após a expedição do laudo pericial.

  • a) (ART. 153). correta

    b)  (ART. 156, parágrafo 1°) o presidente da comissão poderá denegar pedidos considerados impertinentes ou meramente protelatórios.

    c) (ART. 161, parágrafo 1°) o indiciado será citado por mandado expedido pelo presidente da comissão, para apresentar defesa no prazo de dez dias.

    d) (ART. 160, parágrafo único) o incidente de sanidade mental será processado em auto apartado e apenso aos autos do processo principal, após a expedição do laudo pericial.

  • a)

    ao acusado é assegurada a ampla defesa, com a utilização de todos os meios e recursos admitidos em direito.

  • -
    quanto a assertiva D, vide art. 160, §único da Lei 8112/90:

    "O incidente de sanidade mental será processado em
    auto apartado
    e apenso ao processo principal, após expedição do laudo pericial."
     

  • a) CORRETA (art. 153 - O inquérito administrativo obedecerá ao principio do contraditório, assegurada ao acusado ampla defesa, com a utilização dos meios e recursos admitidos em direito);

    b) ERRADA ( art. 156 §1º - O presidente da comissão poderá denegar pedidos considerados impertinentes, meramente protelatórios, ou de nenhum interesse para os esclarecimentos dos fatos);

    c) ERRADA (art. 161 §1º O indiciado será citado por mandado expedido pelo presidente da comissão para apresentar defesa escrita, no prazo de 10 dias);

    d) ERRADA (art. 160 parágrafo único - O incidente de sanidade mental será processado em auto apartado e apenso ao processo principal, após a expedição do laudo pericial).

  • a) Art. 153.  O inquérito administrativo obedecerá ao princípio do contraditório, assegurada ao acusado ampla defesa, com a utilização dos meios e recursos admitidos em direito. (correta)

    b) Art. 156. § 1o  O presidente da comissão poderá denegar pedidos considerados impertinentes, meramente protelatórios, ou de nenhum interesse para o esclarecimento dos fatos.

    c) Art. 161. § 1o  O indiciado será citado por mandado expedido pelo presidente da comissão para apresentar defesa escrita, no prazo de 10 (dez) dias, assegurando-se-lhe vista do processo na repartição.

    d) Art. 160. Parágrafo único.  O incidente de sanidade mental será processado em auto apartado e apenso ao processo principal, após a expedição do laudo pericial.

  • GABARITO A!

  • Prazos para defesas:

    1- regra geral : 10 dias

     

    2- mais de um indiciado: 20 dias

     

    3- diligências indispensáveis : prazo em dobro

     

    4- Se o indiciado não for localizado (lugar incerto e não sabido): 15 dias, a contar da última publicação(citação por edital).

     

    Bons estudos!

  • A questão em tela versa sobre a disciplina de Direito Administrativo, a lei 8.112 de 1990 e os dispositivos desta relativos ao inquérito administrativo, sendo este uma das fases do processo administrativo disciplinar.

    Nesse sentido, dispõe o artigo 151, da citada lei, o seguinte:

    "Art. 151. O processo disciplinar se desenvolve nas seguintes fases:

    I - instauração, com a publicação do ato que constituir a comissão;

    II - inquérito administrativo, que compreende instrução, defesa e relatório;

    III - julgamento."

    Com efeito, de acordo com o artigo 155, da citada lei, "na fase do inquérito, a comissão promoverá a tomada de depoimentos, acareações, investigações e diligências cabíveis, objetivando a coleta de prova, recorrendo, quando necessário, a técnicos e peritos, de modo a permitir a completa elucidação dos fatos."

    Analisando as alternativas

    Letra a) Esta alternativa está correta e é o gabarito em tela. Conforme o artigo 153, da citada lei, "o inquérito administrativo obedecerá ao princípio do contraditório, assegurada ao acusado ampla defesa, com a utilização dos meios e recursos admitidos em direito."

    Letra b) Esta alternativa está incorreta, pois, conforme o § 1º, do artigo 156, da citada lei, "o presidente da comissão poderá denegar pedidos considerados impertinentes, meramente protelatórios, ou de nenhum interesse para o esclarecimento dos fatos."

    Letra c) Esta alternativa está incorreta, pois, conforme o § 1º, do artigo 161, da citada lei, "o indiciado será citado por mandado expedido pelo presidente da comissão para apresentar defesa escrita, no prazo de 10 (dez) dias, assegurando-se-lhe vista do processo na repartição."

    Letra d) Esta alternativa está incorreta, pois dispõe o artigo 160, da citada lei, o seguinte:

    "Art. 160. Quando houver dúvida sobre a sanidade mental do acusado, a comissão proporá à autoridade competente que ele seja submetido a exame por junta médica oficial, da qual participe pelo menos um médico psiquiatra.

    Parágrafo único. O incidente de sanidade mental será processado em auto apartado e apenso ao processo principal, após a expedição do laudo pericial."

    Gabarito: letra "a".