-
Gab. E
O correto seria garantia real ou fiduciária.
-
A debênture é emitida com garantias dadas ao investidor, para assegurar o cumprimento das obrigações do emissor.
Essas garantias devem estar descritas na escritura da emissão. Conheça as principais garantias e as regras para cada uma delas:
Real
Garantida por bens do Ativo da companhia, especificados nos documentos de emissão. O valor de emissão é limitado a 80% dos bens dados em garantia, da companhia emissora ou de terceiros, quando o valor da emissão superar o capital social da companhia emissora.
Flutuante
A garantia flutuante assegura à debênture privilégio geral sobre o ativo da companhia, mas não impede a negociação dos bens que compõem esse ativo. O valor de emissão é limitado a 70% do valor contábil do ativo da companhia, diminuído do montante de suas dívidas garantidas por direitos reais.
http://www.comoinvestir.com.br/debentures/riscos/especies-e-garantias/paginas/default.aspx
-
A debênture é um valor mobiliário emitido por sociedades por ações, representativo de dívida, que assegura a seus detentores o direito de crédito contra a companhia emissora.
Consiste em um instrumento de captação de recursos no mercado de capitais, que as empresas utilizam para financiar seus projetos. É uma forma também de melhor gerenciar suas dívidas.
Garantias
A emissão da debênture poderá ser efetuada com ou sem garantias. No caso da emissão com garantia, temos:
Garantia Real - envolvendo o comprometimento de bens ou direitos que não poderão ser negociados sem a aprovação dos debenturistas, para que a garantia não fique comprometida.
Garantia Flutuante - assegura privilégio geral sobre o ativo da emissora, mas não impede a negociação dos bens que compõe esse ativo.
Existem dois tipos de emissões sem garantia: as Quirografárias (debênture sem privilégio) e as Subordinadas. Em ambos os casos, o debenturista não terá nenhuma garantia ou preferência no caso de liquidação da companhia.
Ressalte-se ainda que, em caso de liquidação da companhia, no pagamento de suas obrigações com os credores, as Quirografárias precedem às Subordinadas.
http://www.portaldoinvestidor.gov.br/menu/Menu_Investidor/valores_mobiliarios/debenture.html
-
A garantia REAL proíbe a alienação de bens do ativo imobilizado. A garantia flutuante oferece privilégio sobre os ativos, mas não descarta a possibilidade de alienação.
-
Debêntures, títulos destinados à obtenção de recursos de médio ou longo prazo, podem ser emitidas com garantia flutuante para IMPEDIR a negociação dos bens que compõem o ativo da companhia.
Se não tivesse a palavra "impedir" a questão estaria certa
-
A garantia flutuante assegura à debênture privilégio geral sobre o ativo da companhia, mas NÃO IMPEDE a negociação dos bens que compõem esse ativo.
R= ERRADA
-
Lembrando que é vedado às instituições financeiras emitir debêntures - exeto sociedades de arrendamento marcantil e companhia hipotecárias- essa é muito utilizada pelas empresas de leasing.