SóProvas


ID
1873339
Banca
FGV
Órgão
CODEBA
Ano
2016
Provas
Disciplina
Segurança e Saúde no Trabalho
Assuntos

As Lesões por Esforços Repetitivos – LER e os Distúrbios Osteomusculares Relacionados ao Trabalho – Dort são doenças decorrentes de movimentos e esforços impostos ao sistema musculoesquelético, tendo como principal causa a falta de tempo para a recuperação desses esforços.

O Teste de Cozen é uma manobra para identificar uma dessas doenças denominada de

Alternativas
Comentários
  • Resposta: d

     

    Teste de Cozen

     

    O teste é realizado com o cotovelo fletido em 90º e o antebraço em pronação. Pede-se ao paciente que faça extensão ativa do punho, contra a resistência do examinador.

     

    O teste será positivo quando o paciente referir dor no epicôndilo lateral, onde se insere a musculatura extensora do punho e dos dedos.

     

    Fonte: http://www.ortopediaonline.org/index.php/exame-fisico/cotovelo/93-teste-de-cozen?

     

     

  • Concurso de médico do trabalho?

  • Engenheiro de segurança vai saber disso como?

  • O Teste de Cozen é uma manobra para identificar uma dessas doenças denominada de

    A) tenossinovite estenosante.

    tenossinovite estenosante ou dedo em gatilho, é uma inflamação proximo ao tendão responsável pela flexão do dedo, fazendo com que este fique dobrado, mesmo ao tentar esticá-lo.. Os tendões dos dedos correm num leito suave rodeados por um sistema de “túneis” ou bainhas.

    Geralmente, a tenossinovite é mais frequente após uma lesão junto do tendão e, por isso, é uma lesão relativamente comum em atletas ou pessoas que fazem muitos movimentos repetitivos, como carpinteiros ou dentistas, por exemplo, mas também pode acontecer por infecções ou por complicação de outras doenças degenerativas.

    B) dedo em gatilho.

    tenossinovite estenosante ou dedo em gatilho, é uma inflamação proximo ao tendão responsável pela flexão do dedo, fazendo com que este fique dobrado, mesmo ao tentar esticá-lo.. Os tendões dos dedos correm num leito suave rodeados por um sistema de “túneis” ou bainhas.

    C) tenossinovite de De Quervain.

    A tenossinovite de De Quervain é, então, o processo inflamatório da membrana que recobre os tendões que passam pelo primeiro compartimento extensor, devido ao aumento do atrito entre estas estruturas. 

    Não há como apontar uma causa específica da tenossinovite de De Quervain. No entanto, sabe-se que algumas condições podem aumentar as chances de desenvolvimento deste problema.

    A tenossinovite de De Quervain é 10 vezes mais comum em mulheres, principalmente acima dos 40 anos. As alterações hormonais envolvidas na menopausa e na gravidez também estão associadas ao risco de desenvolvimento desta tenossinovite, pois podem levar à retenção de líquido e consequente travamento dos tendões, devido ao inchaço. 

    Não existe comprovação de que a realização de movimentos com as mãos pode causar a tenossinovite de De Quervain. Porém, estes hábitos podem estar relacionados à origem do processo.

    https://ortopediahmt.com.br/tenossinovite-de-de-quervain-conheca-esta-condicao-seu-diagnostico-sintomas-e-tratamentos/

    D) epicondilite lateral do cotovelo. (CORRETA)

    epicondilite lateral ou “tendinite do tenista” é a principal causa de dor na região do cotovelo. Caracteriza-se por dor na região do epicôndilo lateral (face lateral do cotovelo), onde se localizam 6 tendões, os quais exercem ações de supinação do antebraço e extensão do punho e dedos, principalmente.

    https://www.reumatologia.org.br/orientacoes-ao-paciente/epicondilite-lateral/#:~:text=A%20epicondilite%20lateral%20ou%20%E2%80%9Ctendinite,do%20punho%20e%20dedos%2C%20principalmente.

    Teste de Cozen: https://www.youtube.com/watch?v=VRMzI8dkMJI

    E) síndrome do túnel do carpo

    A síndrome do túnel do carpo surge devido à compressão do nervo mediano, que passa pelo punho e inerva a palma da mão, podendo causar formigamento e sensação de agulhas no polegar, indicador ou dedo médio.

    https://www.tuasaude.com/sindrome-do-tunel-do-carpo/