Gabarito dado como B: Os principais objetivos da educação corporativa são:7
1. A universidade corporativa é um processo de aprendizagem e não necessariamente
um local físico.
2. Oferecer oportunidades de aprendizagem que dêem sustentação aos assuntos
empresariais mais importantes.
3. Oferecer um currículo fundamentado em três Cs: cidadania corporativa, contexto
situacional e competências básicas.
4. Treinar toda a cadeia de valor envolvendo todos os parceiros: clientes, distribuidores,
fornecedores, terceiros, instituições de ensino superior etc.
5. Passar do treinamento conduzido pelo instrutor para vários e diferentes formatos
de apresentação da aprendizagem.
6. Encorajar e facilitar o envolvimento dos líderes com o aprendizado.
7. Assumir foco global no desenvolvimento de soluções de aprendizagem.
8. Obter vantagens competitivas para possibilitar que a organização possa entrar
em novos mercados.
Fonte: 6 Thomas A Stewart, Capital Intelectual A Vantagem Competitiva das Empresas, op. cit.
7 Jeanne C. Meister, Educação Corporativa: A Gestão do Capital Intelectual através âas Universidades Corporativas,
São Paulo, Mafcron Books, 1999
ALTERNATIVA B)
O conceito de Universidade Corporativa prevê a implementação dos seguintes pressupostos (Meister, 1999):
> Objetivo principal — Desenvolver as competências críticas do negócio em vez de habilidades individuais;
> Foco do aprendizado — Privilegiar o aprendizado organizacional, fortalecendo a cultura corporativa e o conhecimento coletivo, e não apenas o conhecimento individual;
> Escopo — Concentrar-se nas necessidades dos negócios, tornando o escopo estratégico, e não focado exclusivamente nas necessidades individuais;
> Ênfase dos programas — Conceber e desenhar ações e programas educacionais a partir das estratégias de negócios, ou seja, da identificação das competências críticas empresariais;
> Públicos-alvo — Adotar o conceito de educação inclusiva, desenvolvendo competências críticas no público interno e externo (familiares, clientes, fornecedores, distribuidores, parceiros comerciais e comunidade), e não somente nos funcionários;
> Local — Contemplar a possibilidade de ser um projeto virtual e não necessariamente um local físico;
> Resultado — Aumentar a competitividade empresarial e não apenas o aumento de habilidades individuais.