Meister(1999) descreveu as cinco forças que sustentam o aparecimento desse fenômeno denominado Educação Corporativa:
1. Organizações flexíveis: emerge a organização não hierarquizada, enxuta e flexível, com capacidade de dar respostas rápidas ao tubulento ambiente empresárial;
2. Era do conhecimento: o advento e a consolidação da economia do conhecimento, na qual o conhecimento é a nova base para a formação de riquezas nos níveis individual, empresarial ou nacional;
3. Rápida obsolescência do conhecimento[...];
4. Empregabilidade[...];
5. Educação para estratégia global[...].
FONTE: DURAN, Cristiana. Gestão de Pessoas – Coleção Concursos Públicos. 1º edição. Salvador: JusPODIVM, 2016.
[Gab. A]
bons estudos!
Só complementando...
Para Meister (1999), Universidade Corporativa é um guarda-chuva estratégico para desenvolver e educar funcionários, clientes, fornecedores e comunidade, a fim de cumprir as estratégias empresariais da organização. A maioria das atividades das Universidades Corporativas sustenta-se no plano virtual, por isto nem sempre é preciso criar novas instalações físicas. De acordo com Meister, o surgimento das Universidades Corporativas foi sustentado por CINCO forças existente no ambiente econômico-social atual: Organização Flexível, Era do conhecimento, Rápida obsolescência do conhecimento, Empregabilidade, Educação par a estratégia global.
Organizações Flexíveis: a emergência da organização não -hierárquica, enxuta e flexível, co m capacidade de dar respostas rápidas ao turbulento ambiente empresarial.
Era do conhecimento: o advento e a consolidação da economia do conhecimento, na qual conhecimento é a nova base para a formação de riqueza nos níveis individual, empresarial o u nacional.
Rápida obsolescência do conhecimento: a redução do prazo de validade do conhecimento associado ao sentido de urgência.
Empregabilidade: o novo foco na capacidade de empregabilidade p ara a vida toda em lugar do emprego para toda a vida.
Educação par a estratégia global: uma mudança funda mental no mercado da educação global, evidenciando -se a necessidade de formar pessoas co m visão global e perspectiva internacional dos negócios.