Na reação de ácido sulfúrico com bicarbonato de sódio teremos a neutralização, pela seguinte equação:
H2SO4 + 2 NaHCO3 -> 2 NaSO4 + H2O + CO2.
Considerando que para 36000 gramas de ácido sulfúrico vou precisar de muito mais de bicarbonato de sódio, a dúvida ficaria entre a alternativa c ou d. Calculando encontrei que para cada 98g de ácido (2xH+S+4xO) irei precisar de 168g de bicarbonato (2xNa + 2xH + 2xC + 6xO), logo irei precisar de 61714 gramas de bicarbonato. Aproximadamente: 60000 gramas.
No meu entendimento há erro na formulação da questão, pois a banca pede o valor de Bicarbonato em GRAMAS, ou seja, entre os itens dados, o maior valor seria 90kg. Porém, na verdade, para neutralizar 35.528kg de H2SO4, seriam necessários 60.480kg, passando para GRAMAS, como a banca pediu, teriamos 60.480.000g. o item deveria ser anulado.
A) "fragmentos do DNA do Aedes aegypty certamente provocam resposta secundária requerida".
ERRADA >>> Na vacina, o material de imunização, qualquer que esse seja (se fragmentos de DNA, se vírus vivos ou, ainda, se vírus mortos; dentre outras formas) é usado para obter a resposta primária no paciente vacinado.
B) "a parede celular desse agente causador é um bom antígeno indutor de produção de anticorpos".
ERRADA >>> Não. A parede celular do vírus da dengue não contém o material genético necessário para fins de imunização por vacina, isto é, para a criação de anticorpos.
C) "a utilização de vírus vivos é um indutor importante na produção de anticorpos para resposta primária".
CORRETO >>> Isso mesmo. Dentre outros materiais que podem ser utilizados para a produção de anticorpos, numa resposta primária, os vírus vivos guardam importância singular na imunização contra a doença.
D) "o uso de mosquitos transgênicos como ativadores de anticorpos é ponto crucial no processo imune".
ERRADA >>> Negativo. O agente causador da doença da dengue não é o mosquito mas os vírus de sorotipos DEN-1, DEN-2, DEN-3 e DEN-4, que usam esse mosquito como vetor. Assim, o mosquito Aedes aegypti, ainda que transgênico, nada poderia oferecer em termos de ativação de anticorpos no indivíduo vacinado.
PARA ESCLARECER...
A resposta primária é aquela obtida pelo paciente quando vacinado (quando ele recebe a vacina contendo antígenos do vírus). O sistema de defesa do corpo humano tem uma resposta mais lenta nesse primeiro momento. Porém, essa etapa de imunização é fundamental para uma possível real infecção, quando o sistema imunológico do indivíduo, outrora vacinado, utilizará as células de mémória (anticorpos criados na resposta primária) no combate à possível infecção viral. Essa resposta secundária, por sua vez, será mais rápida e imediata.