SóProvas


ID
1873927
Banca
FUNDEP (Gestão de Concursos)
Órgão
CBM-MG
Ano
2016
Provas
Disciplina
História
Assuntos

Leia o trecho a seguir.


“Em 1972, ano do Sesquicentenário da Independência, quando os restos mortais de D. Pedro I foram trasladados de Portugal para o Brasil, o povo pernambucano, tendo à frente o Instituto Histórico e Arqueológico, pediu que o navio passasse ao largo. O desejo foi atendido. Pelo menos nesse pedaço do Brasil, não havia motivos para prestar homenagens ao imperador.” GOMES, Laurentino. 1822. Rio de Janeiro. Nova Fronteira, 2010. p. 234.


A Confederação do Equador, liderada pela província de Pernambuco, é uma das maiores demonstrações de insatisfação com o governo imperial de D. Pedro I.


A esse respeito, são atitudes tomadas por D. Pedro I, EXCETO:

Alternativas
Comentários
  • Leonardo started out his artist’s apprenticeship at the studio of Andrea del Verrocchio. Então a letra "B" é a correta. 


  • Durante o período regencial (1831 a 1840), observamos a eclosão de vários levantes que questionavam a autoridade exercida pelos novos mandatários do poder. Ao manter a estrutura política centralizadora do governo imperial, os regentes apenas eclodiram a forte insatisfação que se dirigia contra o autoritarismo da época. Vale ainda lembrar que, nessa mesma época, os quadros do exército brasileiro eram bastante limitados e não poderiam controlar todas as situações de conflito.

    Buscando resolver tal situação, os dirigentes da regência autorizaram a criação de um novo organismo armado para assegurar a estabilidade política do país. Em agosto de 1831, a Guarda Nacional foi criada com o propósito de defender a constituição, a integridade, a liberdade e a independência do Império Brasileiro. Além disso, pelo poder a ela concedido, seus membros deveriam firmar o compromisso de sedimentar a tranquilidade e a ordem pública.


    https://brasilescola.uol.com.br/historiab/a-guarda-nacional.htm


  • A guarda nacional foi criada no período regencial. E não no primeiro reinado.

  • GAB D

    Durante o período regencial, observamos a eclosão de vários levantes que questionavam a autoridade exercida pelos novos mandatários do poder.Buscando resolver tal situação, os dirigentes da regência autorizaram a criação de um novo organismo armado para assegurar a estabilidade política do país. Em agosto de 1831, a Guarda Nacional foi criada com o propósito de defender a constituição, a integridade, a liberdade e a independência do Império Brasileiro. Além disso, pelo poder a ela concedido, seus membros deveriam firmar o compromisso de sedimentar a tranquilidade e a ordem pública.Na prática, os membros da Guarda Nacional representaram mais uma situação histórica marcada pelo abuso das instituições públicas para fim estritamente particulares. Com o passar do tempo, os “coronéis” valiam-se de suas tropas armadas para simplesmente preservar seus interesses econômicos e políticos pessoais. Além disso, serviram como severo instrumento de repressão contra uma população que não se via representada no mando de líderes políticos oriundos das elites.

  • Guarda nacional foi criada no período regencial

  • GUARDA NACIONAL FOI CRIADA NA REGÊNCIA

  • Pessoal de Pernambuco (depois alcançou províncias vizinhas) ficou revolta com Dom Pedro II por dissolver a Assembleia Constituinte e por impor uma constituição absolutista em 1824. O objetivo da revolta era implantar um regime republicano. Seu principal líder foi Frei Caneca.

    Como todas as outras revoltas essa foi derrotada por forças imperiais.