(a) Errado. Crescimento do PIB acima da taxa de juros dá condições ao país de pagar suas dívidas com juros.
(b) Errado. Superavits primários são o esforço fical do governo. Tê-los é uma condição indispensável para pagar as dívidas.
(c) Errado. Quanto maior a dependência da dívida externa, mais difícil será administrar a dívida como um todos.
(d) Certo (errado no gabarito oficial). Há duas interpretações para esta frase mal escrita: (i) "ter uma taxa de inflação maior que a dos países extrangeiros (ou igual à maior dentre os estrangeiros)" e (ii) "uma taxa de inflação dos países extrangeiros maior que a nossa". Ter uma inflação controlada é importante para não aumentar a dívida pois muitos títulos são inexados à inflação. Mas de qualquer forma isto nada tem a ver com a inflação externa. De modo que a comparação da nossa inflação com a externa não afeta a sustentabilidade da dívida.
(e) Certo. Dominância fiscal é quando a dívida está muito alta e a taxa de juros também está alta para financiar os gastos. Desta forma uma aumento da taxa de juros traz medo aos investidores e os faz deixar de investir, logo o poder fiscal fica dominado. Assim a única forma de pagar a dívida seria emitindo moeda e gerando inflação.
Gabarito oficial letra (e). Questão mal feia.