SóProvas


ID
1874755
Banca
VUNESP
Órgão
MPE-SP
Ano
2016
Provas
Disciplina
Português
Assuntos

   O senhor ao meu lado, aguardando o avião, começou a me contar como é prático usar o iPhone para saber onde seus filhos estão, já que carregam sempre o aparelho consigo. “Mas melhor mesmo será quando pudermos implantar um chip no cérebro. Além de saber onde todos estão, eu não precisarei mais carregar esse telefone o tempo todo. Você que é neurocientista: não seria ótimo? Quanto tempo até podermos implantar chips e melhorar o cérebro da gente?" 

    Olhei o telefone que ele manipulava – um de dois aparelhos, com números diferentes: um pessoal, outro do trabalho, o qual ele acabara de perder e achar. Perguntei-lhe de quanto em quanto tempo ele trocava os aparelhos. “Todo ano", ele disse. A tecnologia rapidamente se torna obsoleta, sobretudo com as atualizações do sistema operacional que exigem cada vez mais do hardware.

    Pois é. Imagine investir alguns milhares de dólares para implantar um chip em seu cérebro – um procedimento invasivo, sempre com risco de infecção – só para descobrir, em não mais que dois anos, que ele já está obsoleto, gerações atrás do mais novo modelo, e que aliás nem consegue mais receber a mais recente versão do sistema operacional? Só aqui em casa o número de aparelhos celulares obsoletos já está nas dezenas, esquecidos pelas gavetas.

    Por outro lado, lembrei-lhe, o hardware que ele leva naturalmente na cabeça não fica obsoleto nunca – porque é capaz de se atualizar e se modificar conforme o uso, aprendendo ao longo do caminho. Mesmo quando envelhece, e não tem como ser trocado, ele se mantém atualizável e altamente customizado: é o seu hardware, personalizado a cada instante da vida, ajustado e otimizado para aquelas funções que de fato lhe são imprescindíveis.

   Certo, o sistema operacional de alguns parece continuar na Idade Média, querendo impor seus gostos e neuras pessoais à vida dos outros – mas é em grande parte por uma questão de escolha pessoal. Até esses sistemas mais renitentes podem ser atualizados.

    Infinitamente mais prático, e sensato, é continuar aproveitando essas extensões tecnológicas do nosso hardware como os periféricos que são, conectados ao cérebro via dedos e sentidos. Se o periférico fica obsoleto, é trocado. Nosso hardware mental ainda não tem competição à altura. Muito mais proveitoso do que sonhar com o dia em que poderemos incorporar metais inertes ao nosso cérebro é investir nele como ele já é.

(Suzana Herculano-Houzel, Obsolescência. Folha de S.Paulo, 10.11.2015)

Para responder a questão, considere a seguinte passagem:

Certo, o sistema operacional de alguns parece continuar na Idade Média, querendo impor seus gostos e neuras pessoais à vida dos outros – mas é em grande parte por uma questão de escolha pessoal. Até esses sistemas mais renitentes podem ser atualizados.

A palavra “renitentes" tem sinônimo e antônimo adequados, respectivamente, em:

Alternativas
Comentários
  • 6 sinônimos de renitente para 2 sentidos da palavra renitente:

    1 pertinaz.

    2 obstinado, teimoso, insistente, persistente, recalcitrante.

    Significado de Cordato

    adj. Que está em concordância com; que não se opõe a; que se encontra sempre de acordo.
    Que se comporta com cautela; sensato. 
    (Etm. do latim: cordatus.a.um)

    Cordato é sinônimo de: precatado, cauteloso, cauto

    Cordato é o contrário de: contumaz, renitente

     

  • Fato que nós não temos um dicionário no dia da prova, então o método que aplico é retirar a resposta que mais se amolda ao contexto apresentado:

    "Certo, o sistema operacional de alguns parece continuar na Idade Média, querendo impor seus gostos e neuras pessoais à vida dos outros..."

    Uma pessoa que impõe suas vontades é inflexível, teimosa, obstinada.... 

  • Primeira vez que vejo uma questão com indice de erros tão grande...a Vunesp chutando o pau da barraca..

  • O pior problema dessas questões de sinonimo e antonimo da Vunesp é que não há forma de preparação! Você vai ter que dar a sorte de simplesmente saber o que significam as palavras na hora, ou decorar o dicionário. 

  • Significado de Renitente

    Que tende a renitir; que é obstinado; que não desiste nem se conforma; inconformado.substantivo masculino Indivíduo que teima; aquele que não se conforma; obstinado.

    Sinônimos de Renitente

    Renitente é sinônimo de: persistente, obstinado, teimoso, insistente, recalcitrante, inconformado

    Antônimos de Renitente

    Renitente é o contrário de: cordato, dócil, desinteressado, desapegado

  • Até eu faço uma questão dessas. É só pegar o dicionário e mandar ver... 

    Eu, particularmente, gosto do estilo das questões da Vunesp, mas esse negócio de cobrar palavras do dicionário acho mancada. E pior que todas as provas tem pelo menos uma questão com esse conteúdo. 

  • Dificil essa. Eu fiz pela a eliminação das demais.

  • Pois é Maurício, não só na VUNESP, mas a maioria das bancas que cobram vocabulário. Fazer o que

  • Tipo de questão feita para tirar pontos dos candidatos. É mais fácil acertar o candidato que não estudou "no chute" do que o candidato que estuda há anos. Fala sério.

  • Um porre mesmo essas questões, mas especificamente nessa, acertei, pois analisei nas alternativas se uma era antônimo da outra. Sei lá, pode ser uma dica. 

     

    Outra coisa que venho observando é que a terceira palavra (quando são três, claro) é que apresenta nas alternativas o significado mais próximo ou fácil de captar. 

     

    Tentando ajudar...

  • Essa da pra responder por eliminação. Não entendi o alto número de erros.

  • Rsrrs' acho que o VINICIUS SANTOS não conheceu o padrão português da FGV em percentual. Percentual menor que 70% de erros é milagre! Kkkkk'

  • essa foi no milagre mesmo.

  • Alguém poderia me explicar por que a alternativa E está incorreta ?


    Vejamos os significados das palavras Antiquado e volúvel;

    Antiquados: 

    Aquilo que está ou se encontra obsoleto; antigo, fora de uso: pensamentos antiquados.


    Volúvel:

    Que troca ou muda de lugar com facilidade Que muda de ideias, instável, variável: sujeito volúvel.


    Diante desses sentidos, não estaria a alternativa "E" correta ?

  • Gabarito A. - São sinônimos e antônimos

    ·        A obstinados ( teimoso, renitente, pertinaz, inflexível, que não cede) e cordatos (que concorda). - Certo!

    ·        B persistentes (insistente) e verdadeiros (em conformidade com os fatos). - Errado.

    ·        C obcecados (que se tornou ou está cego) .e inflexíveis (que não se consegue dobrar e/ou curvar.).- Errado.

    ·        D contundentes (Que impede contestação; que não se pode duvidar)e Mutantes (portador de mutação (diz-se de organismo, célula ou gene).- Errado.

    ·        E antiquados (fora de moda; obsoleto, ultrapassado.) e volúveis. que se volve ou gira facilmente/facilmente muda de direção)- Errado.

  • Sem querer reclamar, mas acho que pode ser mais um desabafo, mas qual a finalidade desta questão?

    Cobrar isso dos candidatos não avalia nada, apenas a capacidade de chute, afinal é uma questão que o candidato perde tempo tentando eliminar as alternativas. Acho muito mais válido, cobrar uma questão de regência, concordância, crase, que são coisas básicas...

    O dia que eu quiser saber o significado de  “renitentes" , certamente eu vou no dicionário ou google e acho tudo que eu preciso saber desta palavra!!!

  • Percebam que a questão compõe uma prova para Analista de Promotoria - Médico Psiquiatra do Ministério Público. Além de avaliar as relações de sinonímia e antonímia, a questão aborda conceitos (renitência/obstinação) associados a transtornos psiquiátricos como a bipolaridade ou a anorexia, nos quais os pacientes ficam obstinados por algum tema ou projeto, de modo a focar demasiadamente no assunto do momento, eles não concordam com outro ponto de vista que não seja o seu (daí vem o antônimo cordatos).

    Esse é o tipo de questão totalmente voltada para a área, em que é possível avaliar tanto os conhecimentos linguísticos (português) quanto os conhecimentos científicos relacionados ao cargo (médico psiquiatra).

    Às vezes é preciso olhar o contexto de um modo mais amplo, é preciso sair da ilha para ver a ilha.