SóProvas


ID
1875868
Banca
FUNRIO
Órgão
IF-BA
Ano
2016
Provas
Disciplina
Português
Assuntos

De acordo com as regras ortográficas em vigor, a única dupla de palavras corretamente hifenizadas é

Alternativas
Comentários
  • GAB C - Usa-se o hífen nas palavras compostas que não apresentam elementos de ligação. Exemplos: guarda-chuva, arco-íris, boa-fé, segunda-feira, mesa-redonda, vaga-lume, joão-ninguém, porta-malas, porta-bandeira, pão-duro, bate-boca. 

    Não se usa o hífen em compostos que apresentam elementos de ligação. Exemplos: pé de moleque, pé de vento, pai de todos, dia a dia, fim de semana, cor de vinho, ponto e vírgula, camisa de força, cara de pau, olho de sogra. Exceções: água-de-colônia, arco-da-velha, cor-de-rosa, mais-que-perfeito, pé-de-meia, ao deus-dará, à queima-roupa.

  • Para você, meu nobre amigo, que tem dificuldade em resolver questões desse naipe, recomendo-te o estudo dos seguintes assuntos: Uso do hífen em palavras compostas e Regra de Pluralização de Substantivos Compostos.

     

    Logo abaixo tem uma aula da prof. Isabela Veiga que explica tudo direitinho. Não tenha preguiça em colocar o que você aprendeu no caderno.

    https://www.youtube.com/watch?v=oLldTmsWEA8

  • Pessoal, 

    Cor-de-rosa é exceção à regra de não utilização de hífen nas palavras compostas com elemento de ligação, pois é usado no sentido figurado. Logo, cor de abóbora tb não seguiria tal regra? 

     

     

     

  •  a) cor-de-abóbora => cor de abóbora.

     b) bola-de-gude => bola de gude.

     c) CORRETA.

     d) bolha-de-sabão => bolha de sabão.

     e) água-de-cheiro => água de cheiro.

    maria-vai-com-as-outras => maria vai com as outras

  • Lili, nas locuções não se costuma empregar o hífen, salvo naquelas já consagradas pelo uso, que é o caso de "cor-de-rosa".

  • Segundo a Professora Isabela Veiga, a Cor-de-rosa leva hífen por causa de ela remeter a "rosa vermelha" que é a cor do amor e por isso essa cor tem sentido denotativo, diferente da cor real rosada, nesse caso não poderíamos assemelhar esta regra para cor de laranja nem cor de abóbora, por remeterem as reais cores dos frutos.

    Mas, confesso que discordo dessa explicação, pois nunca na minha vida remeti a cor-de-rosa a cor de rosa vermelha, mas graças a essa explicação não convicente não vou mais esquecer essa exceção.

  • Emprega-se hífen (e não travessão) entre elementos que formam não uma palavra, mas um encadeamento vocabular:

    Exemplos:

    maria-vai-com-as-outras 

    A divisa Liberdade-Igualdade-Fraternidade; 
    A ponte Rio-Niterói;
    A ligação Angola-Moçambique;
    A relação professor-aluno.

    Fonte: http://www.soportugues.com.br/secoes/fono/fono27.php

    Graça e Paz

  • Odeio Hífem....

  • odeia hífeMMMMM??

  • Por qual motivo arco-da-velha é hifenizada?

  • Bruno Andrade

    Arco-da-velha é uma exceção em compostos que apresentam elementos de ligação. bem como cor-de-rosa/pé-de-meia/ mais-que-perfeito

  • Palavras compostas que possuem elemento que liga as palavras internamente não apresentam hífen, exceções: água-de-colônia, arco-da-velha,bicho-do-pé, cor-de-rosa, copo-de-leite, joão-de-barro, logo-da-tasmãnia, porco-do-mato, mais-que-perfeito, pé-de-meia, ao-deus-dará, à queima-roupa.

    Fonte: Estratégia concursos.

     

  • Emprega-se hífen:

    1) Nos compostos que designam espécies vegetais e animais:

    -Ex: Bem-te-vi, bem-me-quer, couve-flor, erva-doce, feijão-verde, joão-de-barro, não-me-toques, porco-do-mato, arco-da-velha, lobo-da-tasmânia, lobo-marinho, copo de leite.

    OBS: SE A PALAVRA FOR USADA EM SENTIDO FIGURADO NÃO LEVA HÍFEN. 

    -Ex: Ela estava cheia de não me toques (manias).

     

    "TENHA EM MENTE QUE O SEU DESEJO EM ATINGIR O SUCESSO É MAIS IMPORTANTE QUE QUALQUER COISA" - Abraham Lincoln.

  • Sacanagem... a banca vai cobrar justo as exceções.