-
Teoria Institucional
Criada por Meyer em 1977, impulsionada em 1983 através de um artigo de DiMaggio e Powell intitulado “A Gaiola de Ferro Revisitada” descortinava uma abordagem que debatia o isomorfismo organizacional, quando uma empresa copia modelo, processo ou aspectos de outra para obter maior visibilidade, competitividade, legitimidade ou unidade frente a seu campo organizacional.
Um campo organizacional é formado por um grupo de organizações que juntas constituem uma área reconhecida da vida institucional, podendo ser percebido entre parceiros, concorrentes, cadeias produtivas, verticais ou horizontais.
Fonte: https://jorgekotickaudy.wordpress.com/2013/07/09/isomorfismo-institucional-explica-muita-coisa/
-
Atualmente, a teoria institucional representa uma das correntes mais dominantes na área de estudos organizacionais. Trata-se de um conjunto de teorias e pesquisas empíricas que busca explicar porque as organizações assumem formas com relativa semelhança entre si. A principal unidade de análise dessas pesquisas são chamados de campos organizacionais. Outra contribuição dessa teoria é a importância atribuída a uma análise simbólica do ambiente em que se insere. Dessa forma, o leque de fatores ambientais que podem influenciar a organização é ampliado também para incluir fatores de ordem simbólica.
Fonte: Administração - Teoria e Prática No Contexto Brasileiro - 2008 - SOBRAL e PECI, Páginas 62 e 63
-
GAB:C
Passei nesse concurso... kkk
recapitulando.
"Atualmente, a teoria institucional representa uma das correntes mais dominantes na área de estudos organizacionais. Trata-se de um conjunto de teorias e pesquisas empíricas que busca explicar por que as organizações assumem com relativa semelhança entre si.
A principal unidade de análise dessas pesquisas são os chamados "campos organizacionais", compostos por organizações que, em sua totalidade, constituem uma área reconhecida da vida institucional. Princiapais fornecedores, consumidores, agências reguladoras e outras organizaçõesque produzem bens ou prestam serviços similares fazem parte do mesmo campo organizacional.
(...)
Outra contribuição da teoria institucional é a importância atribuída a uma análise simbolica do ambiente em que a organização se insere. Dessa forma, o leque de fatores ambientais que podem influenciar a organização é ampliado para incluir tambem fatores de ordem simbólica"
FONTE: PECI,Alketa; SOBRAL,Filipe. ADMINISTRAÇÃO: teoria e prática no contexto brasileiro. 2 ed. São Paulo: Pearson, 2013 - página 87
-
Acho engraçado as pessoas que repetem o gabarito no campo de observação, não acrescentando nada aos demais... eu ein
-
Natália, as pessoas fazem isso para que os não assinantes possam ver gabarito da questão, já que é limitado.
-
Entendeu natalia, porque as pessoas po~e o gabarito agora?
-
Parabéns Paulo Rocha pela aprovação.
-
Nossaaa nunca ouvi falar de teoria institucional. Pois estudo mais Chiavenato.
-
?????!!!!
-
Teoria Institucional nunca tinha ouvido isso...acertei pelas outras opções que completam as lacunas...misericórdia...