-
GABARITO B
MCASP 6a edição
"• Ingressos Extraorçamentários
Ingressos extraorçamentários são recursos financeiros de caráter temporário, do qual o Estado é mero agente depositário. Sua devolução não se sujeita a autorização legislativa, portanto, não integram a Lei Orçamentária Anual (LOA). Por serem constituídos por ativos e passivos exigíveis, os ingressos extraorçamentários em geral não têm reflexos no Patrimônio Líquido da Entidade.
São exemplos de ingressos extraorçamentários: os depósitos em caução, as fianças, as operações de crédito por antecipação de receita orçamentária (ARO), a emissão de moeda, e outras entradas compensatórias no ativo e passivo financeiros."
-
Cabe recurso!
A questão pede correta CONTABILIZAÇÃO, e não CLASSIFICAÇÃO.
Não há dúvidas que a classificação das AROs seja Receitas Extraorçamentarias, porém a correta CONTABLZAÇÃO é no Passivo Circulante ou Passivo Financeiro (subsistema patrimonial).
O próprio MCASP, citado pela Paula T, diz: entradas compensatórias no ativo e passivo financeiros (=~ AC e PC).
Como não tem essa alternativa, deveria ser anulada!
-
não tem opção de passivo circulante.
-
Gabarito: B
OPERAÇÃO DE CRÉDITO POR ANTECIPAÇÃO DE RECEITA destina-se a atender insuficiência de caixa durante o exercício financeiro, devendo ser liquidada, com juros e outros encargos incidentes, até o dia 10 de dezembro de cada ano, sendo proibida enquanto existir operação anterior da mesma natureza não integralmente resgatada, além de outros requisitos previstos na Lei de Responsabilidade Fiscal, podendo o ente dar em garantia a receita dos impostos de sua competência tributária. Será considerada receita extraorçamentária e, portanto, independe de autorização legislativa.
-
Como eu consegui ler "Extraorçamentária" na letra A?
-
Operações de crédito --- > são receitas orçamentárias.
Operações de crédito por antecipação de receita(ARO) ---> são receitas extraorçamentárias.