SóProvas


ID
1876603
Banca
FGV
Órgão
Prefeitura de Cuiabá - MT
Ano
2016
Provas
Disciplina
Legislação Municipal
Assuntos

De acordo com a competência tributária para a instituição de tributos atribuída pela Constituição Federal e o disposto na Lei Orgânica do Município de Cuiabá (LOMC), analise as afirmativas a seguir.

. O Município de Cuiabá poderá instituir contribuição, cobrada de seus servidores, para o custeio, em benefício destes, de regime previdenciário próprio.

II. O Município de Cuiabá poderá optar pela fiscalização e cobrança do Imposto sobre Propriedade Territorial Rural (ITR), relativamente aos imóveis neles situados, hipótese em que o Município passará a ter competência tributária para a instituição do imposto.

III. O Município de Cuiabá poderá instituir taxas e contribuições de melhoria, mas o produto da arrecadação desses tributos destina-se, exclusivamente, ao custeio dos serviços e atividades ou das obras públicas que lhes dão fundamento.

Assinale:

Alternativas
Comentários
  • Afirmativa I: CORRETA.

    CF

    Art. 149. § 1º Os Estados, o Distrito Federal e os Municípios instituirão contribuição, cobrada de seus servidores, para o custeio, em benefício destes, do regime previdenciário de que trata o art. 40, cuja alíquota não será inferior à da contribuição dos servidores titulares de cargos efetivos da União

     

    Afirmativa II: ERRADA.

        Art. 7º A competência tributária é indelegável, salvo atribuição das funções de arrecadar ou fiscalizar tributos, ou de executar leis, serviços, atos ou decisões administrativas em matéria tributária, conferida por uma pessoa jurídica de direito público a outra, nos termos do § 3º do artigo 18 da Constituição. (CTN)

    De fato o Município pode arrecadar e fiscalizar o tributo, mesmo sendo da União. A Constituição inclusive prevê que se o município arrecadar o imposto ele fica com a totalidade do valor arrecadado (se a União arrecadar ela fica com metade e dá metade para o Município). No entanto a competência tributária (poder de criar e legislar sobre o tributo) não se confunde com a capacidade tributária ativa (poder de arrecadar e fiscalizar o tributo). Conforme o art. 7 do CTN, a competencia tributária não é delegável, o que houve foi transferência da capacidade tributária ativa, o que não autoriza o município a instituir ou legislar sobre o tributo.

     

    Afirmativa III: CERTA para esse concurso. ERRADA para os outros.

    Só está certa pois o artigo 85 da lei orgânica do Município de Cuiabá vincula a arrecadação deste tributos. Em regra não há vinculação da receita de taxas e contribuições de melhoria. Apenas devido a legislação municipal está correta.

    Os tributos podem ser classificados quanto a sua vinculação a atividade estatal em vinculados e não vinculados. Os tributos vinculados possuem como fato gerador uma atividade estatal, como a taxa (a prestação de serviço público ou exercício do poder de polícia) e a contribuição de melhoria (valorização de imóvel decorrente de obra pública). Já os tributos não vinculados são os cujo fato gerador não é uma atividade estatal, o caso por exemplo dos impostos, como o de renda (auferir renda) ou iss (prestar serviço)

    No entanto existe outra classificação, que confunde muita gente. OS tributos também podem ser classificados quanto ao destino da sua arrecadação, em tributos de arrecadação vinculada e de arrecadação não vinculada. Os tributos de arrecadação vinculada são os tributos cujo dinheiro arrecadado tem destino certo e não podem ser utilizados para outras finalidades. É o caso das contribuições sociais. Já os tributos de arrecadação não vinculada são os cujo produto da arrecadação pode ser gastos em tese com qualquer despesa estatal. É o caso dos impostos, das taxas e das contribuições de melhoria.

     

     

  • Complementando, sobre o tema diz Ricardo Alexandre (Direito Tributário Esquematizado):

    "As taxas e contribuições de melhoria são tributos de arrecadação não vinculada, salvo as custas e emolumentos (taxas judiciárias, segundo o STF), uma vez que a EC 45/2004 introduziu um § 2.º ao art. 98 da CF/1988 estipulando que “as custas e emolumentos serão destinados exclusivamente ao custeio dos serviços afetos às atividades específicas da Justiça”."

  •  O Município de Cuiabá poderá instituir contribuição..... isso nao e facultativo mas sim dever, de acordo com a cf/88

  • A competência é INDELEGÁVEL!

    letra c