-
A partir dos anos 1950, a informática passou a auxiliar os jornalistas em suas tarefas de produção de notícias, tornando-se hoje indispensável para as rotinas produtivas nas redações, seja na forma de computadores facilitando os processos de reportagem e edição, seja no uso da Internet como plataforma de publicação e circulação de informação. Este trabalho debruça-se sobre uma prática surgida da mescla do potencial colaborativo dos microcomputadores da audiência unidos em rede mundial e do webjornalismo participativo: a apuração distribuída. O conceito é apresentado e exemplificado através de um estudo de caso do jornal britânico The Guardian. O caso sugere que a apuração distribuída pode ser uma alternativa viável para manter a qualidade do jornalismo em um contexto de crise financeira.
-
O crowdsourcing é um modelo de produção que utiliza a inteligência e os conhecimentos coletivos e voluntários espalhados pela internet para resolver problemas, criar conteúdo e soluções ou desenvolver novas tecnologias.
-
Data mining é uma expressão inglesa ligada à informática cuja tradução é mineração de dados. Consiste em uma funcionalidade que agrega e organiza dados, encontrando neles padrões, associações, mudanças e anomalias relevantes. Não tem nada haver como jornalismo, é usado por órgãos de inteligência.
-
Atenção: apesar de ser um termo de informática, a técnica do dataminig já é extensivamente usada em diversas áreas do conhecimento, inclusive o jornalismo.
Sobre datamining no jornalismo sugiro: file:///C:/Users/Vinicius/Downloads/4628-12809-1-PB.pdf
-
Crowdsourcing: a atual ferramenta de colaboração
O acesso à banda larga foi o marco do início do século XXI que estimulou a colaboração. A partir dela, o usuário pode ficar online o tempo todo e mesmo quando ele não estiver, há espaços que o representa como, por exemplo, os perfis nas redes sociais. A colaboração inova em agregar ideias que no passado eram difíceis de serem apresentadas em grande escala.
Atualmente as ações de crowdsourcing se estabeleceram no Brasil e no mundo como a principal ferramenta de colaboração. A fusão de boas ideias torna-se estratégia preliminar para atrair investidores, a fim de patrocinar vários projetos.
http://albertovargas.com.br/o-que-aprendi-sobre-cultura-digital-com-martha-gabriel/