SóProvas


ID
1877512
Banca
FGV
Órgão
TJ-PI
Ano
2015
Provas
Disciplina
Enfermagem
Assuntos

Ao orientar uma puérpera a respeito dos cuidados com o recém-nascido, o enfermeiro falou sobre a importância do teste do pezinho, ressaltando que este deve ser realizado, após o nascimento, no prazo de até:

Alternativas
Comentários
  • A coleta para o exame deve ser realizada entre o 3º e o 7º dia de vida da criança.

    Embora não seja o ideal, aceita-se que seja feita a coleta até o 30º dia de vida do bebê.

    Não concordo com o gabarito E.

    O mais correto aí seria letra A.

  • A coleta para o exame deve ser realizada entre o 3º e o 7º dia de vida da criança,nunca antes das 48 horas, sendo fundamental que o RN já tenha recebido leite materno. O teste detecta hipotireoidismo, fenilcetonúria, hemoglobinopatias e fibrose cistica. A punção é realizada na face média ou lateral do calcanhar. Embora não seja o ideal, aceita-se que seja feita a coleta até o 30º dia de vida do bebê.

  • Quando falamos em teste do pezinho, deixamos claro que ele deve ser realizado com 48 horas até 7 dias  depois pois nascimento! Com o prazo maxímo de trinta dias. 

    LETRA E

  • Questão desatualizada! De acordo com o Manual de triagem neonatal a partir da matriz biológica - teste do pezinho (2016): Recomenda-se que o período ideal de coleta da primeira amostra esteja compreendido entre o 3º e o 5º dia de vida do bebê devido às especifici- dades das doenças diagnosticadas atualmente. Deve ser considerada como uma condição de exceção toda coleta realizada após o 28º dia de vida, mesmo que não recomendada, por se tratar de um exame fora do período neonatal. Consideram-se excepcionalidades as dificul- dades de acesso de algumas aldeias indígenas e populações de campo e da floresta, bem como questões culturais e casos de negligência.
  • A triagem neonatal a partir da matriz biológica, “teste do pezinho", é um conjunto de ações preventivas, responsável por identificar precocemente indivíduos com doenças metabólicas, genéticas, enzimáticas e endocrinológicas, para que estes possam ser tratados em tempo oportuno, evitando as sequelas e até mesmo a morte.

    Os responsáveis pela criança devem ser orientados quanto à importância do Teste do Pezinho, que idealmente deve ser realizado entre o terceiro e sétimo dia de vida. Todas as crianças recém-nascidas devem realizar o teste do pezinho, a partir de 48 horas de vida até 30 dias do nascimento. 

    Gabarito do Professor: Letra E


    Bibliografia

    Brasil. Ministério da Saúde. Secretaria de Atenção à Saúde. Departamento de Ações Programáticas e Estratégicas. Atenção à saúde do recém-nascido: guia para os profissionais de saúde / Ministério da Saúde, Secretaria de Atenção à Saúde, Departamento de Ações Programáticas e Estratégicas. – Brasília : Ministério da Saúde, 2011.

    Brasil. Ministério da Saúde. Secretaria de Atenção a Saúde. Departamento de Atenção Especializada e Temática. Triagem neonatal biológica: manual técnico / Ministério da Saúde, Secretaria de Atenção a Saúde, Departamento de Atenção Especializada e Temática. – Brasília: Ministério da Saúde, 2016.


  • A coleta para o exame do teste do pézinho deve ser realizada entre e odia de vida da criança. Embora não seja o ideal, aceita-se que seja feita a coleta ATÉ o 30º dia de vida do bebê.

    Fonte: Cadernos de Atenção Básica, nº 33

  • Passível de recurso

    O teste do pezinho é um direito de toda criança, de acordo com as secretarias de saúde, pelo menos no SUS, NÃO é permitido negar o teste a qualquer neonato que chegue nas unidades de saúde. Já realizei testes em crianças com mais de 1, 2 meses. Porém, claro, são raros os casos.