Alternativas
Embora a SciELO seja um modelo para a publicação eletrônica cooperativa de periódicos científicos na Internet, especialmente voltado para a América Latina e Caribe, sua atuação já alcança alguns países europeus e africanos.
O DOAJ (directory of open access journals ) é um esforço cooperativo de editores científicos internacionais que reúnem os artigos e permitem acesso aos pre-prints que não foram aceitos para publicação em seus periódicos.
O portal de periódicos da CAPES recomenda que instituições participantes do consórcio descarreguem todas as publicações científicas e as depositem em seus repositórios institucionais, com o objetivo de ampliar o acesso e a visibilidade dos resultados de pesquisa de interesse de sua instituição.
O PKP Harvester, desenvolvido pelo Public Knowledge Project, da Universidade de British Columbia, é uma ferramenta amplamente utilizada no Brasil tanto para o gerenciamento e a publicação de periódicos científicos eletrônicos quanto para a construção de portais de periódicos.
A emergência de portais de periódicos científicos eletrônicos em universidades brasileiras tem sido uma iniciativa sob responsabilidade das editoras universitárias, órgãos que reúnem as atividades editoriais dessas instituições.