SóProvas



Questões de Tipos de Publicação


ID
57271
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
TRT - 17ª Região (ES)
Ano
2009
Provas
Disciplina
Biblioteconomia
Assuntos

Julgue os itens que se seguem, referentes aos processos de
produção e comunicação da informação.

Elementos paratextuais, tais como as citações, encontram-se presentes na produção de documentos impressos e eletrônicos.

Alternativas
Comentários
  • Para conhecimento...  http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0100-19652000000100003

  • Elementos paratextuais são os elementos que acompanham os textos e que ajudam a explicá-los. Podem ser informações sobre os autores, notas da edição, glossário, bibliografia, prefácios, posfácios, notícias de apresentação, ilustração, dimensões, parágrafos, negritos, sublinhados, enumerações, quadros, legendas, título, prefácios, recensões, subtítulos, resumos, citações, referências existentes num texto, etc.


ID
60574
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
STF
Ano
2008
Provas
Disciplina
Biblioteconomia
Assuntos

Acerca de bases de dados e fontes de informação que apóiam o
serviço de referência, julgue os próximos itens.

O Ulrich's International Periodicals Directory é uma das principais fontes de consulta sobre periódicos. No entanto, segundo os critérios de qualidade adotados por esse diretório, os periódicos de acesso livre não são nele incluídos.

Alternativas
Comentários
  • Ulrich é a fonte oficial de informação bibliográfica e editor em mais de 300,00 periódicos de todos os tipos revistas acadêmicas e acadêmicos, publicações de Acesso Livre, títulos revisados ​​por pares, revistas populares, jornais, boletins e maior de todo o mundo. Abrange todos os assuntos, e inclui publicações que são publicadas regularmente ou irregularmente e que estejam em circulação de forma gratuita ou por assinatura paga.

  • Só para complementar o ótimo comentário da colega,

    alguns periódicos de acesso livre são tão bons ou melhores do que outros pelos quais se deve pagar. Assim, NÃO há que se falar em critério de qualidade relacionado ao tipo de acesso (livre ou NÃO) de um periódico.

    Força, foco e fé!


ID
145546
Banca
ESAF
Órgão
ANA
Ano
2009
Provas
Disciplina
Biblioteconomia
Assuntos

A transição de periódicos impressos para eletrônicos apresenta desafios em várias áreas de sua produção. Escolha a opção incorreta.

Alternativas

ID
166303
Banca
CESGRANRIO
Órgão
BNDES
Ano
2009
Provas
Disciplina
Biblioteconomia
Assuntos

Considerando que as assinaturas de periódicos constituem componente substancial do custo total do acervo de uma biblioteca, provavelmente, será necessário separar o custo anual de material em:

. custo das assinaturas de periódicos e
. custo da aquisição de outros materiais.

Esse enfoque e modo de proceder, descritos por Lancaster (2004), relevam o custo do fornecimento de um serviço e o nível de êxito na satisfação das necessidades dos usuários, entendidos como

Alternativas
Comentários
  • "O termo ‘custo-eficácia’ implica uma relação entre o custo do fornecimento de um serviço e o nível de eficácia desse serviço. Ao longo de todo este livro, a eficácia foi considerada em função de medidas objetivas de êxito na satisfação das necessidades dos usuários - proporção de questões fatuais respondidas completa e corretamente, proporção de itens procurados imediatamente disponíveis p ara os usuários, e assim por diante. O custo -eficácia de uma operação pode ser melhorado mantendo-se constante o nível de eficácia enquanto se reduz o custo do fornecimento do serviço, ou melhorando a eficácia enquanto se mantêm os custos constantes" (LANCASTER, 1996, p. 231)*

    *paginação de PDF, não é a paginação do livro original*

    LANCASTER, F. W. Avaliação de serviços de bibliotecas. Brasília, DF : Briquet de Lemos / Livros, 1996.

  • Complementando: 

    Custo-benefício é a relação entre o custo da atividade e os benefícios dela resultantes. Lancaster afirma que: 

    "[...] um estudo de custo-benefício é aquele que procura justificar a existência da atividade ao demonstrar que os benefícios compensam os custos. De modo ideal, os benefícios devem ser expressos nas mesmas unidades de medida em que se expressam os custos, isto é, em dólares, libras [...]. Infelizmente, é sobremodo difícil, se não impossível [...] Em certo sentido, a própria existência de uma biblioteca numa comunidade ou instituição implica que algumas pessoas em algum momento tomaram a decisão de que o custo de manter a biblioteca é justificado pelos benefícios que dela se esperam." (p.253)


ID
167917
Banca
FCC
Órgão
TRF - 5ª REGIÃO
Ano
2008
Provas
Disciplina
Biblioteconomia
Assuntos

A seleção de uma publicação periódica difere basicamente da de um livro ou monografia no sentido em que na primeira

Alternativas
Comentários
  • "A seleção de uma publicação periódica difere basicamente da de um livro ou monografia no sentido de que na primeira estabelece-se um compromisso com sua continuidade, enquanto que no livro essa decisão se esgota naquele momento. Fora alguns casos específicos, não há razão para a biblioteca selecionar apenas alguns fascículos de um periódico. Ela deverá necessariamente adquirir, e provavelmente conservar, o título como um todo, a partir do momento em que optar por ele. No caso dos periódicos, o ato de seleção se repete de tempos em tempos, ao se tomar uma decisão pela continuidade ou pelo encerramento da assinatura. Fica evidente, então, o perigo de se fazer renovação de assinaturas por inércia, simplesmente porque um título vem sendo assinado há muito tempo, sem considerar fatores importantes como o uso ou relevância do título para o usuário." (VERGUEIRO, 2010, p. 27-28)

    VERGUEIRO, Waldomiro. Seleção de materiais de informação. 3. ed. Brasília: Briquet de Lemos, 2010.


ID
172804
Banca
FCC
Órgão
MPU
Ano
2007
Provas
Disciplina
Biblioteconomia
Assuntos

Desenvolvido para a construção e gestão de publicações periódicas eletrônicas brasileiras, foi traduzido e customizado do software desenvolvido pelo Public Knowledge Project (Open Journal Systems) da Universidade British Columbia. O texto refere-se ao

Alternativas
Comentários
  • O Sistema Eletrônico de Editoração de Revistas (SEER) é um software desenvolvido para a construção e gestão de uma publicação periódica eletrônica. Esta ferramenta contempla ações essenciais à automação das atividades de editoração de periódicos científicos. Recomendado pela CAPES, o processo editorial no SEER permite uma melhoria na avaliação da qualidade dos periódicos e uma maior rapidez no fluxo das informações. A aceitação do SEER pela comunidade brasileira de editores científicos vem do desempenho do sistema e de sua fácil adaptação aos processos de editoração em uso. Também o SEER permite que a disseminação, divulgação e preservação dos conteúdos das revistas brasileiras apresentem uma melhoria na adoção dos padrões editoriais internacionais para periódicos on-line 100% eletrônicos.


ID
187876
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
DPU
Ano
2010
Provas
Disciplina
Biblioteconomia
Assuntos

Os portais de periódicos científicos eletrônicos são considerados serviços de informação de grande utilidade ao desenvolvimento das atividades de pesquisa e de ensino nas instituições. Acerca desses serviços de informação, assinale a opção correta.

Alternativas

ID
235240
Banca
NC-UFPR
Órgão
UFPR
Ano
2010
Provas
Disciplina
Biblioteconomia
Assuntos

O ISSN é o identificador aceito internacionalmente para individualizar:

Alternativas
Comentários
  • O ISSN (International Standard Serial Number), sigla em inglês para Número Internacional Normalizado para Publicações Seriadas, é o código aceito internacionalmente para individualizar o título de uma publicação seriada. Esse número se torna único e exclusivo do título da publicação ao qual foi atribuído, e seu uso é padronizado pela ISO 3297 (International Standards Organization).

  • a) Isso mesmo. O ISBN individualiza publicações seriadas. CORRETA

    b) Em sua composição o ISSN não apresenta nenhuma indicação de editora. INCORRETA

    c) Livros são objeto de atribuição do ISBN. INCORRETA

    d) A indicação da editora é apena um dos componentes do ISBN. INCORRETA

    e) Em sua composição o ISSN não apresenta nenhuma indicação de editora. INCORRETA.

    Resposta: A


ID
255226
Banca
FCC
Órgão
TRE-RN
Ano
2011
Provas
Disciplina
Biblioteconomia
Assuntos

Segundo a NBR6022, que estabelece um sistema para a apresentação dos elementos que constituem o artigo em publicação periódica científica impressa, anexo é

Alternativas
Comentários
  • Um texto ou documento não elaborado pelo autor, que serve de fundamentação, comprova ção e ilustração.
  • 3 Definições

     Para os efeitos desta Norma, aplicam-se as seguintes definições:
     
    3.1 anexo: Texto ou documento não elaborado pelo autor, que serve de fundamentação, comprovação e ilustração.
     
    3.2 apêndice: Texto ou documento elaborado pelo autor, a fim de complementar sua argumentação, sem prejuízo da
    unidade nuclear do trabalho.
  • Anexo é o texto ou documento não elaborado pelo autor, que serve de fundamentação, comprovação e/ou ilustração.

    Resposta: C


ID
323596
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
FUB
Ano
2011
Provas
Disciplina
Biblioteconomia
Assuntos

Acerca de recursos e serviços de informação digitais, julgue os próximos itens.

A Redalyc ou Red de Revistas Científicas de América Latina y El Caribe, España y Portugal é acessada mediante assinaturas mantidas pelas instituições de ensino e pesquisa interessadas em seu conteúdo. As assinaturas das instituições brasileiras são custeadas pela Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES), sendo o acesso à Redalyc feito a partir do portal de periódicos da própria CAPES.

Alternativas
Comentários
  • "La Red de Revistas Científicas de América Latina y el Caribe, España y Portugal Redalyc es un proyecto impulsado por la Universidad Autónoma de Estado de México (UAEM), con el objetivo de contribuir a la difusión de la actividad científica editorial que se produce en y sobre Iberoamérica.

    La propuesta concreta de Redalyc se materializa en la creación, diseño y mantenimiento de una hemeroteca científica en línea de libre acceso <http://redalyc.uaemex.mx>, que funciona como punto de encuentro para todos aquellos interesados en reconstruir el conocimiento científico de y sobre Iberoamérica. Este portal de Internet —que es la parte más visible de este esfuerzo— fue abierto formalmente al público en el mes de octubre del año 2002, como parte de una iniciativa derivada de un grupo de investigadores y editores preocupados por la escasa visibilidad de los resultados de investigación generados en y sobre la región."

    Disponível em: . Acesso em: 15 Fev. 2012.


ID
327553
Banca
ESAF
Órgão
CVM
Ano
2010
Provas
Disciplina
Biblioteconomia
Assuntos

Um verdadeiro periódico eletrônico é aquele projetado para ser lido somente em rede, ou, pelo menos, existir primariamente em rede. O projeto lançado pela Academic Press, que permite visualização sem limite, de periódicos, assim como buscas, cópias, importação e impressão, com a finalidade de atender às necessidades de pesquisa pessoal e para empréstimo entre bibliotecas consorciadas, é conhecido pela sigla

Alternativas
Comentários
  • Questão de nível difícil , acertando por dedução das iniciais AP de Academic Press, alternativa D


ID
396121
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
Correios
Ano
2011
Provas
Disciplina
Biblioteconomia
Assuntos

Com relação à formação e ao desenvolvimento de coleções, julgue os itens subsecutivos.

Na biblioteca universitária, a política de aquisição de periódicos deve priorizar o periódico eletrônico; devendo o periódico em formato impresso ser adquirido quando as duas versões, impressa e digital, tiverem conteúdos substancialmente diferentes.

Alternativas
Comentários
  • "Correto. Atualmente, até pelo fato de que a grande maioria dos periódicos já estão em formato eletrônico, que além de tudo é mais rápido, ele deve ser indicado na política de aquisição. Só faz sentido adquirir as duas versões se o conteúdo for substancialmente diferente, e eu ainda acrescentaria que só se o conteúdo da versão impressa for relevante."


    http://biblioteconomiaparaconcursos.com/blog/2011/05/26/concursos-dos-correios-ect-analise-de-prova/

  • Na biblioteca universitária, a política de aquisição de periódicos deverá enfatizar o periódico eletrônico, e o formato impresso somente será privilegiado nos casos em que a imagem visual digitalizada não tenha alta qualidade, ou, quando as duas versões, impressa e digital, tenham conteúdos substancialmente diferentes. Com a implantação dessa política, haverá redução na quantidade de volumes encadernados e títulos recolocados nas estantes e, conseqüentemente, será reduzido o número de servidores envolvidos nessa tarefa. ( Murilo Bastos da Cunha. Construindo o futuro: a biblioteca universitária brasileira em 2010)


ID
523291
Banca
FGV
Órgão
Senado Federal
Ano
2008
Provas
Disciplina
Biblioteconomia
Assuntos

O critério conhecido como fator de impacto, que apóia a decisão de aquisição ou cancelamento de títulos de periódicos de uma coleção, refere-se à(ao):

Alternativas
Comentários
  •                             - Fator de impacto   Proposto por Eugene Garfield em 1955, o Fator de Impacto (FI) começou a ser utilizado como instrumento de avaliação da qualidade das publicações a partir dos anos sessenta  tendo sido usado como critério de seleção dos periódicos a serem indexados pelo Science Citation Index(SCI). Desde então o FI firmou-se como meio de avaliação dos periódicos nas mais variadas instâncias. É calculado anualmente pelo Institute for Scientific Information(ISI)  para as revistas indexadas em sua base de dados, e publicado pelo Journal Citations Reports (JCR), uma publicação do ISI.   Hoje, todo autor considera o valor do FI para escolher o periódico que possa dar maior visibilidade ao seu trabalho.
    Os bibliotecários vêem o FI como um parâmetro de seleção dos títulos de maior interesse científico, e que, portanto deverão compor o acervo de suas instituições. Não diferente, os editores acompanham atentos os FI de seus periódicos conscientes da importância deste índice como fator de influência na captação de recursos financeiros e atração de bons trabalhos a serem publicados.  Nas agencias de fomento, os responsáveis pela elaboração das políticas cientificas também utilizam o índice para selecionar pesquisadores e instituições de maior mérito e que melhor atendam as demandas das instituições.  Para o cálculo do FI leva-se em consideração o número de citações recebidas pelos artigos publicados em um periódico em determinado ano, divido pelo número de artigos publicados no mesmo periódico nos dois anos anteriores. 
  • a. FRENTE DE PESQUISA 

    freqüência de citação dos títulos pelos usuários em seus trabalhos acadêmicos.

    b. LOTKA (Lei do Quadrado Inverso)

    número de autores que publicam numa determinada área do conhecimento.

    c. FATOR DE IMPACTO

    número de citações recebidas por um periódico em relação ao número de artigos publicados por esse periódico.

    d. ESTUDO DE USUÁRIO.

    resultado de pesquisa de opinião realizada na comunidade de usuários.

    e. BRADFORD

    número de vezes que o periódico foi citado em fontes nacionais e internacionais.


ID
523318
Banca
FGV
Órgão
Senado Federal
Ano
2008
Provas
Disciplina
Biblioteconomia
Assuntos

A NBR 6021 “Informação e documentação – Publicação periódica científica impressa – Apresentação” indica que fazem parte dos elementos pré-textuais desse tipo de obra os seguintes itens:

Alternativas
Comentários
  • Os elementos pré-textuais são constituídos de:
    a)  folha de rosto;
    b)  errata;
    c)  sumário;
    d)  editorial.
  • Resposta D 5.3 Elementos pré-textuais A ordem dos elemento s pré-textuais deve ser conforme 5.3.1 a 5.3.4.

    5.3.1 Folha de rosto

    5.3.2 Errata Quando houver, deve ser inserida logo após a folha de rosto, antecedida da referência da publicação.

    5.3.3 Sumário  Recomenda-se que os títulos dos artigos contidos na publicação sejam relacionados, no sumário, na(s) língua(s) de seus respectivos conteúdos e conforme a NBR 6027.

    5.3.4 Editorial Deve ser Deve ser colocado após o sumário.


  • Os elementos pré-textuais

    Folha de rosto;

    Errata;

    Sumário;

    Editorial.

     Os elementos Textuais:

    Artigos, revisões, estudos de casos, entre outros que podem ser agrupados em seções, conforme o assunto ou gênero do trabalho.

     Os elementos Pós textuais:

    Índice e Instruções editoriais para os autores


ID
587734
Banca
FCC
Órgão
TRT - 24ª REGIÃO (MS)
Ano
2011
Provas
Disciplina
Biblioteconomia
Assuntos

Ação, sentença, recurso e acórdão, por um lado, e livros, teses, artigos de periódicos e trabalhos de congresso, por outro, são tipos de documentos que constituem,
respectivamente,

Alternativas

ID
587809
Banca
FCC
Órgão
TRT - 24ª REGIÃO (MS)
Ano
2011
Provas
Disciplina
Biblioteconomia
Assuntos

A NBR 6029 é a norma brasileira utilizada para

Alternativas
Comentários
  • Alternativa C - apresentação de livros e folhetos.

  • Pra lembrar--> LIVRO: I LOVE: sessenta vinte e nove. <3


ID
587812
Banca
FCC
Órgão
TRT - 24ª REGIÃO (MS)
Ano
2011
Provas
Disciplina
Biblioteconomia
Assuntos

Segundo a NBR 6022, que estabelece um sistema para a apresentação dos elementos que constituem o artigo em publicação periódica científica impressa, apêndice é

Alternativas
Comentários
  •  a) um texto ou documento elaborado pelo autor, a fim de complementar sua argumentação, sem prejuízo da unidade nuclear do trabalho. APÊNDICE

     b) um texto ou documento não elaborado pelo autor, que serve de fundamentação, comprovação e ilustração. ANEXO

     c) a parte de um artigo que resume, analisa e discute informações já publicadas. ARTIGO DE REVISÃO

     d) a transcrição, acima de 300 palavras, de uma informação extraída de outra fonte.

     e) a lista em ordem alfabética de palavras ou expressões técnicas de uso restrito ou de sentido obscuro, utilizadas no texto. GLOSSÁRIO


ID
606340
Banca
CESGRANRIO
Órgão
FINEP
Ano
2011
Provas
Disciplina
Biblioteconomia
Assuntos

O recurso contínuo, publicado em uma sucessão de partes separadas, usualmente numeradas e sem conclusão predeterminada, é uma publicação

Alternativas
Comentários
  • B) Reprodução fac-similar - Réplica exata do texto original (Glossário do AACR2)

    D) Recursos contínuos são recursos bibliográficos editados sem tempo marcado ou predeterminado para a sua conclusão. Incluem publicações seriadas e recursos integrados em andamento

    Publicação seriada é um recurso contínuo que, utilizando qualquer tipo de suporte, é editado em partes sucessivas, usualmente com designações numéricas e/ou cronológicas, e destinado a ser continuado indefinidamente. Neste grupo estão incluídos os periódicos, publicações correntes, como diários, jornais, revistas, diários eletrônicos, relatórios anuais, diretórios contínuos e séries monográficas.

    (Capítulo 12)


ID
725794
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
STJ
Ano
2012
Provas
Disciplina
Biblioteconomia
Assuntos

Considerando a prescrição da NBR 6027 para a elaboração de
sumários, julgue os itens seguintes.

Em publicações periódicas, o sumário pode ser apresentado no anverso da folha de rosto.

Alternativas
Comentários
  • Certo   O sumário deve ser localizado em publicações periódicas: a) na mesma posição em todos os fascículos, em todos os volumes; b) pode estar no anverso da folha de rosto, concluído no verso, se necessário; e c) pode estar na primeira capa, concluído, se necessário, na quarta capa.

    Espero ter ajudado. Força, foco e fé!
  • NBR 6027:2012

    4.2 Em publicações periódicas:

    a) deve estar localizado na mesma posição em todos os fascículos, em todos os volumes;

    b) pode estar no anverso da folha de rosto, concluído no verso, se necessário;

    c) pode estar na primeira capa, concluído, se necessário, na quarta capa.

    Gab. Certo

  • RESOLUÇÃO:  Em publicações periódicas, o sumário deve estar localizado no anverso da folha de rosto, concluído no verso, se necessário. Também pode estar na primeira capa, concluído, se necessário, na quarta capa.

    Resposta: C


ID
725872
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
STJ
Ano
2012
Provas
Disciplina
Biblioteconomia
Assuntos

Em relação à editoração de periódicos eletrônicos, julgue os itens
a seguir.

O Sistema Eletrônico de Editoração de Revistas, um software proprietário, proporciona acesso aberto a conteúdo digital.

Alternativas
Comentários
  • Alguém sabe me indicar o erro dessa questão?

  • É software livre.

  • O Sistema Eletrônico de Editoração de Revistas (SEER/OJS) é um software livre e de código aberto.


ID
788491
Banca
CESGRANRIO
Órgão
Transpetro
Ano
2012
Provas
Disciplina
Biblioteconomia
Assuntos

Sobre a tipologia de dicionários, considere as afirmativas a seguir.


I - O dicionário morfológico tem papel importante na padronização da linguagem especializada, eliminando ambiguidades na comunicação entre especialistas.


II - O dicionário terminológico, no seu sentido clássico, define termos presentes em determinado texto, esclarecendo o significado do termo naquele contexto.


III - Os dicionários de línguas são classificados como unilíngues, especializados e multilíngues.

IV - Os dicionários especializados abandonam a descrição lexicográfica e apresentam um arranjo diferente na ordenação das palavras.


Está correto o que se afirma

Alternativas
Comentários
  • Alternativa B.

    I- O dicionário morfológico tem papel importante na padronização da linguagem especializada, eliminando ambiguidades na comunicação entre especialistas. FALSO

    O dicionário morfológico é um dos dicionários especiais, enfocando aspectos da regra de formação de palavras, arrolando unidades mínimas (raízes e afixos) existentes na língua.

    II- O dicionário terminológico, no seu sentido clássico, define termos presentes em determinado texto, esclarecendo o significado do termo naquele contexto. falso

    De acordo com Campello (2008) o dicionário terminológico padroniza a linguagem especializada, eliminando ambiguidades entre especialistas. As definições podem se confundir, mas acredito que o erro esteja em afirmar basear-se em termos de determinado texto.

    III - Os dicionários de línguas são classificados como unilíngues, especializados e multilíngues. CORRETO

    IV - Os dicionários especializados abandonam a descrição lexicográfica e apresentam um arranjo diferente na ordenação das palavras. CORRETO

  • Incompleto não está errado


ID
788542
Banca
CESGRANRIO
Órgão
Transpetro
Ano
2012
Provas
Disciplina
Biblioteconomia
Assuntos

A aferição do grau de abertura de uma revista científica quanto à origem dos trabalhos, em nível institucional, regional, nacional ou internacional, mediante o recebimento e a publicação de contribuições de diferentes origens, configura um critério de qualidade para o desenvolvimento de coleções, segundo o aspecto da

Alternativas
Comentários
  • a) Para evitar a endogenia

    A Comissão Editorial deve cuidar para que também sejam publicados artigos de autores externos à Universidade Metodista, conforme orientações da respectiva área de conhecimento, especialmente se estiver vinculado a um programa de pós-graduação stricto sensu.


    http://www.metodista.br/politicaeditorial/normas-de-criacao-de-periodicos-cientificos/

ID
807322
Banca
FAURGS
Órgão
TJ-RS
Ano
2012
Provas
Disciplina
Biblioteconomia
Assuntos

______________ são materiais especiais da biblioteca jurídica com grande importância pelas informações atualizadas, em cujo processo de seleção são considerados fatores significativos o uso ou a relevância do título para o usuário.

Assinale a alternativa com expressão que preenche corretamente a lacuna do trecho acima.

Alternativas

ID
929230
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
SERPRO
Ano
2008
Provas
Disciplina
Biblioteconomia
Assuntos

Produção e organização do produto a ser preservado são ações
simultâneas e paralelas. No momento em que o homem foi capaz
de perceber isso e de colocar em prática essa atividade de
ordenamento, estabeleceu a noção básica de biblioteca. Com
relação a esse assunto, julgue os itens que se seguem.

As obras de circulação restrita são aquelas que necessitam de métodos de conservação especiais.

Alternativas
Comentários
  • Errado.

    Obras de circulação restrita são obras assiduamente consultadas, necessárias para consultas e pesquisas, colocadas em reservas por solicitação do professor e/ou pelo bibliotecário. 



ID
951343
Banca
EXATUS
Órgão
DETRAN-RJ
Ano
2012
Provas
Disciplina
Biblioteconomia
Assuntos

De maneira geral, nunca se tornam obsoletos e não devem nunca ser descartados, a menos que sejam substituídos por edições idênticas. Aquelas dirigidas às áreas especializadas são de valor permanentes:

Alternativas

ID
965758
Banca
Marinha
Órgão
Quadro Técnico
Ano
2012
Provas
Disciplina
Biblioteconomia
Assuntos

Qual é o nome dado a versão original de um artigo de perió dico ainda não publicado oficialmente e armazenado em base eletrônica?

Alternativas
Comentários
  • Preprints (a versão original de um artigo ainda não publicado oficialmente), cujo objetivo ‘é fazer circular entre os membros da comunidade trabalhos submetidos para publicação em periódicos tradicionais, mas que ainda esperam avaliação. Estes trabalhos são depositados em arquivos eletrônicos de livre acesso, podendo ser consultados a qualquer momento até que sejam aceitos ou rejeitados pelas revistas, quando então serão retirados da base’ (Mueller, 2000: 87).
    Retirado: http://www.lasics.uminho.pt/ojs/index.php/comsoc/article/viewFile/1235/1178

ID
965821
Banca
Marinha
Órgão
Quadro Técnico
Ano
2012
Provas
Disciplina
Biblioteconomia
Assuntos

Em relação ao ISSN, assinale a única opção INCORRETA.

Alternativas

ID
1001173
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
CPRM
Ano
2013
Provas
Disciplina
Biblioteconomia
Assuntos

Com base nas normas da ABNT referentes à documentação, julgue os itens seguintes.

O periódico intitulado Revista Brasileira de Geologia pode ser abreviado por Rev. Bras. Geol.

Alternativas
Comentários
  • NBR 6032 - Abreviação de títulos de periódicos e publicações seriadas
    Ex: Revista Brasileira de Biologia = R. bras. Biol.

ID
1001233
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
CPRM
Ano
2013
Provas
Disciplina
Biblioteconomia
Assuntos

Para a catalogação descritiva propriamente dita, deve-se identificar o tipo de material — livro, material cartográfico, filme etc. — e, antes de serem aplicadas as regras específicas para cada um deles, deve-se fazer uma leitura técnica, que consiste na análise com vistas ao levantamento das informações necessárias para a sua representação. Com relação a esse assunto, julgue os itens que se seguem.

As séries monográficas numeradas estão enquadradas entre as publicações seriadas, mas não recebem o mesmo tratamento de um periódico. Elas devem ter registro de ISBN, o qual deve ser relacionado com o ISSN da série a que pertencem.

Alternativas
Comentários
  • Séries monográficas são conjuntos de obras independentes que possuem títulos próprios, mas relacionam-se entre si por meio de um título comum. Neste tipo de caso o título da série recebe um ISSN e o título de cada item recebe um ISBN. 

    Resposta: C

  • Gabarito: Certo

    9) O que é uma série monográfica?

    São consideradas monografias seriadas, conjunto de obras ou documentos independentes que, além de possuírem seus próprios títulos, relacionam-se entre si mediante um título comum. Neste caso, o título da série recebe um ISSN e o título do item recebe um ISBN.

    Fonte:

    http://cbissn.ibict.br/index.php/perguntas-frequentes


ID
1039036
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
IPEA
Ano
2008
Provas
Disciplina
Biblioteconomia
Assuntos

Acerca da documentação geral e jurídica, julgue os itens subseqüentes.

A necessidade de processamento analítico dos periódicos científicos influenciou o surgimento da documentação, pois as técnicas tradicionais da biblioteconomia, orientadas para os livros, não se aplicavam à recuperação e ao acesso desse tipo de documento.

Alternativas

ID
1043062
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
ANTT
Ano
2013
Provas
Disciplina
Biblioteconomia
Assuntos

As normas brasileiras cujo conteúdo é de responsabilidade dos comitês brasileiros (ABNT/CB) e dos organismos de normalização setorial (ABNT/ONS) são elaboradas por comissões de estudo (CE) formadas por representantes dos setores envolvidos. Por meio dessas normas, são fixadas exigências para orientar a preparação e a compilação de referências de material utilizado para a produção de documentos; uniformizar as abreviaturas de títulos de periódicos e publicações seriadas; estabelecer os requisitos para a redação e a apresentação de resumos; estabelecer os requisitos de apresentação e os critérios básicos para a elaboração de índices; entre outras exigências. Com base nas referidas normas, julgue os itens a seguir.

A publicação periódica, feita mediante qualquer tipo de suporte, é editada em unidades físicas sucessivas, com designações numéricas e/cronológicas e destinada a ser continuada indefinidamente.

Alternativas
Comentários
  • Segundo as definições contidas na ABNT NBR 6023,  a publicação periódica é definida como "publicação em qualquer tipo de suporte, editada em unidades físicas sucessivas, com designações numéricas e/ou cronológicas e destinada a ser continuada indefinidamente".


ID
1091287
Banca
CESGRANRIO
Órgão
IBGE
Ano
2013
Provas
Disciplina
Biblioteconomia
Assuntos

No que se refere ao periódico eletrônico, no ambiente de rede, no qual o usuário pode consultar um documento citado a partir do próprio objeto que está acessando, a questão da identificação assume papel decisivo, pois colabora no aprimoramento da busca de informações.

Além do ISSN, outros identificadores são as URI, compostas de caracteres determinados por sintaxe específica e que são divididas em três tipos:

Alternativas
Comentários
  • URL - Uniform Resource Locator – Localizador de Recurso Uniforme, como o próprio nome diz, trata-se da localização, como exemplo: http, https, etc e começam sempre com um tipo de protocolo;

    URN - Uniform Resource Name - Nome do Recurso Uniforme, identifica o recurso através de um nome único, na questão cita o ISSN e poderia ser o ISBN, também;

    PURL - Persistent Uniforme Resource Locator - Localizador Uniforme de Recursos Persistente;

    Todas citadas são URIs, ou seja, [...] são o padrão para identificação de documentos com uma curta sequência de números, letras e símbolos. O termo significa no Inglês Uniform Resource Identifier (URI) – Identificador de Recurso Uniforme.” 

    QUAL A DIFERENÇA ENTRE URL, URI E URN. 2017. Disponível em: . Acesso em: 15 jun. 2020.

    E o conceito de PURL no livro:

    POLLOCK, Jeffrey T. Web Semântica para Leigos. Alta Books: Rio de Janeiro, 2010.


ID
1095745
Banca
IDECAN
Órgão
FUNTELPA
Ano
2010
Provas
Disciplina
Biblioteconomia
Assuntos

Assinale a fonte de informação que apresenta a mais recente forma alternativa de divulgação de pesquisas em andamento em muitas áreas do conhecimento:

Alternativas
Comentários
  • Conforme Campello,Cendón e Kremer (2000, p. 46):

    A morosidade de publicação do periódico científico, que é ainda o principal veículo de divulgação da pesquisa em muitas áreas do conhecimento, tem levado ao aparecimento de formas alternativas de divulgação, sendo a mais recente delas a publicação eletrônica.

    Gab. E

    CAMPELLO, Bernadete Santos; CENDÓN, Beatriz Valadares; KREMER, Jeannette Marguerite (Orgs.).  Fontes de informação para pesquisadores e profissionais. Belo Horizonte: UFMG, 2000.


ID
1102189
Banca
UNIRIO
Órgão
UNIRIO
Ano
2012
Provas
Disciplina
Biblioteconomia
Assuntos

A comunidade universitária brasileira vem adotando algumas estratégias para tornar a sua produção científica mais competitiva em termos de qualidade, adotando, principalmente, orientações provenientes das iniciativas do acesso aberto. O software SEER faz parte dessas iniciativas e foi desenvolvido para a construção e gestão de

Alternativas
Comentários
  • O Sistema Eletrônico de Editoração de Revistas (SEER) é um software desenvolvido para a construção e gestão de uma publicação periódica eletrônica.


    http://www.ibict.br/pesquisa-desenvolvimento-tecnologico-e-inovacao/sistema-eletronico-de-editoracao-de-revistas-seer
  • Sobre o SEER

    O Sistema Eletrônico de Editoração de Revistas (SEER) é um software desenvolvido para a construção e gestão de uma publicação periódica eletrônica. Esta ferramenta contempla ações essenciais à automação das atividades de editoração de periódicos científicos. Recomendado pela CAPES, o processo editorial no SEER permite uma melhoria na avaliação da qualidade dos periódicos e uma maior rapidez no fluxo das informações. A aceitação do SEER pela comunidade brasileira de editores científicos vem do desempenho do sistema e de sua fácil adaptação aos processos de editoração em uso. Também o SEER permite que a disseminação, divulgação e preservação dos conteúdos das revistas brasileiras apresentem uma melhoria na adoção dos padrões editoriais internacionais para periódicos on-line 100% eletrônicos.


ID
1105147
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
CADE
Ano
2014
Provas
Disciplina
Biblioteconomia
Assuntos

A respeito de normas de documentação.


A monografia deve ser classificada como um item não seriado, constituído de uma única parte.

Alternativas
Comentários
  • Informação e documentação - Referências – Elaboração

    ABNT – Associação Brasileira de Normas Técnicas (NBR 6023-2002)

    Disponível em: http://www.habitus.ifcs.ufrj.br/pdf/abntnbr6023.pdf

    1. Objetivos

    Esta Norma estabelece os elementos a serem incluídos em referências. Esta Norma fixa a ordem dos elementos das referências e estabelece convenções para transcrição e apresentação da informação originada do documento e/ou outras fontes de informação. Esta Norma destina-se a orientar a preparação e compilação de referências de material utilizado para a produção de documentos e para inclusão em bibliografias, resumos, resenhas, recensões e outros. Esta Norma não se aplica às descrições usadas em bibliotecas, nem as substitui.

    2. Definições

    Para os efeitos desta Norma, aplicam-se as seguintes definições:

    3.1 autor(es): Pessoa(s) física(s) responsável(eis) pela criação do conteúdo intelectual ou artístico de um documento. 3.2 autor(es) entidade(s): Instituição(ões), organização(ões), empresa(s), comitê(s), comissão(ões), evento(s), entre outros, responsável(eis) por publicações em que não se distingue autoria pessoal. 3.3 capítulo, seção ou parte: Divisão de um documento, numerado ou não. 3.4 documento: Qualquer suporte que contenha informação registrada, formando uma unidade, que possa servir para consulta, estudo ou prova. Inclui impressos, manuscritos, registros audiovisuais, sonoros, magnéticos e eletrônicos, entre outros. 3.5 edição: Todos os exemplares produzidos a partir de um original ou matriz. Pertencem à mesma edição de uma obra todas as suas impressões, reimpressões, tiragens etc., produzidas diretamente ou por outros métodos, sem modificações, independentemente do período decorrido desde a primeira publicação. 3.6 editora: Casa publicadora, pessoa(s) ou instituição responsável pela produção editorial. Conforme o suporte documental, outras denominações são utilizadas: produtora (para imagens em movimento), gravadora (para registros sonoros), entre outras.

    NOTA - Não confundir com a designação do editor, utilizada para indicar o responsável intelectual ou científico que atua na reunião de artigos para uma revista, jornal etc. ou que coordena ou organiza a preparação de coletâneas.

    3.7 monografia: Item não seriado, isto é, item completo, constituído de uma só parte, ou que se pretende completar em um número preestabelecido de partes separadas. (...)

  • então a questão tá certa. 3.7 monografia: Item não seriado, isto é, item completo, constituído de uma só parte, ou que se pretende completar em um número preestabelecido de partes separadas.(...) não?

  • Existem monografias com mais de uma parte. Acredito que o erro esteja na palavra "deve". 
    "Monografia: Item não seriado, isto é, item completo, constituído de uma só parte, OU que se pretende completar em um número preestabelecido de partes separadas."
  • O gabarito da questão segundo o cespe é C. Acredito que inseriram a resposta errada ao inserir a questão na plataforma.


ID
1105156
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
CADE
Ano
2014
Provas
Disciplina
Biblioteconomia
Assuntos

A respeito de normas de documentação.


Quando dois periódicos possuírem o mesmo título genérico, abreviado ou não, deve-se modificar o título de um dos periódicos para não haver duplicação.

Alternativas
Comentários
  • "Quando dois ou mais periódicos têm o mesmo título genérico, abreviado ou não, e o mesmo local de publicação, incorpora-se ao título o nome do editor, usando-se sigla, se houver. 

    Exemplo: Boletim Estatístico [Fundação Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística] = B. estat. IBGE."



ID
1181236
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
TC-DF
Ano
2014
Provas
Disciplina
Biblioteconomia
Assuntos

A respeito da editoração de periódicos, julgue os itens subsecutivos.

O ISSN (International Standard Serial Number) é um código obrigatório atribuído às publicações seriadas.

Alternativas
Comentários
  • O uso do ISSN não é obrigatório, entretanto como único identificador de padrão internacional, confere vantagens ao editor uma vez que ele possibilita rapidez, produtividade, qualidade e precisão na identificação e controle da publicação seriada nas etapas da cadeia produtiva editorial.

  • 3) O ISSN é obrigatório? 

    Não, mas é um parâmetro para o controle de qualidade de revistas científicas e também um critério de indexação em base de dados nacionais e internacionais. 


    Fonte: http://www.ibict.br/informacao-para-ciencia-tecnologia-e-inovacao%20/centro-brasileiro-do-issn/faq
  • Errado.


    Além de não ser obrigatório, o ISSN, de acordo com a nbr 6023 é um elemento complementar nas elaboração de referências, ou seja, não essencial.
  • O código ISSN não é de uso obrigatório, embora seja utilizado como parâmetro para o controle de qualidade de revistas científicas e também como critério de indexação bem bases de dados nacionais e internacionais.

    Resposta: E


ID
1181239
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
TC-DF
Ano
2014
Provas
Disciplina
Biblioteconomia
Assuntos

A respeito da editoração de periódicos, julgue os itens subsecutivos.

Para que a avaliação de um artigo científico seja considerada por pares, ela deve ser feita em sistema de regime duplo-cego.

Alternativas
Comentários
  • Quanto ao tipo, existem essencialmente dois sistemas de revisão por pares: o sistema aberto - open review, em que a identidade dos autores e revisores é conhecida por ambas as partes, e o sistema duplo cego - double blind review, em que autores e revisores desconhecem a identidade uns dos outros.


ID
1181242
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
TC-DF
Ano
2014
Provas
Disciplina
Biblioteconomia
Assuntos

A respeito da editoração de periódicos, julgue os itens subsecutivos.

No processo editorial, cabe ao leitor de prova conferir as composições e erros de formatação.

Alternativas
Comentários
  • CERTO.

    O Leitor de Prova lê cuidadosamente as Versões de Composição nos seus vários formatos em que a revista publica (assim como faz o autor). O Leitor de Prova (e o Autor) anotam qualquer erro tipográfico e de formatação para o Editor de Layout corrigir.



ID
1181245
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
TC-DF
Ano
2014
Provas
Disciplina
Biblioteconomia
Assuntos

A respeito da editoração de periódicos, julgue os itens subsecutivos.

O CrossRef utiliza tecnologias colaborativas para permitir acesso aos conteúdos por meio de referências cruzadas por links.

Alternativas
Comentários
  • O CrossRef opera um sistema de citação cruzada por link, que permite que um pesquisador clique numa referência citada em uma publicação do editor A e seja levado diretamente ao conteúdo citado numa publicação do editor B.

    Fonte: http://seer.ibict.br/index.php?option=com_content&task=view&id=301&Itemid=74 


ID
1237441
Banca
CS-UFG
Órgão
IF-GO
Ano
2014
Provas
Disciplina
Biblioteconomia
Assuntos

De acordo com a Unesco, excluída a capa, o livro tem um número de páginas, sempre superior a:

Alternativas
Comentários
  • GAB. D

    A UNESCO definiu, em 1964, um livro como sendo um impresso não periódico de 48 páginas ou mais, excluindo as capas, publicao no país e acessível ao público.

    Esta definição foi acolhida no Brasil pela ABNT na NBR 6029 que o define como sendo uma “Publicação não periódica que contém acima de 49 páginas, excluídas as capas, e que é objeto de Número Internacional Normalizado para Livro.
    fonte: http://www.notaslivres.com.br/2011/09/de-livros-e-elivros.html
  • Livro = + de 50 páginas;

    Folheto = de 4 à 49 páginas.


ID
1256683
Banca
FUNRIO
Órgão
IF-PI
Ano
2014
Provas
Disciplina
Biblioteconomia
Assuntos

As obras recomendadas pelos professores como literatura obrigatória, porque atendem ao conteúdo dos currículos e que existem na biblioteca, por exemplo, sob a forma de manuais e compêndios, em vários exemplares destinados ao empréstimo, são identificadas como coleção

Alternativas
Comentários
  • esqueci que obras de referencias nao se empresta

  • são identificadas como coleção didática.

  • Acho que as coleções de lastro se encaixam melhor na resposta dessa questão.

  • C) didática

    (para os não assinantes)


ID
1256689
Banca
FUNRIO
Órgão
IF-PI
Ano
2014
Provas
Disciplina
Biblioteconomia
Assuntos

A espécie de obra de referência, que apresenta a grafia, a pronúncia, a definição e a silabação das palavras de uma determinada língua, é o

Alternativas
Comentários
  • e)dicionário.

    (para os não assinantes)

  • Dicionário: É uma obra de referência que dá informações sobre as palavras e sua grafia, pronúncia, significado, etimologia, sinonímia e antonímia. Define termos científicos e técnicos de forma simplificada e, às vezes, dá breves indicações sobre as aplicações dos conceitos que expressam. A característica comum a todos os dicionários está em que sua matéria-prima são as palavras de uma língua em geral ou os termos que expressam os conceitos de um campo do conhecimento. (Manual de fontes de informação. Cunha)


ID
1335898
Banca
FGV
Órgão
TJ-GO
Ano
2014
Provas
Disciplina
Biblioteconomia
Assuntos

Os documentos editados em fascículos, em sequência contínua e intervalos regulares e prefixados, e por tempo indeterminado, são denominados publicações:

Alternativas

ID
1343266
Banca
CETRO
Órgão
IF-PR
Ano
2014
Provas
Disciplina
Biblioteconomia
Assuntos

Assinale a alternativa que apresenta a denominação dada ao trabalho apresentado a uma faculdade ou a uma universidade, com o objetivo de aprovação em grau de pós-graduação stricto sensu, no âmbito de doutorado.

Alternativas
Comentários
  • Gente essa facil todos q fazem doutorado em qualquer área no fim do curso tem q apresentar uma tese.

  • Graduação = TCC

    Mestrado = Dissertação

    Doutorado = Tese


ID
1343272
Banca
CETRO
Órgão
IF-PR
Ano
2014
Provas
Disciplina
Biblioteconomia
Assuntos

Os elementos que constituem a parte interna do livro dividem-se em três partes: pré-textuais, textuais e pós- textuais. Sobre os elementos textuais, é correto afirmar que

Alternativas
Comentários
  • A alternativa (C) é a resposta.

  • Elementos textuais: introdução, desenvolvimento e considerações finais.


ID
1343287
Banca
CETRO
Órgão
IF-PR
Ano
2014
Provas
Disciplina
Biblioteconomia
Assuntos

Sobre o dicionário, assinale a alternativa correta.

Alternativas
Comentários
  • Dicionário: É uma obra de referência que dá informações sobre as palavras e sua grafia, pronúncia, significado, etimologia, sinonímia e antonímia. Define termos científicos e técnicos de forma simplificada e, às vezes, dá breves indicações sobre as aplicações dos conceitos que expressam. A característica comum a todos os dicionários está em que sua matéria-prima são as palavras de uma língua em geral ou os termos que expressam os conceitos de um campo do conhecimento. (Manual de fontes de informação. Cunha).

    Gabarito A

  • Questão retirada do Manual de fontes de informação do professor Cunha (minha edição é de 2020). Assim, destrinchando as alternativas:

    A - A sua função principal é a de ser um repositório das palavras de uma língua. CERTO

    "Mas, quais seriam as funções do dicionário? A fundamental é ser u repositório das palavras de uma língua, para fomentar sua conservação e difusão e, consequentemente, da cultura respectiva." (p.26)

    B - É uma fonte de informação pouco indicada para resolver consultas de referência. ERRADO

    "(...) Além disso, o dicionário é uma fonte de informação eficaz para resolver consultas de referência (para saber o sentido exato ou a ortografia de um vocábulo) e na análise do conteúdo dos documentos (para conhecer o campo semântico e os termos que o compõem)." (p.26)

    C - É uma fonte de informação que está imune à desatualização, uma vez que a língua é algo que permanece estático. ERRADO

    "Ressalte-se que a língua é algo vivo, sempre em evolução. Assim, é possível que um dicionário usado dez anos atrás pode não atender às necessidades de hoje (...)" (p.27)

    D - Quanto à forma, pode ser classificado em geral e especializado. ERRADO

    "Em relação à tipologia, (...) os dicionários, quanto ao conteúdo, podem ser classificados em gerais e especializados" (p.27)

    E - É uma característica preponderante dos dicionários especializados ter como matéria-prima as palavras de uma língua em geral. ERRADO

    "A característica comum a todos os dicionários está em que sua matéria-prima são as palavras de uma língua em geral ou os termos que expressam os conceitos de um campo do conhecimento". (p.26)

    Matéria-prima:

    Dicionário geral - uma língua na sua totalidade ou palavras contemporâneas mais usadas

    Dicionário especializados - conjunto de vocábulos de um campo do conhecimento; grupo de nomes e fatos e/ou; citações, provérbios ou aforismos.


ID
1351708
Banca
IF-SC
Órgão
IF-SC
Ano
2014
Provas
Disciplina
Biblioteconomia
Assuntos

Os documentos são classificados como textuais e não textuais e divididos em tipos.

Assinale a alternativa CORRETA que contém somente tipos de documentos tridimensionais.

Alternativas
Comentários
  •  b)

    Maquetes, esculturas, jogos.

  • Documentos tridimensionais Inclui esculturas, maquetes, objetos e suas representações (fósseis, esqueletos, objetos de museu, monumentos etc.).


ID
1366132
Banca
COPEVE-UFAL
Órgão
UFAL
Ano
2014
Provas
Disciplina
Biblioteconomia
Assuntos

Anuários, enciclopédias e dicionários compõem a coleção de

Alternativas
Comentários
  • Não podemos esquecer a definição de Referencia, que é tudo aquilo que nos ajuda a achar outros documentos dentro da propiá biblioteca, ou até foda, mais sempre servindo como uma Referencia.

  • É sempre válido associar DICIONÁRIO = REFERÊNCIA.

  • Segundo Accart, p.57:

    O que é uma coleção de referência? É a que reúne as obras de referência( dicionários, enciclopédias, manuais, diretórios, etc.) 

    RESPOSTA CORRETA: LETRA E


ID
1369054
Banca
FGV
Órgão
Prefeitura de Florianópolis - SC
Ano
2014
Provas
Disciplina
Biblioteconomia
Assuntos

No âmbito do serviço de referência, os dicionários prosódicos ou ortoépicos, que oferecem a pronúncia das palavras, são considerados dicionários:

Alternativas
Comentários
  • letra e - especiais

  • Tipos de dicionários:

    Linguístico: unilíngue, multilíngue

    Enciclopédico

    Especial: segue a origem e formação de palavras

    Especializados: analógico ou tesauro

    De assunto: Para determinada área do conhecimento

    Fonte: Meus resumos


ID
1369060
Banca
FGV
Órgão
Prefeitura de Florianópolis - SC
Ano
2014
Provas
Disciplina
Biblioteconomia
Assuntos

Os atlas e mapas podem ser de vários tipos. Aqueles que mostram a profundidade e as características do solo do mar, zonas costeiras, rios e lagoas são os:

Alternativas
Comentários
  • letra e batimetricos

  • a) Topografia é uma ciência que estuda todas as características presentes na superfície de um território, como o relevo e outros fatores próprios de determinada região.

    b) meteorologia é uma das ciências que estudam a atmosfera terrestre, que tem como foco o estudo dos processos atmosféricos e a previsão do tempo. Estuda os fenômenos que ocorrem na atmosfera e as interações entre seus estados dinâmicos, físico e químico, com a superfície terrestre subjacente.

    c) A hidrologia é uma ciência dedicada ao estudo das águas. Esta ciência estuda a ocorrência de água em determinados locais, sua circulação, propriedades químicas e físicas, leis e fenômenos interativos que ocorrem entre a água e o meio ambiente.

    d) Geologia é a ciência responsável por estudar a origem, a história, a composição e as características do planeta Terra.

    e) A batimetria é a medição da profundidade dos oceanos, lagos, rios, barragens e represas. É expressada cartograficamente por curvas batimétricas que unem pontos da mesma profundidade com equidistâncias verticais, semelhantes à curvas de nível topográficas. Basicamente o processo de batimetria tem como objetivo levantar a topografia do fundo de barragens e reservatórios. Com estes dados é possível verificar o assoreamento (sedimentos depositados no fundo), sua capacidade volumétrica e volume da massa d’ água.

    Gab. E


ID
1456345
Banca
FUNDEP (Gestão de Concursos)
Órgão
IF-SP
Ano
2014
Provas
Disciplina
Biblioteconomia
Assuntos

Analise as seguintes afirmativas sobre partes do livro e assinale com V as verdadeiras e com F as falsas.

( ) Folhas de guardas são as folhas dobradas colocadas no começo e no fim do livro, unindo a capa ao volume. 
( ) Folha de rosto é a folha do livro que tem impresso o título da obra, nome do autor, indicação do editor e outros dados complementares.
( ) Folha de rosto é a folha do livro que tem impresso a foto do autor com sua biografia.
( ) Orelha é o arremate colorido que se cola na cabeça e no pé do dorso, como acabamento.
( ) Corpo do livro é o conjunto de folhas do livro dobradas ao meio encaixadas e costuradas.

Assinale a alternativa que apresenta a sequência CORRETA.

Alternativas
Comentários
  • Essa questão deve estar errada poque as folhas dobradas que se encontram no início e no final do livro são as orelhas

  • Alternativa D.

    (V) Folhas de guardas são as folhas dobradas colocadas no começo e no fim do livro, unindo a capa ao volume.

    (V) Folha de rosto é a folha do livro que tem impresso o título da obra, nome do autor, indicação do editor e outros dados complementares.

    (F) folha de rosto é a folha do livro que tem impresso a foto do autor com sua biografia.

    De acordo com a NBR 6029:

    3.22 folha de rosto: Folha que contém os elementos essenciais à identificação do trabalho, também chamada de rosto.

    (F) Orelha é o arremate colorido que se cola na cabeça e no pé do dorso, como acabamento.

    De acordo com a NBR 6029:

    3.41 orelha: Cada uma das extremidades da sobrecapa ou da capa do livro, dobrada para dentro e, em geral, com texto sobre o autor ou o livro.

    (F) Corpo do livro é o conjunto de folhas do livro dobradas ao meio encaixadas e costuradas.

    Não consta na NBR 6029 definições sobre "corpo do livro".


ID
1470634
Banca
IADES
Órgão
EBSERH
Ano
2014
Provas
Disciplina
Biblioteconomia
Assuntos

O termo bibliograma ou documento refere-se a

Alternativas
Comentários
  • Letra A.

     

    De acordo com Otlet, documento é o livro, a revista, o jornal; é a peça de arquivo, a estampa, a fotografia, a medalha, a música; ét ambém o filme, o disco e toda a parte documental que precede e sucede a emissão radiofônica.

  • Conforme Ortega e Lara (2009, p. 123):

    A proposta de Otlet parte da ideia de um termo genérico (biblión ou bibliograma ou documento) que cobriria todos os tipos: volumes, folhetos, revistas, artigos, cartas, diagramas, fotografias, estampas, certificados, estatísticas, além dos discos e filmes.

    Gab. A

    Fonte: Disponível em: http://www.iskoiberico.org/wp-content/uploads/2014/09/528-544_Dotta-Ortega.pdf


ID
1491172
Banca
PaqTcPB
Órgão
UEPB
Ano
2012
Provas
Disciplina
Biblioteconomia
Assuntos

As informações mais atualizadas em uma biblioteca são encontradas em:

Alternativas
Comentários
  • Os períodicos (revistas, jornais, boletins informativos, científicos ou de divulgação, atas, anuários os mais usados) são essenciais por que contém as informações mais atualizadas.

    Fonte: Livro: Auxiliar de Biblioteca. pg 61.

  • Conforme Silva & Araújo (2003, p. 61):

    O documento periódico - são publicações editadas em partes, números ou fascículos, sempre sob o mesmo título, numa sequência contínua a intervalos regulares pré-fixados, por tempo indeterminado, com a colaboração, mais habitualmente, de diversos autores, sob a direção de uma ou de mais pessoas, mas sob a responsabilidade de uma ou mais entidades.

    Os periódicos (revistas, jornais, boletins informativos, científicos ou de divulgação, atas, anuários os mais usados) são essenciais porque contêm as informações mais atualizadas, ao contrário dos livros, cujo processo editorial demanda mais tempo.

    Gab. C

    SILVA, Divina Aparecida de; ARAÚJO, Iza Antunes. Auxiliar de biblioteca: técnicas e práticas para formação profissional. 5.ed. Brasília: Thesaurus, 2003.


ID
1491190
Banca
PaqTcPB
Órgão
UEPB
Ano
2012
Provas
Disciplina
Biblioteconomia
Assuntos

Em bibliotecas, os fascículos dos periódicos devem ser registrados em:

Alternativas
Comentários
  • "Ficha Kardex é uma ficha de registro de periódicos. É usada para registrar cada periódico e exemplar que entra na biblioteca."

    Fonte: http://biblioteconomiaparaconcursos.com/blog/2011/12/23/auxiliar-de-biblioteca-livro-post/

  • Conforme Silva & Araújo (2003, p. 63):

    Nas bibliotecas convencionais, isto é aquelas que ainda executam o trabalho manualmente, o controle dos periódicos é feito através do registro em ficha tipo Kardex. Trata-se de um tipo de fichário que ficou assim conhecido, por ser o nome do seu fabricante, onde as fichas são arquivadas verticalmente.

    Gab. B

    SILVA, Divina Aparecida da; ARAÚJO, Iza Antunes. Auxiliar de biblioteca: técnicas e práticas para formação profissional. 5.ed. Brasília: Thesaurus, 2003.


ID
1495618
Banca
IESES
Órgão
IFC-SC
Ano
2009
Provas
Disciplina
Biblioteconomia
Assuntos

O total de cópias de exemplares, saíndo da mesma matriz, no caso de obras impressas, é identificado com o nome de:

Alternativas
Comentários
  • EDIÇÃO: todos os exemplares produzidos a partir de um original ou matriz. Pertencem à mesma edição de uma publicação todas as sua impressões, reimpressões, tiragens etc, produzidas diretamente por outros métodos, sem modificações, independentemente do período decorrido desde a primeira publicação.

    http://www.isbn.bn.br/website/informacoes-tecnicas

  • Edição: Todos os exemplares produzidos a partir de um original ou matriz. Pertencem à mesma edição de uma publicação todas as suas impressões, reimpressões, tiragens etc., produzidas diretamente ou por outros métodos, sem modificações, independentemente do período decorrido desde a primeira publicação.

    Tiragem: Total de exemplares impressos a cada edição ou reimpressão da publicação.

    Fonte: NBR 6029:2006

    Quem errou marcando a letra A dá um joinha aqui.


ID
1495636
Banca
IESES
Órgão
IFC-SC
Ano
2009
Provas
Disciplina
Biblioteconomia
Assuntos

Dicionários, enciclopédias, anuários são exemplos de materiais de?
Identifique a afirmação correta:

Alternativas

ID
1495666
Banca
IESES
Órgão
IFC-SC
Ano
2009
Provas
Disciplina
Biblioteconomia
Assuntos

Ao livro contêm elementos materiais relativos à sua estrutura física. Em qual das alternativas só constam elementos textuais:

Alternativas

ID
1495675
Banca
IESES
Órgão
IFC-SC
Ano
2009
Provas
Disciplina
Biblioteconomia
Assuntos

Documentos que descrevem detalhadamente os assuntos tratados e as intervenções havidas em uma reunião, congresso, assembléia...:

Alternativas

ID
1495681
Banca
IESES
Órgão
IFC-SC
Ano
2009
Provas
Disciplina
Biblioteconomia
Assuntos

Publicações não periódicas que contém acima de 49 páginas, excluidas as folhas de guarda. A afirmação se refere a que material?:

Alternativas
Comentários
  • Conforme a ABNT NBR (2006, p. 3):

    3.25 Folheto: Publicação não periódica que contém no mínimo cinco e no máximo 49 páginas, excluídas as capas, e que é objeto de Número Internacional Normalizado para Livro (ISBN).

    3.31 Livro: Publicação não periódica que contém acima de 49 páginas, excluídas as capas, e que é objeto de Número Internacional Normalizado para Livro (ISBN).

    Gab. A


ID
1497982
Banca
IF-PE
Órgão
IF-PE
Ano
2014
Provas
Disciplina
Biblioteconomia
Assuntos

As obras de referência são publicações de consulta rápida e de uso pontual. Dentre as opções abaixo, assinale a alternativa na qual todos os exemplos são desse tipo.

Alternativas
Comentários
  • COLEÇÃO DE REFERÊNCIA

    Enciclopédias, dicionários, bibliografias e outras ferramentas que facilitem o controle bibliográfico e a recuperação da informação.

     

     

  • RESPOSTA E

    --------------------------------------------

    a)  Catálogos, dissertações, periódicos e índices.

    b)  Dicionários, bibliografias, teses e periódicos.

    c)  Enciclopédias, TCCs, índices e livros.

    d)  Livros, dicionários, teses e bibliografias.

    e)  Dicionários, catálogos, bibliografias e enciclopédias.

     

    erros destacados

  • Conforme Silva & Araújo (2003, p. 108-109):

    São obras de refeências:

    dicionários, glossários, enciclopédias, guias, manuais técnicos, anuários estatísticos, repertórios biográficos, atlas, diretórios, catálogos, almanaques, bibliografias, bibliografias periódicas, índices e abstracts.

    Gab. E

    SILVA, Divina Aparecida da; ARAÚJO, Iza Antunes. Auxiliar de biblioteca: técnicas e práticas para formação profissional. 5.ed. Brasília: Thesaurus, 2003.


ID
1497994
Banca
IF-PE
Órgão
IF-PE
Ano
2014
Provas
Disciplina
Biblioteconomia
Assuntos

Numere a 2ª coluna de acordo com a 1ª, relacionando os tipos de acervos a sua denominação.

(1) Acervo geral                  ( ) Hemeroteca, obras raras, teses.
(2) Acervo de referência      ( ) Filmes, vídeos, CD-ROM.
(3) Acervo de periódicos     ( ) Revistas, boletins, jornais.
(4) Acervo multimídia           ( ) Livros, folhetos, monografias.
(5) Acervo especial              ( ) Dicionários, enciclopédias, guias.

Assinale a alternativa que apresenta a sequência numérica CORRETA.

Alternativas

ID
1498009
Banca
IF-PE
Órgão
IF-PE
Ano
2014
Provas
Disciplina
Biblioteconomia
Assuntos

Marque a alternativa CORRETA que se refere à publicação em fascículos, números ou partes editadas em intervalos prefixados, por tempo indeterminado, com a colaboração de diversas pessoas, sob a direção de uma ou várias, em conjunto ou sucessivamente. Considere que a referida publicação é de grande utilidade para pesquisadores, em particular, os das áreas científicas e tecnológicas.

Alternativas
Comentários
  • letra a - periódico


ID
1498018
Banca
IF-PE
Órgão
IF-PE
Ano
2014
Provas
Disciplina
Biblioteconomia
Assuntos

Assinale a alternativa que corresponde à parte do livro na qual se faz a costura ou colagem das páginas. Nesta deve conter no mínimo, o nome do autor e o título da publicação, podendo, ainda, nome da editora, logomarca do editor, edição, volume, local e data.

Alternativas
Comentários
  •  Lombada é a parte da capa de um trabalho que reúne um número determinados de folhas, costuradas, grampeadas ou coladas de forma a mantê-las sempre juntas. Esse termo é usado par livros e revistas por se assemelhar com o “dorso do boi”

    Na antiguidade os livros não tinham lombada, pois eram apresentados em rolos de papiro e pergaminhos. É bem provável que o uso das lombadas tenha se iniciado na idade média quando os monges copistas traduziam e reproduziam obras clássicas. Com o passar do tempo esse método de organização foi se aperfeiçoando e chegou aos livros da forma como conhecemos hoje.


    http://grafnorte.com.br/lombada/


ID
1499209
Banca
Prefeitura de Fortaleza - CE
Órgão
Prefeitura de Fortaleza - CE
Ano
2015
Provas
Disciplina
Biblioteconomia
Assuntos

A sigla adotada internacionalmente para indicar o número padronizado de uma publicação periódica é:

Alternativas
Comentários
  • O ISSN (International Standard Serial Number), sigla em inglês para Número Internacional Normalizado para Publicações Seriadas, é o código aceito internacionalmente para individualizar o título de uma publicação seriada. Esse número se torna único e exclusivo do título da publicação ao qual foi atribuído, e seu uso é padronizado pela ISO 3297 (International Standards Organization).

  • GABARITO: D


ID
1499317
Banca
VUNESP
Órgão
UNESP
Ano
2015
Provas
Disciplina
Biblioteconomia
Assuntos

Constituem exemplos de documentos textuais, iconográficos, audiovisuais e de natureza material, respectivamente:

Alternativas
Comentários
  • Gab. c) documentos administrativos, mapas, filmes e maquetes.

    Obs.: Eu deduzi pelo iconográfico:imagens estáticas, desenhos etc: mapas. :D

  • É o tipo de questão que se resolve por eliminação, iconografia, refere-se a imagem estática, logo descarta-se itens a, b, e. O livro é indicado em todos os itens como uma boa pegadinha para deixar dúvida.

  • Segundo Claire Guinchat (1994):

    Documentos textuais: livros, os periódicos, as fichas, os documentos administrativos, os textos de leis (...); 

    Documentos iconográficos: imagens, mapas, plantas; 

    Documentos audiovisuais: gráficos: filmes, audiovisuais, fitas e videodiscos; 

    Documentos de natureza material: objetos, amostras, maquetes, monumentos, documentos em braile e jogos pedagógicos


ID
1499566
Banca
IBFC
Órgão
HMDCC
Ano
2015
Provas
Disciplina
Biblioteconomia
Assuntos

Com base nas definições apresentadas na norma ABNT NBR 6021 – informação e documentação - publicação periódica científica impressa - apresentação - relacione os termos da coluna da esquerda com a respectiva definição na coluna da direita:

I - Legenda bibliográfica
II - Índice
III - Sumário
IV - Suplemento
V - Número especial

( ) Lista de palavras ou frases, ordenadas segundo determinado critério, que localiza e remete para as informações contidas no texto.
( ) Documento que se adiciona a outro para amplia-lo ou aperfeiçoa-lo, podendo ser editado com periodicidade e/ou numeração própria.
( ) Conjunto de elementos destinados à identificação de um fascículo e/ou volume da publicação e dos artigos nela contidos.
( ) Unidade da publicação que aborda um assunto específico.
( ) Enumeração das divisões, seções e outras partes de uma publicação, na mesma ordem e grafia em que a matéria nele se sucede.

Assinale a alternativa que apresenta a alternativa correta de cima para baixo:

Alternativas
Comentários
  • resposta b: 

    (índice ) Lista de palavras ou frases, ordenadas segundo determinado critério, que localiza e remete para as informações contidas no texto.
    (suplemento) Documento que se adiciona a outro para amplia-lo ou aperfeiçoa-lo, podendo ser editado com periodicidade e/ou numeração própria.
    (legenda bibliográfica ) Conjunto de elementos destinados à identificação de um fascículo e/ou volume da publicação e dos artigos nela contidos.
    (numero especial ) Unidade da publicação que aborda um assunto específico.
    (sumário) Enumeração das divisões, seções e outras partes de uma publicação, na mesma ordem e grafia em que a matéria nele se sucede.


ID
1499569
Banca
IBFC
Órgão
HMDCC
Ano
2015
Provas
Disciplina
Biblioteconomia
Assuntos

Baseado na Norma ABNT NBR 6022 – Informação e documentação – Artigo em publicação periódica científica impressa – Apresentação – é correto afirmar que os elementos pré-textuais da estrutura de um artigo, são constituídos de:

Alternativas
Comentários
  • Questão desatualizada de acordo com 6022:2018. Agora os elementos pré-textuais são:

    Título no idioma do documento (obrigatório)

    Título em outro idioma (opcional)

    Autor (obrigatório)

    Resumo no idioma do documento (obrigatório)

    Resumo em outro idioma (opcional)

    Datas de submissão e aprovação do artigo (obrigatório)

    Identificação e disponibilidade (opcional)

    Não inclui mais palavras-chave.


ID
1500922
Banca
IF-SE
Órgão
IF-SE
Ano
2010
Provas
Disciplina
Biblioteconomia
Assuntos

Obras de referência como dicionários e enciclopédias são:

Alternativas
Comentários
  • CUNHA, Murilo Bastos da. Manual de fontes de informação. Brasília: Briquet de Lemos, 2010

    p.2

    A enciclopédia em forma de dicionário alfabético só pode ser consultada ou lida de modo fragmentário; uma enciclopédia apresentada sistematicamente deve ser lida, ou pode ser lida, de modo contínuo ou linear.


ID
1500937
Banca
IF-SE
Órgão
IF-SE
Ano
2010
Provas
Disciplina
Biblioteconomia
Assuntos

Publicação periódica é destinada a promover o progresso da ciência, geralmente noticiando novas pesquisas. A maioria é altamente especializada, trata-se de:

Alternativas

ID
1501471
Banca
UNIUV
Órgão
UNIUV
Ano
2015
Provas
Disciplina
Biblioteconomia
Assuntos

Assinale a afirmação verdadeira:

Alternativas
Comentários
  • a) correta

    b) o ISBN é composto por 13 dígitos separados por hífen

    c) Serve para facilitar

    d) O International Standard Book Number, mais conhecido pela siglaISBN, é o Número Padrão Internacional de Livro: um sistema identificador único para livros e publicações não-periódicas. Foi criado no Reino Unido, em 1967, pela livraria W H Smith, sendo chamado inicialmente de Standard Book Numbering (SBN). Desde então, passou a ser amplamente empregado tanto pelos comerciantes de livros quanto pelas bibliotecas, até que em 1972 a International Organization for Standardization o transformou em uma norma padrãointernacional: a ISO 2108

    e) Não pode ser atribuido a CDU

  • Tanto o ISBN como o ISSN são numerações INTERNACIONAIS!

  • a) Por usar uma notação numérica, o ISBN supera as barreiras linguísticas. CORRETA

    b) O ISBN atualmente é composto por 13 dígitos. INCORRETA

    c) Os números normalizados são considerados, pela UNESCO e pela IFLA, mecanismos de controle bibliográfico, além do mais, o ISBN tem funções comerciais permitindo controle de vendas. INCORRETA

    d) O ISBN é um identificador para publicações monográficas, cujas regras de elaboração e atribuição são reguladas pela Norma Internacional ISO 2108, ou seja, não é uma norma. INCORRETA

    e) CDU está relacionada a descrição temática, não tem relação com direta com o ISBN. INCORRETA

    Resposta: A


ID
1510234
Banca
PR-4 UFRJ
Órgão
UFRJ
Ano
2015
Provas
Disciplina
Biblioteconomia
Assuntos

Em redação oficial, o documento utilizado para comunicações entre unidades administrativas de um mesmo órgão é chamado de:

Alternativas
Comentários
  • Letra (e)


     O memorando é a modalidade de comunicação entre unidades administrativas de um mesmo órgão, que podem estar hierarquicamente em mesmo nível ou em nível diferente. Trata-se, portanto, de uma forma de comunicação eminentemente interna. Pode ter caráter meramente administrativo, ou ser empregado para a exposição de projetos, idéias, diretrizes, etc. a serem adotados por determinado setor do serviço público.



    a) Aviso e ofício são modalidades de comunicação oficial praticamente idênticas. A única diferença entre eles é que o aviso é expedido exclusivamente por Ministros de Estado, para autoridades de mesma hierarquia, ao passo que o ofício é expedido para e pelas demais autoridades.


    b) A carta comercial, também chamada de correspondência técnica, é um documento com objetivo de se fazer uma comunicação comercial, empresarial.


    c) Ata é a descrição escrita do conteúdo de uma reunião ou assembléia, Ordinária e ou extraodinária


    d) Parecer é o uízo técnico sobre questão jurídica ou administrativa, emitido em processo por jurista, órgão do ministério público, ou funcionário especializado.

  • Bizu: "Mermo " órgão = Memorando

    Gab.: E


ID
1510237
Banca
PR-4 UFRJ
Órgão
UFRJ
Ano
2015
Provas
Disciplina
Biblioteconomia
Assuntos

O trabalho acadêmico apresentado ao final do curso de pós-graduação stricto sensu para a obtenção do grau de Doutor é denominado:

Alternativas
Comentários
  • Letra: E

    Os cursos stricto sensu objetivam a produção de dissertações e teses que formulem e comprovem teorias novas para o entendimento de fatos e de suas relações. Os cursos stricto sensu aplicam teorias existentes em problemas novos[1]

    Fonte: Wikipédia 

  • O trabalho de conclusão do mestrado é a dissertação, ao passo que da pós-graduação é a tese.

  • Basta lembrar do personagem Ross de Friends: Em dado momento ele viaja com os amigos para Bahamas a fim de apresentar sua TESE de pós doutorado.

  • Quando se tratar de stricto sensu lembre sempre de Mestrado e Doutorado, sendo o mestrado necessário a Dissertação de Mestrado e o doutorado sendo necessário a Tese de Doutorado.


ID
1510252
Banca
PR-4 UFRJ
Órgão
UFRJ
Ano
2015
Provas
Disciplina
Biblioteconomia
Assuntos

Vários tipos de coleções podem fazer parte de uma biblioteca, como, por exemplo, obras de referência, obras gerais, materiais especiais e periódicos. Considerando a coleção de periódicos, os tipos de materiais que podem ser encontrados nesse acervo são:

Alternativas
Comentários
  • RESPOSTA C

    -------------------------------

    Acervo de periódicos: Revistas, boletins e jornais.

  • Cds e dvds são materiais não bibliográficos.

    revistas, jornais e boletins são periódicos.

    dicionarios e enciclopédias são materiais de refêrencia.

    Alternatica correta  letra C

     

  • Conforme Silva & Araújo (2003, p. 38):

    A biblioteca terá à disposição de sua clientela, vários tipos de acervo:

    • o acervo geral que circula, isto é, para empréstimo domiciliar - compreendendo livros, folhetos, monografias, teses, separatas, e utros que possam ser emprestados;
    • o acervo de referência - composto por obras de referência: dicionários, enciclopédias, guias e outros, e que não é emprestado, mas consultado apenas no recinto da biblioteca;
    • o acervo de periódicos - incluindo as revistas, boletins, jornais, informativos, diários, e outros;
    • a coleção multimídia - incluindo os materiais não bibliográficos: disquetes, vídeos, CD-ROM, mapas, filmes e outros; e
    • a memória institucional - incluindo as publicações oficiais, produzidas pelos órgãos públicos e as publicações produzidas por determinada instituição.

    Gab. C

    SILVA, Divina Aparecida da; ARAÚJO, Iza Antunes. Auxiliar de biblioteca: técnicas e práticas para formação profissional. 5.ed. Brasília: Thesaurus, 2003.


ID
1632610
Banca
INSTITUTO AOCP
Órgão
Colégio Pedro II
Ano
2013
Provas
Disciplina
Biblioteconomia
Assuntos

A lista de obras citadas no texto e não indicadas em nota de rodapé, de acordo com o sistema de chamada utilizado para citação (numérico ou alfabético), denomina-se

Alternativas
Comentários
  • ASSOCIAÇÃO BRASILEIRA DE NORMAS TÉCNICAS. NBR 6023: informação e documentação: referências: elaboração. Rio de Janeiro, 2002.


ID
1632652
Banca
INSTITUTO AOCP
Órgão
Colégio Pedro II
Ano
2013
Provas
Disciplina
Biblioteconomia
Assuntos

Periódicos são materiais que contêm informações técnica e científica recentes, que têm periodicidade definida pela editora responsável ou instituição. A periodicidade de um periódico quadrimestral é de

Alternativas
Comentários
  • Alternativa: b) 4 em 4 meses (3 fascículos por ano).

    Bons estudos!

  • A 15 em 15 dias (2 fascículos por mês). Quinzenal

    B 4 em 4 meses (3 fascículos por ano). Quadrimestral

    C 2 em 2 meses (6 fascículos por ano). Bimestral

    D 6 em 6 meses (3 fascículos por ano). Semestral

  • Conforme Silva & Araújo (2003, p. 62):

    Periodicidade

    Diário - um fascículo por dia (de vinte a trinta fascículos por mês).

    Bi-semanal - dois fascículos por semana (oito fascículos por mês).

    Semanal - um fascículo por semana (quatro fascículos por mês).

    Quinzenal ou bimensal - de quinze em quinze dias (dois fascículos por mês).

    Mensal - de trinta em trinta dias (um fascículo por mês).

    Bimestral - de dois em dois meses (seis fascículos por ano).

    Trimestral - de três em três meses (quatro fascículos por ano).

    Quadrimestral - de quatro em quatro meses (três fascículos por ano).

    Semestral - de seis em seis meses (dois fascículos por ano).

    Anual - de doze em doze meses (um fascículo por ano).

    Irregular - não obedece a intervalos certos, pré-estabelecidos.

    Gab. B

    SILVA, Divina Aparecida da; ARAÚJO, Iza Antunes. Auxiiar de biblioteca: técnicas e práticas para formação profissional. 5.ed. Brasília: Thesaurus, 2003.


ID
1632655
Banca
INSTITUTO AOCP
Órgão
Colégio Pedro II
Ano
2013
Provas
Disciplina
Biblioteconomia
Assuntos

Quais são as partes de um livro encadernado?

Alternativas

ID
1644031
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
FUB
Ano
2015
Provas
Disciplina
Biblioteconomia
Assuntos

Com base nas regras estabelecidas pela Associação Brasileira de Normas Técnicas (ABNT), julgue o próximo item.


A definição para nota de rodapé, segundo a Norma Brasileira 6029 (Informação e documentação — Livros e folhetos — Apresentação) é a seguinte: local onde o autor apresenta uma citação, seguida de indicação de autoria, relacionada com a matéria tratada no corpo do trabalho.

Alternativas
Comentários
  • Conforme a NBR 6029, a definição de nota de roda pé é:

    3.38 nota de rodapé: Indicação, observação ou aditamento ao texto feito pelo autor, tradutor ou editor, podendo também aparecer na margem esquerda ou direita da mancha gráfica. 


  • A definição acima é de: Epígrafe

  • A definição para nota de rodapé, segundo a Norma Brasileira 6029 (Informação e documentação — Livros e folhetos — Apresentação) é a seguinte: local onde o autor apresenta uma citação, seguida de indicação de autoria, relacionada com a matéria tratada no corpo do trabalho.

     

     

    A definição PARA EPÍGRAFE segundo a Norma Brasileira 6029 (Informação e documentação — Livros e folhetos — Apresentação) é a seguinte:

     

    local onde o autor apresenta uma citação,

     

    seguida de indicação de autoria,

     

     relacionada com a matéria tratada no corpo do trabalho.

  •  

    nota de rodapé:

    Indicação,

    observação ou aditamento ao texto feito pelo autor,

    tradutor ou editor, podendo também aparecer na margem esquerda ou direita da mancha gráfica. 

     


ID
1662454
Banca
FGV
Órgão
TCM-SP
Ano
2015
Provas
Disciplina
Biblioteconomia
Assuntos

Um ISBN separado NÃO é atribuído se a única mudança em uma publicação for o:

Alternativas
Comentários
  • a) a mudança do preço ou do design da capa não ensejam a atribuição de um ISBN separado. INCORRETA

    b) c) d) e) Todas as demais alternativas fazem parte do rol de alterações que determinam a atribuição de um ISBN separado.

    Resposta: A

  • Conforme a ABNT NBR ISO 2108 (2006, p. 7):

    A.1.8 Um ISBN separado não é atribuído se a única mudança em uma publicação for o preço.

    Gab. A


ID
1699744
Banca
Instituto Acesso
Órgão
Colégio Pedro II
Ano
2015
Provas
Disciplina
Biblioteconomia
Assuntos

Períodicos são publicações editadas em partes, com colaboração de autores diversos e sob direção de uma ou diversas pessoas, mas geralmente de uma entidade responsável. Quanto à periodicidade dessas publicações, assinale a alternativa incorreta:

Alternativas
Comentários
  • Quadrimestral seria a publicação de 4 fascículos por ano, e não por mês.

  • as questoes de biblioteconomia é td letra A

     

  • Incorreta letra A

    Quadrimestral = de quatro em quatro meses (três fascículos por ano)

    Fonte: Auxiliar de biblioteca: técnicas e práticas para formação profissional/ Divina Aparecida da Silva, Isa Antunes Araújo. Editora Thesaurus, p. 62

     


ID
1701583
Banca
VUNESP
Órgão
MPE-ES
Ano
2013
Provas
Disciplina
Biblioteconomia
Assuntos

Os documentos podem ser caracterizados como primários, secundários e terciários. Os documentos

Alternativas
Comentários
  • Autor: Jorge Cativo

    Fonte: https://www.biblioteconomiadigital.com.br/2012/02/fontes-de-informacao-conceitos-e-tipos.html


ID
1701898
Banca
AOCP
Órgão
FUNDASUS
Ano
2015
Provas
Disciplina
Biblioteconomia
Assuntos

No acervo de uma biblioteca, é possível encontrar vários tipos de documentos. Assinale a alternativa correta para: Publicação não periódica formada por um conjunto de folhas impressas, grampeadas, costuradas ou coladas, em capa flexível ou rígida, contendo mais de 48 páginas.

Alternativas
Comentários
  • NBR 6029:2006

    3.31 livro: Publicação não periódica que contém acima de 49 páginas, excluídas as capas, e que é objeto de Número Internacional Normalizado para Livro (ISBN). 

    Gab. C

  • Ano: 2016 Banca:  Órgão:  Prova: 

    Item não seriado, isto é, item completo, constituído de uma só parte, ou que se pretende completar em um número preestabelecido de partes separadas. De acordo com a NBR 6023, a qual item o enunciado se refere?

    Responder: Parabéns! Você acertou!

    que banca é essa? com duas resposta para a mesma pergunta...


ID
1701907
Banca
AOCP
Órgão
FUNDASUS
Ano
2015
Provas
Disciplina
Biblioteconomia
Assuntos

São obras de referência:

Alternativas
Comentários
  • Questão facílima... periódico não é obra de referência!


ID
1701910
Banca
AOCP
Órgão
FUNDASUS
Ano
2015
Provas
Disciplina
Biblioteconomia
Assuntos

Em relação às partes internas do livro, é uma explicação, às vezes breve, do conteúdo do livro, em geral, escrita pelo próprio autor

Alternativas
Comentários
  • Para quem marcou letra A - Prefácio - se atentar à definição de prefácio na 6029: Texto de esclarecimento, justificação ou comentário, escrito por outra pessoa, também chamado de apresentação quando escrito pelo próprio autor.


ID
1701931
Banca
AOCP
Órgão
FUNDASUS
Ano
2015
Provas
Disciplina
Biblioteconomia
Assuntos

Qual é o tipo de acervo que organiza, preserva e disponibiliza filmes, vídeos e CDRom?

Alternativas
Comentários
  • GABARITO D

    O acervo de multimídia é formado por produções que utilizam vários meios de comunicação, como imagens fixas e em movimentos, som, textos, gráficos, e que necessitam de equipamentos eletrônicos ou digitais para leitura.


ID
1705462
Banca
FGV
Órgão
FIOCRUZ
Ano
2010
Provas
Disciplina
Biblioteconomia
Assuntos

A NBR10525, que trata da Numeração Internacional para Publicação Seriada – ISSN, determina que, o número do ISSN deve ser impresso na capa, na ficha catalográfica e na folha de rosto. Nesta última deve ser impresso na seguinte posição:

Alternativas
Comentários
  • NBR 10525:2005

    6.2 Impressão do código ISSN em publicação seriada impressa

    O ISSN deve ser impresso em cada fascículo de uma publicação seriada impressa (ver ABNT NBR 6021), em posição destacada, no canto superior direito da capa, na área do número normalizado e das modalidades de aquisição da ficha catalográfica e logo acima da legenda bibliográfica da folha de rosto.

    Gab. B

  • GABARITO: B


ID
1711093
Banca
IF-PB
Órgão
IF-PB
Ano
2015
Provas
Disciplina
Biblioteconomia
Assuntos

A parte da publicação que contém os elementos essenciais para sua identificação e descrição é:

Alternativas
Comentários
  • Alternativa: b) A página de rosto.

    Bons estudos!

  • Gab. B


    Folha de rosto ou página de rosto é um elemento pré-textual de um livro (publicação), trabalho acadêmico ou científico, como um relatório, monografia, tese, dissertação. Trata-se de uma página onde aparecem como itens obrigatórios o nome da instituição, o nome do autor, o título do trabalho, disciplina, orientador e data, É a fonte que fornece os dados necessários à identificação da obra. No caso de um livro deve conter os mesmos elementos gráficos e textuais da capa em fundo branco invertendo as cores caso não haja legibilidade.


    Fonte: Wikipedia


    Foco, força e fé

  • Conforme Silva & Araújo (2003, p. 57):

    Folha de rosto - página onde são encontrados os dados essenciais de uma obra, como o nome do autor, o título, o subtítulo (título alternativo), o local da publicação, a editora, a edição, a data além de outras informações.

    Gab. B

    SILVA, Divina Aparecida da; ARAÚJO, Iza Antunes. Auxiliar de biblioteca: técnicas e práticas para formação profisional. 5.ed. Brasília: Thesaurus, 2003.


ID
1711102
Banca
IF-PB
Órgão
IF-PB
Ano
2015
Provas
Disciplina
Biblioteconomia
Assuntos

Partindo da ideia de que a coleção de “referência" é constituída de documentos que servem como ponto de partida para qualquer estudo ou pesquisa, marque a alternativa em que todas as obras relacionadas pertencem a essa coleção.

Alternativas
Comentários
  • COLEÇÃO DE REFERÊNCIA

    Enciclopédias, dicionários, bibliografias e outras ferramentas que facilitem o controle bibliográfico e a recuperação da informação.

     

    Fonte: http://www.souzamarques.br/regulamentos-e-instrucoes/politica-de-desenvolvimento-de-col

  • Conforme Silva & Araújo (2003, p. 44-45):

    Podemos destacar como principais obras de referências: dicionários, enciclopédias, guias, anuários, repertórios biográficos, catálogos, bibliografias, almanaques.

    Gab. B

    SILVA, Divina Aparecida da; ARAÚJO, Iza Antunes. Auxiliar de biblioteca: técnicas e práticas para formação profissional. 5.ed. Brasília: Thesaurus, 2003.


ID
1711105
Banca
IF-PB
Órgão
IF-PB
Ano
2015
Provas
Disciplina
Biblioteconomia
Assuntos

Enumere a segunda coluna de acordo com a primeira, relacionando os tipos de acervo a sua denominação.
A. Acervo geral.                     ( ) Hemeroteca, obras raras e teses.
B. Acervo de referência.        ( ) Filmes, vídeos e CD-ROM.
C. Acervo de periódicos.       ( ) Revistas, boletins e jornais.
D. Acervo de multimídias.     ( ) Livros e folhetos.
E. Acervo especial.               ( ) Dicionários, enciclopédia e guias.

Assinale a alternativa que apresenta a sequência CORRETA:

Alternativas
Comentários
  • RESPOSTA C

    -------------------------------

    bastou conhecer o "Acervo de referência"

    A. Acervo geral.                Livros e folhetos.

    B. Acervo de referência.      Dicionários, enciclopédia e guias.

    C. Acervo de periódicos.        Revistas, boletins e jornais.

    D. Acervo de multimídias.     Filmes, vídeos e CD-ROM.

    E. Acervo especial.        Hemeroteca, obras raras e teses.

     

  • Conforme Silva & Araújo (2003, p. 38):

    A biblioteca terá à disposição de sua clientela, vários tipos de acervo:

    • o acervo geral que circula, isto é, para empréstimo domiciliar - compreendendo livros, folhetos, monografias, teses, separatas, e outros que possam ser emprestados;
    • o acervo de referência - composto por obras de referência: dicionários, enciclopédias, guias e outros, e que não é emprestado, mas consultado apenas no recinto da biblioteca;
    • o acervo de periódicos - incluindo as revistas, boletins, jornais, informativos, diários, e outros;
    • a coleção multimídia - incluindo os materiais não biliográficos: disquetes, vídeos, CD-ROM, mapas, filmes e outros;
    • a memória institucional incluindo as publicações oficiais, produzidas pelos órgãos públicos e as publicações produzidas por determinada instituição.
    • Algumas bibliotecas têm acervos considerados especiais, como por exemplo: o de obras raras, teses, recortes de jornais (hemeroteca), gibis e revistas em quadrinhos (gibiteca), publicações oficiais de órgãos internacionais, tais como OIT, UNESCO, FAO, OMS, OPAS e outros.

    Gab. C

    SILVA, Divina Aparecida da; ARAÚJO, Iza Antunes. Auxiliar de biblioteca: técnicas e práticas para formação profissional. 5.ed. Brasília: Thesaurus, 2003.


ID
1711111
Banca
IF-PB
Órgão
IF-PB
Ano
2015
Provas
Disciplina
Biblioteconomia
Assuntos

Tendo por base as NBR 10520/2003 e 14724/2011, julgue as proposições abaixo assinalando V, para o que for Verdadeiro, e F, para o que for Falso.
( ) O sumário é um elemento obrigatório no trabalho acadêmico.
( ) Todas as folhas do trabalho acadêmico devem ser contadas e numeradas.
( ) Os sistemas de chamada de citação são: alfabético (autor-data), numérico e alfanumérico.
( ) As notas de rodapé podem aparecer na margem esquerda ou direita da mancha gráfica.
( ) Na digitação de um trabalho acadêmico, recomenda-se fonte 12 para todo o texto, excetuando-se citações com mais de três linhas, nota de rodapé, paginação, dados da catalogação na fonte, legendas e fontes das ilustrações e das tabelas, que devem ser em fonte menor que 12.

Assinale a alternativa que apresenta a sequência CORRETA:

Alternativas
Comentários
  • -As folhas dos elementos pré textuais devem ser contadas, mas não numeradas.

    -De acordo com a 10520, os sistemas de citação podem ser numéricos ou por autor-data.

    -Entretanto, acredito que a questão poderia ser anulada, pois diz que a afirmação ¨As notas de rodapé podem aparecer na margem esquerda ou direita da mancha gráfica¨ é falsa, enquanto a 10520 afirma categoricamente que notas de rodapé podem ¨também aparecer na margem esquerda ou direita da mancha gráfica.¨

  • Conforme a ABNT NBR 10520 (2002, p. 2):

    3.6 notas de rodapé: Indicações, observações ou aditamentos ao texto feitos pelo autor, tradutor ou editor, podendo também aparecer na margem esquerda ou direita da mancha gráfica.

    6 Sistema de chamada

    As citações devem ser indicadas no texto por um sistema de chamada: numérico ou autor-data.

    E conforme a ABNT NBR 14724 (2011, p. 9-10):

    3.31 sumário - enumeração das divisões, seções e outras partes do trabalho, na mesma ordem e grafia em que a matéria nele se sucede.

    E é um elemento Obrigatório.

    5.1 Formato

    Recomenda-se, quando digitado, a fonte tamanho 12 para todo o trabalho, inclusive capa, excetuando-se citações com mais de três linhas, notas de rodapé, paginação, dados internacionais de catalogação-na-publicação, legendas e fontes das ilustrações e das tabelas, que devem ser em tamanho menor e uniforme.

    5.3 Paginação

    As folhas ou páginas pré-textuais devem ser contadas, mas não numeradas.

    Gab. E

  • (V ) O sumário é um elemento obrigatório no trabalho acadêmico.

    Sim. O sumário é um elemento pré-textual e obrigatório. Outros elementos pré-textuais que são obrigatórios: Folha de Rosto, Folha de Aprovação, Resumo na língua vernácula, Resumo em Língua Estrangeira. Acrescentando, dos elementos pós-textuais as referências são obrigatórias.

    (F) Todas as folhas do trabalho acadêmico devem ser contadas e numeradas.

    As folhas ou páginas pré-textuais devem ser contadas, mas não numeradas.

    (F ) Os sistemas de chamada de citação são: alfabético (autor-data), numérico e alfanumérico.

    As citações devem ser indicadas no texto por um sistema de chamada: numérico ou autor-data.

    (F) As notas de rodapé podem aparecer na margem esquerda ou direita da mancha gráfica.

    Na folha de rosto e na folha de aprovação, o tipo do trabalho, o objetivo, o nome da instituição e a área de concentração devem ser alinhados do meio da mancha gráfica para a margem direita.

    (V) Na digitação de um trabalho acadêmico, recomenda-se fonte 12 para todo o texto, excetuando-se citações com mais de três linhas, nota de rodapé, paginação, dados da catalogação na fonte, legendas e fontes das ilustrações e das tabelas, que devem ser em fonte menor que 12.

    A fonte tamanho 12 para todo o trabalho, inclusive capa. Exceções: Citações com mais de três linhas, notas de rodapé, paginação, dados internacionais de catalogação na publicação, legendas e fontes das ilustrações e das tabelas, que devem ser em tamanho menor e uniforme.


ID
1711114
Banca
IF-PB
Órgão
IF-PB
Ano
2015
Provas
Disciplina
Biblioteconomia
Assuntos

De acordo com a NBR 6029/2006 (Informação e documentação - livros e folhetos – apresentação), a _____________ é um elemento obrigatório nos livros ou folhetos encadernados com materiais rígidos e elemento opcional para os livros ou folhetos encadernados com materiais flexíveis.

Alternativas
Comentários
  • Elemento obrigatório nos livros ou folhetos encadernados com materiais rígidos e elemento opcional para os livros ou folhetos encadernados com materiais flexíveis.


    Gabarito: C

  • Conforme a ABNT NBR 6029 (2006, p. 4-5):

    4.1.1 Sobrecapa

    Elemento opcional. No caso de ser utilizado, deve ser constituído de primeira e quarta capas e orelhas.

    4.1.4 Lombada

    Elemento obrigatório. Elaborada conforme a ABNT NBR 12225, quando o livro ou folheto a comportar.

    4.1.5 Orelhas

    Elemento opcional. No caso de ser utilizado, deve conter os dados biográficos do(s) autor(es) e comentário(s) sobre a obra. Podem constar público a que se destina e outras informações.

    4.1.3 Folhas de guarda

    Elemento obrigatório nos livros ou folhetos encadernados com materiais rígidos e elemento opcional para os livros ou folhetos encadernados com materiais flexíveis. As folhas de guarda não devem conter texto.

    Gab. C


ID
1721836
Banca
FGV
Órgão
FIOCRUZ
Ano
2010
Provas
Disciplina
Biblioteconomia
Assuntos

A parte inferior do título de um livro compreende o nome da cidade em que foi impresso ou editado, o nome do impressor ou editor, seu endereço e a data ou milésimo do aparecimento do volume. Ela é chamada de:

Alternativas

ID
1760203
Banca
Exército
Órgão
EsFCEx
Ano
2014
Provas
Disciplina
Biblioteconomia
Assuntos

Assinale a alternativa que completa as lacunas abaixo. 
Recurso ____________é uma ____________ ou manifestação de um ____________ que forma a base da descrição bibliográfica.

Alternativas

ID
1760206
Banca
Exército
Órgão
EsFCEx
Ano
2014
Provas
Disciplina
Biblioteconomia
Assuntos

Material codificado (dados e/ou programas) para ser manipulado por um dispositivo computadorizado é um 

Alternativas

ID
1772614
Banca
BIO-RIO
Órgão
IF-RJ
Ano
2015
Provas
Disciplina
Biblioteconomia
Assuntos

A biblioteca que possui acervos gerais, mais focados em literatura de lazer e fontes de informação como dicionários e enciclopédias é conhecida como:

Alternativas
Comentários

  • BIBLIOTECA PÚBLICA

    Tem por objetivo atender por meio do seu acervo e de seus serviços, os diferentes interesses de leitura e informação da comunidade em que está localizada, colaborando para ampliar o acesso à informação, à leitura e ao livro, de forma gratuita. Atende a todos os públicos, bebes, crianças, jovens, adultos, pessoas da melhor idade e pessoas com necessidades especiais e segue os preceitos estabelecidos no Manifesto da IFLA/Unesco sobre Bibliotecas Públicas.

    É considerada equipamento cultural e, portanto, está no âmbito das políticas públicas do Ministério da Cultura (MinC). Em sua maioria é  criada e mantida pelo Estado (Município, Estado ou Federação).

    ...
  • Acervos gerais >> pública 


ID
1772641
Banca
BIO-RIO
Órgão
IF-RJ
Ano
2015
Provas
Disciplina
Biblioteconomia
Assuntos

O acervo de referência é composto por obras de consulta, com características diferenciadas das obras do acervo geral. A coletânea de mapas organizada de acordo com determinados critérios denomina-se:

Alternativas
Comentários
  • NOSSA ESSA PROVA DEU AS QUESTOES RELACIONADAS A BIBLIOTECONOMIA EU QUE TO VENDO TUSO PELA PRIMEIRA VEZ SO ACERTO AS QUESTOES DELES...MAL ELABORADO...DEVEM TER PUXADO EM OUTRAS MATERIAS ENTAO SO PODE

     

  • Resposta: C

    "Altas é uma coletânea de mapas, organizada de acordo com determinados critérios; também pode ser definido como um conjunto de ilustrações, planos e gráficos. É o tipo de fonte geográfica mais consultada para ajudar na identificação de um lugar ou simplesmente calcular a distância entre lugares". (CUNHA, 2010, p. 83)

    CUNHA, M. B. da. Manual de fontes de informação. Brasília: Briquet de Lemos, 2010.


ID
1778893
Banca
FCC
Órgão
DPE-RR
Ano
2015
Provas
Disciplina
Biblioteconomia
Assuntos

No sistema de comunicação científica, o periódico é considerado a fonte primária mais importante devido a três funções básicas:

I. registro público;
II. disseminação;
III. meio de obtenção de prestígio e reconhecimento.

Ocorre que

Alternativas
Comentários
  • Alguém sabe qual obra/autor fala sobre esses aspectos?


ID
1793686
Banca
Prefeitura de Betim - MG
Órgão
Prefeitura de Betim - MG
Ano
2015
Provas
Disciplina
Biblioteconomia
Assuntos

Há publicações periódicas destinadas a promover o progresso da ciência, geralmente noticiando novas pesquisas. A maioria é altamente especializada. Trata-se de:

Alternativas
Comentários
  • GAB: A) períodico especializado.

    Bons estudos!

     


ID
1807732
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
DPU
Ano
2016
Provas
Disciplina
Biblioteconomia
Assuntos

A respeito das características dos recursos informacionais e das fontes de informação, julgue o item que  segue.

Apenas obras de domínio público ou publicações institucionais podem ser digitalizadas e disponibilizadas em biblioteca digital de organizações para fins de disseminação da informação.

Alternativas
Comentários
  • Errado.


    De acordo com a justificativa do cespe para a troca de gabarito C para E: conforme a lei de direitos autorais, qualquer obra pode ser incluída em uma biblioteca digital, desde que tenha autorização do autor.


ID
1818961
Banca
BIO-RIO
Órgão
IF-RJ
Ano
2015
Provas
Disciplina
Biblioteconomia
Assuntos

O papel dos catálogos em unidades de informação é favorecer a consulta e manutenção por características como flexibilidade, facilidade de manuseio, portabilidade e compacidade. O tipo que possui o maior número dessas qualidades é chamado catálogo:

Alternativas
Comentários
  • Essa é para não zerar a prova! haha

  • Acrescentando...

    Conforme Mey & Silveira (2009, p. 13):

    Catálogos manuais são: em fichas (embora, anteriormente, houvesse também catálogos em folhas soltas ou em livro, hoje em desuso);

    Gab. D

    MEY, Eliane Serrão Alves; SILVEIRA, Naira Christofoletti. Catalogação no plural. Brasília, DF: Briquet de Lemos, 2009.

  • "Os catálogos automatizados, na maioria das vezes [...] trouxeram inúmeras facilidades: maior rapidez na busca, maior rapidez na atualização dos catálogos, maior número de itens reunidos, possibilidade de busca à distância, enfim, um variadíssimo leque de ferramentas de busca." (MEY; SILVEIRA, 2009, p. 206)

    Gabarito: D

    MEY, Eliane Serrão Alves; SILVEIRA, Naira Christofoletti. Catalogação no plural. Brasília, DF: Briquet de Lemos, 2009.