SóProvas


ID
1878769
Banca
IESES
Órgão
BAHIAGÁS
Ano
2016
Provas
Disciplina
Engenharia de Software
Assuntos

Hoje, a maioria das empresas de software tendem a utilizar modelos de desenvolvimento de software iterativos, em contraposição a modelos mais antigos, como o modelo cascata. Sobre a comparação entre os modelos iterativo e cascata, pode-se afirmar que:

Alternativas
Comentários
  •  a) O modelo cascata muito utilizado em conjunto com metodologias ágeis de desenvolvimento (ERRADO, o modelo cascata é desenvolvimento clássico), por permitir um feedback constante do cliente, em contraponto ao modelo iterativo, que permite um contato maior com o cliente somente nos períodos de teste. (ERRADO: o modelo cascata não possui toda essa interação e comunicação, pois é fundamentado em um escopo bem definido e requisitos estáveis)

     

     b) A principal característica do modelo cascata é a repetição (daí o nome cascata) de processos como análise, desenvolvimento e testes, enquanto um modelo iterativo de desenvolvimento evita alterações repetitivas no projeto. (ERRADO: o modelo cascata possui esse nome em função de ser contínuo, correr em uma mesma direção, que é a entrega. No modelo iterativo há várias entregas parciais para diminuição do risco e acomodação de novos requisitos )

     

     c) Um modelo iterativo permite entregas periódicas, antecipando problemas de integração logo no início do desenvolvimento, enquanto um modelo cascata adiaria as questões que seriam levantadas num período de integração. (CORRETO: a ideia é essa mesmo)

     

     d) O modelo cascata e o modelo iterativo foram gerados a partir de definições da UML 3.0. (ERRADO: ainda não existe uma UML 3.0 e mesmo se existisse, a mesma trata de modelagem de sistemas, não de metodologias de desenvolvimento)

     

     e) A vantagem principal do modelo iterativo sobre o cascata é a não existência de uma etapa de análise, o que permite que o software possa ser concluído em menor tempo. (ERRADO: em ambos os métodos existe a etapa de análise, afinal como seria possível desenvolver um sistema sem que seus requisitos fossem levantado?