Gabarito Letra A
a) É o mesmo que "Ajuste a Valor Presente".
De plano, este é o nosso gabarito. A explicação mais fácil para essa assertiva está no CPC 12 – Ajuste a Valor Presente.
6. É necessário observar que a aplicação do conceito de ajuste a valor presente nem sempre equipara o ativo ou o passivo a seu valor justo. Por isso, valor presente e valor justo não são sinônimos.
b) É afetado por variáveis de mercado.
Segundo o CPC 46, valor justo é o preço que seria recebido pela venda de um ativo ou que seria pago pela transferência de um passivo em uma transação não forçada entre participantes do mercado na data de mensuração.
Consequentemente, o valor justo é afetado pelas variáveis de mercado, como, por exemplo, oferta e demanda.
c) Utiliza-se para avaliar direitos destinados à negociação, ou marcados a mercado.
Item correto.
Os instrumentos financeiros destinados à negociação imediata ou disponíveis para venda futura são avaliados ao valor justo, conforme a Lei 6.404/76 Art. 183, I, a
d) Aplica-se a derivativos.
Segundo a Lei 6.404/76:
Art. 183. No balanço, os elementos do ativo serão avaliados segundo os seguintes critérios:
I - as aplicações em instrumentos financeiros, inclusive derivativos, e em direitos e títulos de créditos, classificados no ativo circulante ou no realizável a longo prazo
e) Pode ser aplicado a ativos não financeiros.
O item está correto. Ativos financeiros, segundo o CPC 14 – Ativos financeiros – são geralmente aqueles ligados a caixa, disponibilidades e valores de instrumentos patrimoniais de outras entidades.
Portanto, os outros, por exclusão, são ativos não financeiros. Exemplo de ativos não financeiros que podem ser mensurados a valor justo:
- Ativo não circulante mantido para venda.
- Ativos reduzidos ao valor recuperável.
- Ativo e passivo tangível e intangível adquirido em uma combinação de negócios.
https://dhg1h5j42swfq.cloudfront.net/2016/03/23012651/Corre%C3%A7%C3%A3o-ANAC-Definitiva.pdf
bons estudos