-
Negação do E - Lei de Morgan = NEGA AS DUAS PROPOSIÇÕES SIMPLES E TROCA O SINAL DE E PARA OU
-
“Orlando fala alemão ou holandês” = PvQ
Negação
“Orlando não fala alemão nem holandês” = ~P^~Q
*Lembrando que e + não = nem
Gab. D
-
"Orlando fala alemão ou holandês": não tem como ser duas PROPOSIÇÕES SIMPLES porque temos ai um verbo só.
-
Complcada essa questão, hein!?
A primeira questão que fiz era muito parecida com essa e como errei, acabei aprendendo que quando há apenas um sujeito o conectivo "e" ou "ou" não é um conectivo lógico, portanto, não deveria ser mudado.
"Orlando fala alemão ou holandês" é um proposição simples!!!
Negação: ~P : "Orlando não fala alemão ou holandês.
Agora me deparo com uma outra resposta possível!! Será possível que tem um raciocínio lógico pra cada banca??????
-
A negação de “Orlando fala alemão ou holandês” é::
D) Orlando não fala alemão nem holandês. OU= e não Nem= e não
-
Observei nos comentários que alguns estiveram confusos quanto ao gabarito. Veja bem, também fiquei um pouco pelo mesmo motivo que vocês: “Orlando fala alemão ou holandês”. Como há apenas um verbo, a princípio seria uma proposição simples, então a resposta plausível seria: "Orlando não fala alemão ou holandês".
Já me deparei com tais questões, que acredito ser uma pegadinha da banca. Quando ele diz que "Orlando fala alemão ou holandês", é possível que a banca tenha feito uso da Figura de Linguagem, Zeugma (acho que é essa) para omitir o segundo "fala", assim: "Orlando fala alemão ou fala holandês". Como parece ter sido o caso, a proposição em destaque é composta e não simples, o que nos leva ao gabarito (d) "Orlando não fala alemão nem holandês".
Sempre que eu vejo proposições como essa eu procuro nas opções uma resposta que bata com a negação da simples, e em seguida (caso não encontre), procuro uma que bata com a negação da composta. Até hoje funcionou, e por isso cheguei a tal conclusão. Posso tanto estar certo, como estar errado. Tirem suas próprias conclusões.
Bons estudos!
-
P: Orlando fala alemão ou holandês ( é uma proposiçao simples, pois apresenta uma ideia e possui um verbo)
Para negar a proposiçao, é necessário observar o conectivo ou.
Se o contrario de sim é nao, o conectivo ou será e
Logo a poposiçao fica:
P: Orlando nao fala alemão nem holandes. (Orlando nao fala alemão e nao fala holandes).
-
Pessoal, esta proposição é composta.
Orlando fala alemão ou Orlando fala holandês. Ocorre que o segundo verbo, que por acaso é igual ao primeiro, está implícito.
-
A negação de “Orlando fala alemão ou holandês”
Os conhecimentos de português nessa questão fazem falta demais. Eu diria que é essencial ter conhecimento em português nessa questão. Vou tentar explicar de forma mais simples possível. Vamos lá!
1° oberservação ~> No enunciado temos uma proposição simples. Por quê? Vejam: “Orlando fala alemão ou [fala] holandês” Perceberam? O verbo falar está oculto, porém plenamente claro na frase.
2° observação ~> O "nem", no português, é uma conjunção aditiva, assim como o "E", porém, é uma conjunção aditiva negativa. Olhem só:
Ex: Não fui ao jogo nem na aula = Não fui ao jogo e não fui a aula
Tendo visto tudo que expus acima, fica fácil fazer a questão, não é mesmo? A questão quer a negativa da proposição “Orlando fala alemão ou holandês” . Sabemos que para negar uma proposição com conjunção "ou" deve trocá-la pelo "e":
“Orlando não fala alemão nem [fala] holandês”
Deem um like ae se entenderam, ok?
-
NEM = E NÃO.
Orlando não fala alemão nem holandês = Orlando não fala alemão e não fala holandês.