SóProvas


ID
1880161
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
TRT - 8ª Região (PA e AP)
Ano
2016
Provas
Disciplina
Segurança e Saúde no Trabalho
Assuntos

      Em uma investigação para validação de um novo equipamento de proteção individual (EPI) auricular, o setor de medicina do trabalho de uma empresa utilizou como alvo de experimentação os trabalhadores, sem alocação aleatória prévia dos grupos de controle e de teste, pertencentes a um grupo homogêneo de exposição, sem vieses de seleção ou confundimento, de duas unidades fabris rigorosamente idênticas. Uma unidade fabril continuou com o EPI até então usado; a outra aplicou o novo EPI. Após um ano de acompanhamento dos exames médicos periódicos, com audiogramas, foram obtidos os seguintes resultados: oito dos cento e sessenta empregados que utilizaram o “antigo” EPI apresentaram sugestiva de perda auditiva de 26 dB(NA), em frequências centrais; enquanto que vinte dos duzentos empregados que utilizaram o novo EPI tiveram o mesmo desfecho.

Com relação à situação hipotética apresentada, assinale a opção correta.

Alternativas
Comentários
  • De acordo com a situação hipotética apresentada pelo texto e enunciado da questão, pode-se concluir que o delineamento epidemiológico adotado é do tipo coorte, onde são comparados grupos que são expostos ou não ao risco. Há outros tipos de delineamento, dentro da Epidemiologia analítica, como por exemplo, o caso controle, onde são comparados grupos que apresentam ou não a doença em questão.
    O comprometimento da audição desses trabalhadores foram sim afetadas e depende do uso de EPIs. Já o audiograma é usada para verificar a perda auditiva ou não. O resultado é expresso em um gráfico com duas linhas que representam o ouvido esquerdo e o direito, com linhas verticais que representam Db e na horizontal os Hz. É necessário um ensaio mais abrangente para poder definir qual EPI é melhor, já que a diferença entre eles foi pequena.

    Alternativa correta: Letra C

  • ESTUDOS DE COORTE
    Os estudos de coorte, também conhecidos como estudos longitudinais, iniciam-se com um grupo de pessoas sadias (uma coorte), que serão classificadas em subgrupos segundo a exposição ou não a um fator de risco, causa potencial de uma doença ou de um evento adverso à saúde.


    As variáveis de interesse ao estudo são especificadas e medidas, enquanto a evolução da totalidade da coorte é seguida. O termo coorte vem do latim cohorte, que significa "parte de uma legião de soldados do antigo Império Romano".
    Os estudos de coorte caracterizam-se por serem observacionais, ou seja, não há intervenção por parte do investigador.

     

    A finalidade dos estudos de coorte é averiguar se a incidência da doença ou evento adverso à saúde difere entre o subgrupo de expostos a um determinado fator de risco se comparado com o subgrupo de não-expostos. Em outros termos, busca-se identificar os efeitos da exposição a um determinado fator.

  • Estudo de coorte é um tipo de estudo em que o investigador limita-se a observar e analisar a relação existente entre a presença de fatores de riscos ou características e o desenvolvimento de enfermidades, em grupos da população.

    https://posstrictosensu.iptsp.ufg.br/up/59/o/Modulo4-Estudosdecoorte.pdf