-
GABARITO PROPOSTO EQUIVOCADO - SALIM (2014): A teoria de McGregor é, na verdade, um conjunto de dois extremos opostos de suposições. Estes conjuntos foram denominados X e Y. Por esse motivo, também é conhecida pelo nome de Teoria X e Teoria Y. Para McGregor, se aceitarmos a teoria X, e nos comportarmos de acordo com ela, as pessoas se mostrarão preguiçosas e desmotivadas. Já, se aceitarmos a teoria Y, as pessoas com quem interagimos se mostrarão motivadas.
Teoria X – Concepção negativa da natureza humana.
• O homem médio não gosta do trabalho e o evita.
• Ele precisa ser forçado, controlado e dirigido.
• O homem prefere ser dirigido e tem pouca ambição.
• Ele busca apenas a segurança.
Teoria Y – Concepção positiva da natureza humana.
• O dispêndio de esforço no trabalho é algo natural.
• O controle externo e a ameaça não são meios adequados de se obter trabalho.
• O homem exercerá autocontrole e autodireção, se as necessidades próprias forem satisfeitas.
• A pessoa média busca a responsabilidade.
• O empregado exercerá e usará sua engenhosidade, quando lhe permitirem autodireção e autocontrole.
-
Estou de pleno acordo vanessa.
-
Complementando...
[...] A definição X e Y é em relação ao que a organizção acredita que é comportamento humano. Dessa forma, podemos ver as seguintes características do ser humano percebidas pela organização e a correspondente forma de administrá-lo.
TEORIA X - VISÃO ERRÔNEA ( tradicional) DO COMPORTAMENTO HUMANO
características do ser humano:
É avesso ao trabalho; É carente, desprovido de recursos materiais; Precisa ser pressionado, coagido para trabalhar; Não deseja responsabilidade; Trabalha para fins de sobrevivência.
Administração:
Utiliza o salário como recompensa/punição ; Mantém a supervisão; Busca somento o lucro( não tem qualquer preocupação com as pessoas).
TEORIA Y - VISÃO MODERNA DO COMPORTAMENTO HUMANO
Características do ser humano:
Trabalhar é natural(como o lazer); Todos são imaginativos, criativos e engenhosos; Gosta de responsabilidade; vida moderna é mais exigente; O individuo não é contrário à organização, mas pode ter tido uma experiência negativa.
Administração:
Cria mecanismos para desenvolver motivação; Cria mecanismos para alcançar os objetivos pessoais de seus colaboradores.
FONTE: DURAN, Cristiana. Gestão de Pessoas – Coleção Concursos Públicos. 1º edição. Salvador: JusPODIVM, 2016.
[Gab. D]
bons estudos!
-
RESUMINDO A TEORIA X e Y:
O X: vc no domingo vendo o simulado para fazer, dá uma tristeza ne... so vai fazer aquela porra porque é obrigação.
O Y: vc depois da posse dia de segunda feira indo trabalhar com sorriso no rosto e dinheiro no bolso.
rsrs... tentei contextualizar...o conceito tá bonitim com o meu amigo Leandro Homes.
GABARITO ''D''
-
Questão complicada para quem estuda e sabe/entende a matéria!
-
-
Não entendi o motivo dessa assertiva está correta: De acordo com a Teoria “Y”, é função da administração prover as condições para que o trabalhador se motive.
-
HOMEM X: apático, indolente,necessitando de uma supervisão constante e autoritária para que possa realizar as suas atividades de forma satisfatória;
HOMEM Y: para ele o trabalho é tão natural e prazeroso quanto o descanso, é autodirigido, autorresponsável, automotivado e criativo, necessitando de um líder participativo, que forneça os meios para que atinja os objetivos organizacionais;
Apesar do homem Y ser "tudo de bom" ele necessita de um líder que forneça meios para que ele alcance os objetivos, ele pode ser o mais motivado, porém sem recursos como alcança os objetivos?
O homem X tem que ter um líder mais autocrático para que ele realize suas tarefas.
-
Gabarito: D
-
Douglas McGregor dividiu os trabalhadores em 2 (dois) tipos diferentes:
HOMEM X: apático, indolente, trabalha forçado somente pela retribuição financeira, entende que o homem médio vê o trabalho como um grande esforço, necessitando de uma supervisão constante e autoritária para que possa realizar as suas atividades de forma satisfatória;
HOMEM Y: para ele o trabalho é tão natural e prazeroso quanto o descanso, é autodirigido, autorresponsável, automotivado e criativo, necessitando de um líder participativo, que forneça os meios para que atinja os objetivos organizacionais;
A partir da explicação e dos grifos realizados acima, temos que a primeira afirmativa está correta, a segunda também está correta e a última está errada (já que o homem Y é automotivado). Então, gabarito letra d).
Gabarito: D
-
Questão sobre a teoria X e Y de Douglas McGregor. Lembre-se Teoria “X” tudo de ruim e Teoria “Y” tudo de bom. Vamos analisar cada uma das afirmações:
(V) De acordo com a Teoria “X”, o ser humano é indolente e precisa ser controlado para que produza a contento.
A Teoria “X” baseia-se na percepção de que os subordinados são preguiçosos e precisam ser controlados para que possam produzir.
(V) De acordo com a Teoria “Y”, é função da administração prover as condições para que o trabalhador se motive.
De acordo com a Teoria “Y”, os subordinados gostam de assumir responsabilidades e de produzir. Assim, a função da administração seria criar condições para que isso ocorra e. dessa forma, o funcionário fique motivado.
(F) De acordo com a Teoria “Y”, o ser humano é incapaz de se automotivar e assumir responsabilidades na organização.
A alternativa está baseada na Teoria “X”. Segundo a Teoria Y os indivíduos são capazes de se automotivar e gostam de assumir responsabilidades.
Gabarito: D
-
Não concordo que a assertiva II seja considerada verdadeira. Um dos pressupostos da teoria Y é que o homem é automotivado. O papel da administração é prover um líder que forneça os meios para se atingir os objetivos organizacionais e não as condições para que o trabalhador se motive. As condições motivacionais são inerentes, na teoria Y, ao trabalhador.
-
A alternativa ll está errada
-
Procurando outras questões similares para ver se realmente a FGV acredita que para a Teoria “Y”, é função da administração prover as condições para que o trabalhador se motive, ou se foi um erro da banca, uma vez que a FGV não gosta de anular questões.