-
Gabarito : C. Devemos ter em mente que os fatores satisfacientes são os motivacionais intrínsecos, e os insatisfacientes são os motivacionais extrínsecos.
-
Você deve entender que, para a Teoria dos Dois Fatores, a satisfação não é o oposto da insatisfação. Na verdade, na ausência de fatores higiênicos haveria a insatisfação, enquanto na sua presença se chegaria a um “ponto neutro”, chamado de não-insatisfação. Enquanto isso, na ausência de fatores motivacionais haveria, quanto a esses fatores, um estado de não-satisfação. Se eles estiverem presentes haveria um estado de satisfação.
Satisfação é o oposto de não-satisfação
Insatisfação é o oposto de não-insatisfação
Prof. Carlos Xavier.
-
(V) Houve a compreensão de que, para a motivação no trabalho, há fatores motivacionais e fatores higiênicos.
(V) Fatores higiênicos são aqueles que podem diminuir ou impedir a insatisfação, mas não agregam satisfação.
(F) Os fatores satisfacientes são aqueles capazes de anular a insatisfação, permitindo que o trabalhador siga motivado.
[Gab. D]
bons estudos!
-
No primeiro item: "Houve a compreensão de que, para a motivação no trabalho, há fatores motivacionais e fatores higiênicos", acredito q na teoria fatores higiênicos não influenciam na motivação, mas sim na não-insatisfação e insatisfação. Interpreto q o item deveria ser errado por esse motivo.
-
- Os fatores Satisfacentes apenas promovem a motivação/satisfação, quando presentes, ou a não satisfação/motivação quando ausentes.
-
A primeira alternativa me parece equivocada, já que os fatores higiênicos não servem para deixar alguém motivado, segundo a Teoria dos Dois Fatores.
-
Gabarito: Letra D
(V) Houve a compreensão de que, para a motivação no trabalho, há fatores motivacionais e fatores higiênicos. - Correto, é a definição geral da Teoria dos 2 Fatores de Herzberg.
(V) Fatores higiênicos são aqueles que podem diminuir ou impedir a insatisfação, mas não agregam satisfação. - Correto, os dois estágios em que um ser humano pode se encontrar, em termos de fatores higiênicos, é insatisfeito ou não insatisfeito, nunca satisfeito.
(F) Os fatores satisfacientes são aqueles capazes de anular a insatisfação, permitindo que o trabalhador siga motivado. - Errado, os fatores satisfatórios, como o próprio nome já diz, se relacionam com a satisfação. Para a insatisfação, os fatores são os higiênicos.
-
Maldade da banca
( v) Houve a compreensão de que, para a motivação no trabalho, há fatores motivacionais e fatores higiênicos.
de fato, fatores higienicos não geram motivação,mas evitam insatisfação.
-
Questão podre, podre, podre...
-
GALERA, A FG TEM O ENTENDIMENTO DO ALÉM QUE OS FATORES HIGIENICOS CAUSAM MOTIVACAO. ELA NAO CONSIDERA QUE SOMENTEA FALTA DESTES CAUSA DESMOTIVACAO. ENTAO, SUGIRO LEVAR ESSE PENSAMENTO PARA A PROVA. SO ACERTEI, PQ JA FIZ OUTRAS QUESTOES COBRANDO O MESMO ASSUNTO.
RESUMINDO- VAMOS ACEITAR QUE DOI MENOS!!!
-
fatores higienicos e motivação no trabalho na mesma frase. Alternativa falsa.. pelamor.
-
O jeito é levar pra prova que que os fatores higiênicos motivam
com a fgv ta sendo assim.
-
Quando a FGV é anunciada como banca de concurso "X", nem o edital eu leio. BANCA PODRE
-
"Houve a compreensão de que, para a motivação no trabalho, há fatores motivacionais e fatores higiênicos." CERTO
A assertiva não está dizendo que fatores higiênicos motivam, está dizendo que o estudo sobre a motivação no trabalho considera a existência desses dois fatores. É tanto que, A Teoria dos Dois Fatores foi desenvolvida no livro “A Motivação para Trabalhar” (The Motivation to Work), de Hezberg.
"Os fatores satisfacientes são aqueles capazes de anular a insatisfação (ERRADO), permitindo que o trabalhador siga motivado."
Sabemos que os FATORES SATISFICIENTES, são os MOTIVACIONAIS, estes por sua vez:
- Não removem a insatisfação
- Aumenta satisfação
-Produz motivação
"Fatores higiênicos são aqueles que podem diminuir ou impedir a insatisfação, mas não agregam satisfação." (CERTO)
Os FATORES INSATISFICIENTES são os HIGIÊNICOS que:
- Evitam insatisfação
- Não aumentam a satisfação quando resolvidos
- A ausência desmotiva, mas a presença não é elemento motivador.
-
Questão de português e interpretação modo FGV disfarçada aqui pessoal. A banca não está afirmando que os fatores higiênicos motivam não!
Houve a compreensão de que, para a motivação no trabalho, há fatores motivacionais e fatores higiênicos
é só uma conclusão genérica sobre o tema :/ . Uma afirmação de que existem fatores motivacionais e higiênicos mas sem especificar qual deles é o motivador ...
-
(V) Houve a compreensão de que, para a motivação no trabalho, há fatores motivacionais e fatores higiênicos.
(V) Fatores higiênicos são aqueles que podem diminuir ou impedir a insatisfação, mas não agregam satisfação.
(F) Os fatores satisfacientes são aqueles capazes de anular a insatisfação, permitindo que o trabalhador siga motivado. (O fator satisfaciente se presente motiva mas se ausente não gera insatisfação, por sua vez, não é possível que este remova a insatisfação se o mesmo não gera tal condição).
Fatores Higiênicos (extrínsecos) - Esse fator não promove a motivação mas apenas evita a desmotivação/insatisfação, portanto, gera desmotivação se não alcançados pelo trabalhador.
Fatores motivacionais/satisfacientes (Intrísecos) - Esse fator promove a motivação quando presentes, quando os fatores motivacionais não existem as pessoas são neutras em relação a motivação.
Presentes Ausentes
Fatores Higiênicos neutralidade desmotivação
Fatores Motivacionais motivação neutralidade
A satisfação no cargo depende dos fatores motivacionais, a insatisfação no cargo depende dos fatores higiênicos, ou seja:
Fatores motivacionais = satisfação/motivação
Fatores higiênicos = insatisfação/desmotivação
-
Gabarito: D
-
Acho que essa é a matéria que eu mais erro questões, sendo a FGV a banca então...
Mas o importante é não desanimar e continuar na luta!
-
Ariana Brelaz essa é a matéria que eu mais tenho acerto nas outras bancas, cheguei a 90% no Cespe por exemplo, mas na FGV pra chegar em 50% de acerto é suando a camisa, tem 1 mês q estou resolvendo questões da FGV, e como uma pessoa q quero fazer amizade, mas ele não colabora :( ... a luta continua.
-
Questão sobre a teoria dos dois fatores (bifatorial) de Hertzberg.
Teoria que propõe que existem dois fatores no processo de motivação individual: os intrínsecos, relacionados com a satisfação com o trabalho, e os extrínsecos, relacionados com a insatisfação.
Dessa forma, o autor concluiu que a satisfação e a insatisfação no trabalho decorrem de dois conjuntos substancialmente diferentes e separados de fatores.
Os fatores motivacionais são fatores intrinsecamente recompensadores, como a responsabilidade, o reconhecimento e a autonomia, que influenciam a satisfação com o trabalho
Já os fatores higiênicos são fatores que, quando adequados, tranquilizam os trabalhadores e que garantem que não ficarão insatisfeitas.
Vamos analisar as afirmativas.
(VERDADEIRO) Houve a compreensão de que, para a motivação no trabalho, há fatores motivacionais e fatores higiênicos.
Com base em ampla pesquisa de campo, o autor observou que os fatores responsáveis pela motivação eram substancialmente diferentes daqueles que determinavam a insatisfação e a desmotivação no trabalho. Assim, distinguiu os fatores ambientais e intrínsecos que afetam a motivação em dois tipos: fatores motivacionais e higiênicos.
(VERDADEIRO) Fatores higiênicos são aqueles que podem diminuir ou impedir a insatisfação, mas não agregam satisfação.
Os fatores higiênicos referem-se ao conjunto de fatores que são responsáveis pela insatisfação no trabalho, mas que, quando observados, não levam à satisfação.
(FALSO) Os fatores satisfacientes são aqueles capazes de anular a insatisfação, permitindo que o trabalhador siga motivado.
Os fatores satisfacientes são os motivacionais e este não anula (remove) a insatisfação. Quando presentes, eles motivam o empregado e, quando ausentes, geram neutralidade, ou seja, uma indiferença pelo empregado.
GABARITO: D
-
Só eu que aprendi que os fatores higiênicos INFLUENCIAM a insatisfação?