SóProvas


ID
1880869
Banca
FGV
Órgão
Prefeitura de Cuiabá - MT
Ano
2015
Provas
Disciplina
Administração Geral
Assuntos

Com relação ao processo de tomada de decisão nas organizações, analise as afirmativas a seguir.

I. As decisões estruturadas são executadas pelo gestor a partir do arsenal de protocolos para situações inesperadas.

II. Brainstorming é uma técnica de grupo na qual se geram ideias em profusão na busca de uma solução para problema definido.

III. O Diagrama espinha de peixe é utilizado para agrupar as possíveis soluções para um determinado problema identificado.

Assinale:

Alternativas
Comentários
  • I - Decisão Estruturada: Decisões repetitivas e rotineiras, envolvem procedimentos predefinido.

    Decisão Não Estruturada: Cada decisão é nova e não rotineira. Situações nas quais não é possível especificar previamente a maior parte das decisões

    II - Correta

    III- Conhecido popularmente como espinha de peixe, o diagrama de causa e efeito, desenvolvido por Kaoru Ishikawa, é uma ferramenta com objetivo de identificar problemas no processo de produção de um produto.

    O diagrama de Ishikawa identifica possíveis causas para os problemas ou efeitos em seu processo de produção.

  • Brainstorming e Brainwriting
    Uma das principais ferramentas para o desenvolvimento de alternativas é o brainstorming, ou “tempestade de ideias”. O objetivo dessa ferramenta é criar um ambiente em que as críticas sejam “suspensas” e que existam, portanto, um encadeamento de ideias.
    Dessa maneira, um grupo de pessoas se reúne em um ambiente e começa a “jogar soluções ao vento”, ou seja, cada pessoa pode sugerir qualquer ideia, por mais “louca” que possa parecer à primeira análise.
    Quando um número razoável de alternativas tenha sido gerado, esse processo se interrompe. Portanto, o próximo passo acontece com a seleção das melhores alternativas geradas no brainstorming.
    De acordo com Maximiniano:10
    Os princípios básicos na geração de ideias são dois: a suspensão do julgamento e a reação em cadeia. Esses dois princípios asseguram que pessoas se exprimam livremente, sem receio de críticas, e que as ideias se associem e gerem novas ideias, num processo em que o objetivo é assegurar primeiro a quantidade de alternativas.

  • DECISÕES PROGRAMADAS/ESTRUTURADAS: Decisões sobre assuntos que já foram analisados antes e que, dessa forma, já existe uma resposta "padrão" para o caso. Uma das formas de se ganhar eficiência em uma empresa é relacionando essas "decisões estruturadas" a certos problemas rotineiros.

    DIAGRAMA DE ISHIKAWA/CAUSA E EFEITO/ ESPINHA DE PEIXE: É uma ferramenta que nos possibilita "entender" melhor um processo ou um problema. No diagrama pode-se estruturar e hierarquizar as principais causas que podem estar gerando um determinado efeito que queremos estudar. Ou seja, analisamos os efeitos e quais seriam as principais causas dele. Após esssa análise temos que mapear os principais fatores que podem ter levado a essa situação.

    RODRIGO RENNÓ - ADM.GERAL PARA CONCURSOS

  • I. As decisões estruturadas são executadas pelo gestor a partir do arsenal de protocolos para situações inesperadas. INCORRETO - decisões programadas resolvem situações esperadas

    II. Brainstorming é uma técnica de grupo na qual se geram ideias em profusão na busca de uma solução para problema definido. CORRETO

    III. O Diagrama espinha de peixe é utilizado para agrupar as possíveis soluções para um determinado problema identificado. INCORRETO - identifica as causas do problema.

  • Para soluções, você pode utilizar a ferramente Árvore de Soluções.

  • GAB: B

    Decisões estruturadas = programadas

    Decisões não-estruturadas = não-programadas

    _____________________________________________________________

    O diagrama espinha de peixe (ishikawa / 4M / 6M) é utilizado para verificar as possíveis CAUSAS dos problemas... e não para agrupar possíveis soluções, como afirma o item III.

    _____________________________________________________________

    FÉ.

  • Espinha de peixe é para causas de problema

  • Em relação a III; A Árvore de Soluções é uma técnica que auxilia na definição de alternativas. A construção da Árvore parte da proposição de uma possível solução para o problema identificado como central, que deve expressar uma estratégia para se alcançar uma situação futura desejada.