SóProvas


ID
1881322
Banca
IF-PE
Órgão
IF-PE
Ano
2016
Provas
Disciplina
Segurança e Saúde no Trabalho
Assuntos

TEXTO 09

      “Durante muitos anos, a assistência à saúde do trabalhador esteve associada apenas às questões da previdência social. O decreto 3.724/19 que trata da indenização a ser paga pelo empregador em casos de acidente do trabalho, na sua definição, inclui os agravos ocorridos pelo exercício do trabalho ou a serviço da empresa. A enfermagem do trabalho utiliza os mesmos métodos e técnicas empregados na Saúde Pública visando a promoção da saúde do trabalhador e sua proteção contra riscos ocupacionais (químico, físico, biológico, ergonômico e de acidente).”

(CARVALHO, Geraldo Mota de. Enfermagem do Trabalho. São Paulo: EPU, 2011). 

O conceito de acidente do trabalho, de acordo com a Lei 6.367/76 é o seguinte: “Acidente do trabalho será aquele que ocorrer pelo exercício do trabalho, a serviço da empresa, provocando lesão corporal, perturbação funcional ou doença que causa a morte ou a perda ou a redução, permanente ou temporária, da capacidade para o trabalho.” Com base nisso, analise os itens a seguir e assinale a assertiva CORRETA

Alternativas
Comentários
  • Pneumoconiose é uma doença pulmonar ocupacional com padrão restritivo causada pela inalação de poeiras inorgânicas, geralmente associada a trabalho em metalúrgicas, construtoras, mecânicas ou minas.

    Dependendo do tipo de poeira, existem varias variantes da doença. As variantes incluem:

    Antracose ou "pulmão negro" - poeira de carvão

    Asbestose - poeira de asbesto

    Silicose ou "doença do esmeril" - poeira de sílica

    Fibrose de bauxita - poeira de bauxita

    Beriliose - poeira de berílio

    Siderose ou "pulmão de soldador" - poeira de ferro

    Bissinose - poeira de algodão

    Siderossilicose - misto de poeira contendo sílica e ferro

  • Alguém sabe dizer qual o erro da letra D?

  • Rafael, a NR 7 exige os seguintes exames:

    7.4.1. O PCMSO deve incluir, entre outros, a realização obrigatória dos exames médicos:

    a) admissional; 
    b) periódico; 
    c) de retorno ao trabalho; 
    d) de mudança de função;
    e) demissional. 

  • Gabarito alternativa E

    A - O exame demissional deverá ser realizado após a homologação da demissão desde que o último exame médico ocupacional tenha sido realizado há mais de 140 dias para as empresas grau de risco I e II.

    Errado: A NR passou por uma atualização "recente" em 2018, o prazo para fazer o exame demissional pode ser em até 10 dias após a homologação da demissão. antigamente era até a data da homologação, eles cobram isso ainda em prova por ser algo recente. Exemplo foi a prova da prefeitura de curitiba 2019, cobraram isso.

    B - Segundo a NBR 14280 da ABNT, as causas previsíveis de acidentes estão classificadas como condições inseguras dentre as quais estão: não fazer uso de Equipamento de Proteção Individual (EPI), trabalhar embriagado, usar ferramentas defeituosas ou inadequadas.

    Errado. A banca quis confundir os conceitos de condição insegura com ato inseguro.

    C - A Perda Auditiva Induzida pelo Ruído (PAIR) é uma patologia relacionada ao trabalho que atinge diferentes categorias de trabalhadores. No Mapa de Risco, o ruído é considerado um risco ergonômico que deverá ser minimizado usando o EPI.

    Errado. Qualquer tipo de energia mecânica será risco físico, faz parte do conceito de risco físico. No mapa de risco o ruído é considerado risco físico na cor verde.

    D - A Norma Regulamentadora número 7 (NR-7), exige a realização obrigatória de exames médicos em três níveis: o admissional, o demissional e o periódico.

    Errado. Possui dois erros, primeiro que são em 5 níveis, admissional, periódico, mudança de função DESDE QUE ALTERE O RISCO, caso não altere não precisa, retorno ao trabalho e demissional. O segundo erro está em falar que o exame demissional é obrigatório, existem algumas ressalvas onde o exame demissional é dispensado. Aquele assunto de grau de risco 1 e 2 até 135 dias, grau de risco 3 e 4 até 90 dias...

    E - As pneumoconioses são patologias decorrentes de um acúmulo de poeira nos pulmões podendo ou não determinar uma reação colágena (cicatricial) no tecido pulmonar. No Brasil, a principal doença desse tipo é a Silicose.

    Correta. Essa parte de podendo ou não determinar reação colágena, na prova eles costumam colocar fibrogênica ou não fibrogênica... as fibrogênica são as piores e das opções que o colega citou, possui algumas fibrogênicas e outras não fibrogênicas, na prova eles perguntam isso... bissionese é uma doença ocupacional fibrogênica?.... é sempre bom saber. acho que esse assunto caiu na prova do SLU 2019.