SóProvas


ID
1881349
Banca
IF-PE
Órgão
IF-PE
Ano
2016
Provas
Disciplina
Enfermagem
Assuntos

A partir do que prescreve o Caderno de Atenção Básica: Estratégias para o Cuidado da Pessoa com Doença Crônica Diabete Mellitus do Ministério da Saúde (2013), analise as proposições abaixo.

I. É recomendada a monitorização da glicemia capilar até duas vezes ao dia de todas as pessoas com DM tipo 1.

II. O controle glicêmico pode ser monitorado por glicemias de jejum, pré-prandial, pós-prandial e pela hemoglobina glicada.

III. A via de administração usual da insulina é a subcutânea, mas a insulina regular também pode ser aplicada por via intravenosa em situação que requer efeito clínico imediato.

IV. A queda da glicemia leva a sintomas neuroglicopênicos, tais como: fome, tontura, fraqueza, dor de cabeça, confusão, coma, convulsão.

V. O termo diabetes mellitus refere-se a um transtorno metabólico de etiologias heterogêneas, caracterizado por hipoglicemia e distúrbios no metabolismo.

Estão CORRETAS apenas as afirmações constantes nos itens

Alternativas
Comentários
  • I- É recomendada a monitorização da glicemia capilar três ou mais vezes ao dia a todas as pessoas com DM tipo 1 ou tipo 2 em uso de insulina em doses múltiplas

    III-A via de administração usual da insulina é a via subcutânea, mas a insulina regular também pode ser aplicada por vias intravenosa e intramuscular, em situações que requerem um efeito clínico imediato

  • Gabarito: Letra E (II, III e IV.).

     

    Complementando

     

     

    De acordo com o CAB nº 36 Diabetes Mellitus.Brasília – DF.2013

     

     

    Item I - Errado.

     

    Monitorização da glicemia

    É recomendada a monitorização da glicemia capilar 3 (três) ou mais vezes ao dia a todas as pessoas com DM tipo 1 ou tipo 2 em uso de insulina em doses múltiplas (AMERICAN DIABETES ASSOCIATION, 2013) [Grau de Recomendação B].

     

    Em pessoas com bom controle pré-prandial, porém com HbA1c elevada, a monitorização da glicemia capilar 2 (duas) horas após as refeições pode ser útil.

     

    Em pessoas com DM tipo 2 em uso de antidiabéticos orais a monitorização da glicemia capilar não é recomendada rotineiramente

     

     

    Item V - Errado.

    O termo “diabetes mellitus” (DM) refere-se a um transtorno metabólico de etiologias heterogêneas, caracterizado por hiperglicemia e distúrbios no metabolismo de carboidratos, proteínas e gorduras, resultantes de defeitos da secreção e/ou da ação da insulina .