SóProvas


ID
1881367
Banca
IF-PE
Órgão
IF-PE
Ano
2016
Provas
Disciplina
Português
Assuntos

TEXTO 02

A fome/2

      Um sistema de desvínculo: Boi sozinho se lambe melhor... O próximo , o outro, não é seu irmão, nem seu amante. O outro é um competidor , um inimigo, um obstáculo a ser vencido ou uma coisa a ser usada. O sistema, que não dá de comer, tampouco dá de amar: condena muitos à fome de pão e muitos mais à fome de abraços.

  (GALEANO, Eduardo. O livro dos abraços. Porto Alegre: L&PM Pocket, 2009, p. 81.) 


TEXTO 03

A violência urbana, da necessidade ao desejo

      O estado de necessidade, que viola todos os requisitos da dignidade humana, constitui a pior violência que se pode cometer com alguém. Há décadas, no entanto, já sabemos que o estado de necessidade não é a causa principal da violência. Ele é inaceitável, totalmente inaceitável, mas não porque cause aborrecimentos aos de cima; é inaceitável porque não se pode conviver mais com a miséria. É inaceitável só por isso, sem precisar de nenhum outro interesse pragmático para ser mais inaceitável do que já é. Não obstante, o pensamento político brasileiro, na média, estabelece um vínculo falso entre uma coisa e outra. Aqui, os demagogos difundem a crença fácil de que a necessidade é a mãe da violência. A maldade humana seria um mito, só o que existe é a perversidade das condições materiais da vida.

(BUCCI, Eugenio. Disponível em:<http://opiniao.estadao.com.br/noticias/geral,a-violencia-urbana-da-necessidade-ao-desejo-imp-,960628>. Acesso em: 16 fev. 2015.)

Compare os TEXTOS 02 e 03 e assinale a alternativa CORRETA quanto às informações presentes nos textos.

Alternativas
Comentários
  • Li três vezes o texto para entender a resposta.

    Podemos encontrar a ideia principal, o posicionamento do autor, no início de sua argumentação.

    Linha 2:

    Opinião do autor: "já sabemos que o estado de necessidade não é a causa principal da violência"

    O que eu confundi - e acho que muitos aqui também - foi o fato final do texto que nos confunde e não sabemos distinguir as duas posições - a do autor e a dos políticos brasileiros. Notem, que por não iniciar um novo parágrafo, o período continua sendo uma extenção, uma complementação do período anterior. Vejam:

    Linhas 5, 6:

    Opinião dos políticos: "Aqui, os demagogos difundem a crença fácil de que a necessidade é a mãe da violência. A maldade humana seria um mito, só o que existe é a perversidade das condições materiais da vida."

    Portanto, a premissa que a miséria, que concordemos, é uma "condição imposta pelo sistema social", "não é a causa principal da violência".

    Correta: d) O TEXTO 03, diferentemente do TEXTO 02, afirma que as condições impostas pelo sistema social não são suficientes para se analisar as problemáticas relacionadas à violência.

  • Fiquei entre "B" e "E", mas nunca marcaria "D", que é o gabarito.

  • Também reli mais de uma vez pra entender gabarito. O texto 3 fala do problema da violência além das condições do sistema, ele cita a maldade humana. Aliás achei muito bem colocado, pois existem pessoas naturalmente ruins. O autor usa da ironia quando cita a fala dos demagogos: "a maldade humana seria um mito"

  • Questão difícil de acertar... 

    A letra E parece ser a mais correta

  • No texto 02 fala que:   O SISTEMA É A CAUSA DA VIOLENCIA.

    No texto 03 fala que : O SISTEMA NÃO É A CAUSA ( PRINCIPAL) DA VIOLENCIA.

    Logo a alternativa é a letra D: quando afirma que o texto 03 está diferente do texto 02 justamente por que o sistema não é causa suficiente para analisar problemas relativos a violencia.