Subjetiva, hein? RIBAS (2014): Feedback
Pode ser considerado um processo de ajuda mútua para mudanças de comportamento, por meio da comunicação verbalizada ou não, entre duas pessoas ou entre pessoa e grupo, no sentido de passar informações referentes a como certa atuação afeta ou é percebida pelo outro e vice-versa. Tem como função ajudar o outro a fazer algo de forma diferente no futuro, melhorar habilidades e comportamentos. O feedback leva a pessoa a uma melhor integração com o grupo, aumentando a satisfação dentro deste.
Questão de Concurso
(FCC/TRE-CE/Analista Judiciário/2012) Oferecer feedback é:
a) utilizar comunicação unidirecional para informar sobre suas experiências positivas e negativas com a outra pessoa, com o objetivo de melhorar o relacionamento interpessoal.
b) julgar o desempenho e expressar sua opinião em relação às metas que foram acordadas, com o objetivo de criticar comportamentos inadequados.
c) disponibilizar informações sobre um comportamento passado que pode vir a influenciar um comportamento futuro, com o objetivo de melhorar o desempenho e desenvolver capacidades.
d) utilizar comunicação unidirecional para interpretar as condutas da outra pessoa e indicar aquelas que dificultam o cumprimento dos objetivos e adequação aos valores da empresa.
e) utilizar comunicação unidirecional para identificar padrões de conduta, com o objetivo de elevar o autoconhecimento e a autoestima.
Gabarito: c. O feedback, ao contrário da crítica, é utilizado para melhorar o comportamento futuro, por meio da disponibilização de informações sobre determinados comportamentos.
Quando estamos pessoalmente conversando com outra pessoa podemos ver seu semblante, se a pessoa está sorrindo ou aborrecida, seu gestual etc. Dessa forma, podemos ter uma sensibilidade maior do “estado de espírito” do outro, além de tirar qualquer dúvida que a pessoa tenha, de modo instantâneo (feedback ou realimentação).
[Gab. C]
FONTE: Administração Geral para concursos, Rodrigo Rennó
bons estudos!