SóProvas


ID
1881421
Banca
IF-PE
Órgão
IF-PE
Ano
2016
Provas
Disciplina
Redação Oficial
Assuntos

Considere as afirmativas a seguir sobre as normas de elaboração e utilização do correio eletrônico (e-mail).

I. A correspondência por e-mail tem o mesmo valor que uma carta comercial.

II. Tem valor documental e pode ser aceito como documento original, caso exista a certificação digital que ateste a identidade do remetente, na forma estabelecida em lei.

III. Quanto à linguagem, o grau de formalidade será determinado pelo conteúdo e pelo remetente.

IV. Embora informal, deve-se evitar os erros gramaticais, falta de clareza e a má organização das ideias.

V. As mensagens por e-mail consistem de três seções principais, o cabeçalho, o corpo e o texto.

Estão CORRETAS apenas as afirmações constantes nos itens

Alternativas
Comentários
  • Resposta I, II e IV

     

    A alternativa III está errada porque independente do "conteúdo" ele pode ser inserido de maneira formal ou informal. Quem vai determinar a línguagem é o remetente, podendo ser informal ou formal. 

    A alternativa V está errada por que um e-mail nunca segue essas tres seções, geralmente as pessoas ja iniciam com o texto, dispensando cabecalho.

  • Pessoal, muito cuidado com os comentários de alguns colegas.Tenho certeza que a intenção é boa mas alguns comentários, com todo respeito, são achismos completamente sem fundamento e que acabam nos confundindo. 

     

    O item III está errado porque o grau de formalidade deve ser observado independente do conteúdo e do remetente, justamente por lidar com informações oficiais da instituição. Essa minha afirmação pode ser visualizada em diversas partes das Diretrizes para a Gestão Arquivística de Correio Eletrônico Corporativo do Conarq que, inclusive, disponibiliza diversos formatos padronizados para se procecer diante da confecção de e-mails. 

     

    "A inexistência ou desconhecimento de regras para a utilização do correio eletrônico pode ocasionar problemas administrativos, éticos, legais e econômicos para o órgão entidade, ou mesmo a perda da memória corporativa. Para evitar esse comprometimento, o órgão ou entidade deve estabelecer regras e disseminá-las entre os usuários, enfatizando que a mensagem de correio eletrônico registra informações oficiais, e, como tal, precisa ser dotada da formalidade requerida a todo documento institucional."

     

     

    O item V está errado porque o corpo de um e-mail/mensagem de correio eletrônico não é composto por cabeçalho, corpo e texto e sim por cabeçalho, corpo e, opcionalmente, anexos, de acordo com as Diretrizes para a Gestão Arquivística de Correio Eletrônico Corporativo do CoNArq, página 15. 

     

    Link das Diretrizes: http://www.conarq.arquivonacional.gov.br/publicacoes-ctde/165-diretrizes-para-a-gest%C3%A3o-arquiv%C3%ADstica-do-correio-eletr%C3%B4nico-corporativo.html

    Espero ter ajudado. 

  • achei essa questão muito genérica e fiquei confusa.  tipo item

    I. A correspondência por e-mail tem o mesmo valor que uma carta comercial.

     

    a correspondência por email tem o valor da carta comercial?? e que correspondência por email é essa? nota-se que na questão no enunciado nem fala que estamos falando sobre uma empresa...pode ser um email particular.

    A mesma coisa me deixou na dúvida no item III... se for um email particular de um amigo para outro amigo não precisa seguir a formalidade! eu não escrevo formal com meus amigos...

    então essa generalidade da questão me fez ficar na dúvida na hora de responder...pq eu não sabia se era sobre todos os emails ou só emails no ambiente de trabalho.

     

  • Questão de arquivologia ou correspondência oficial? Questão confusa.

  • 8. Correio Eletrônico

    8.1 Definição e finalidade

            O correio eletrônico ("e-mail"), por seu baixo custo e celeridade, transformou-se na principal forma de comunicação para transmissão de documentos.

    8.2. Forma e Estrutura

            Um dos atrativos de comunicação por correio eletrônico é sua flexibilidade (ITEM V: o correio eletrônico é flexível, então não tem uma forma rígida de enviar o documento, mas sim deve ter uma linguagem de acordo com a comunicação oficial). Assim, não interessa definir forma rígida para sua estrutura. Entretanto, deve-se evitar o uso de linguagem incompatível (ITEM III: não pode ser qualquer coisa que o remetente, quem vai enviar a mensagem quer, mas sim uma linguagem compatível com a comunicação oficial) com uma comunicação oficial (v. 1.2 A Linguagem dos Atos e Comunicações Oficiais).

            O campo assunto do formulário de correio eletrônico mensagem deve ser preenchido de modo a facilitar a organização documental tanto do destinatário quanto do remetente.

            Para os arquivos anexados à mensagem deve ser utilizado, preferencialmente, o formato Rich Text. A mensagem que encaminha algum arquivo deve trazer informações mínimas sobre seu conteúdo..

            Sempre que disponível, deve-se utilizar recurso de confirmação de leitura. Caso não seja disponível, deve constar da mensagem pedido de confirmação de recebimento.

    8.3 Valor documental

            Nos termos da legislação em vigor, para que a mensagem de correio eletrônico tenha valor documental, i. é, para que possa ser aceito como documento original, é necessário existir certificação digital que ateste a identidade do remetente, na forma estabelecida em lei.

  • de acordo com o manual de redação oficial o e-mail não é informal, tanto é que é considerado um documento oficial. Sendo assim, essa alternativa IV não pode ser considerada correta.