-
A enfermagem respeita a vida, a dignidade e os direitos humanos.
O código de ética é pautado em preceitos éticos/legais e nos princípios da saúde e qualidade de vida, centrado na pessoa, família e coletividade.
No âmbito das relações Profissionais (Cap 1) é um direito obter desagravo público por meio do COREN.
-
-
O Código de Ética dos Profissionais de Enfermagem leva em consideração a necessidade e o direito de assistência em enfermagem da população, os interesses do profissional e de sua organização. Está centrado na pessoa, família e coletividade e pressupõe que os trabalhadores de enfermagem estejam aliados aos usuários na luta por uma assistência sem riscos e danos e acessível a toda população. O presente Código teve como referência os postulados da Declaração Universal dos Direitos do Homem, promulgada pela Assembléia Geral das Nações Unidas (1948) e adotada pela Convenção de Genebra da Cruz Vermelha (1949), contidos no Código de Ética do Conselho Internacional de Enfermeiros (1953) e no Código de Ética da Associação Brasileira de Enfermagem (1975). Teve como referência, ainda, o Código de Deontologia de Enfermagem do Conselho Federal de Enfermagem (1976), o Código de Ética dos Profissionais de Enfermagem (1993) e as Normas Internacionais e Nacionais sobre Pesquisa em Seres Humanos [Declaração Helsinque (1964), revista em Tóquio (1975), em Veneza (1983), em Hong Kong (1989) e em Sommerset West (1996) e a Resolução 196 do Conselho Nacional de Saúde, Ministério da Saúde (1996)].
-
CÓDIGO DE ÉTICA DOS PROFISSIONAIS DE ENFERMAGEM
PREÂMBULO
O Código de Ética dos Profissionais de Enfermagem leva em consideração a necessidade e o direito de assistência em enfermagem da população, os interesses do profissional e de sua organização. Está centrado na pessoa, família e coletividade e pressupõe que os trabalhadores de enfermagem estejam aliados aos usuários na luta por uma assistência sem riscos e danos e acessível a toda população.
O presente Código teve como referência:
- Os postulados da Declaração Universal dos Direitos do Homem;
- O Código de Deontologia de Enfermagem do Conselho Federal de Enfermagem (1976);
- O Código de Ética dos Profissionais de Enfermagem (1993);
- As Normas Internacionais e Nacionais sobre Pesquisa em Seres Humanos [Declaração Helsinque (1964);
- A Resolução 196 do Conselho Nacional de Saúde, Ministério da Saúde (1996)].