SóProvas


ID
1882306
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
CPRM
Ano
2016
Provas
Disciplina
Atualidades
Assuntos

Considerado um dos maiores desastres ambientais da história do Brasil, o rompimento de barragem de importante mineradora causou, recentemente, danos irreparáveis, desde a morte de pessoas até a destruição material de comunidades inteiras e de um dos mais importantes rios da região Sudeste. Assinale a opção em que são apresentados o município onde está situada a mineradora em questão e o rio que sofreu os efeitos devastadores do referido acidente.

Alternativas
Comentários
  • O rompimento da barragem de rejeitos da Samarco em novembro de 2015 - que destruiu o distrito mineiro de Bento Rodrigues - é o maior desastre do gênero da história mundial nos últimos 100 anos. Se for considerado o volume de rejeitos despejados - 50 a 60 milhões de metros cúbicos (m³) - o acidente em Mariana (MG) equivale, praticamente, à soma dos outros dois maiores acontecimentos do tipo já registrados no mundo - ambos nas Filipinas, um em 1982, com 28 milhões de m³; e outro em 1992, com 32,2 milhões de m³ de lama.

    Os dados estão presentes em estudo da Bowker Associates - consultoria de gestão de riscos relativos à construção pesada, nos Estados Unidos - em parceria com o geofisico David Chambers.

    O rompimento da barragem provocou uma enxurrada de lama que devastou o distrito de Bento Rodrigues, deixando um rastro de destruição à medida que avança pelo Rio Doce. Várias pessoas estão desabrigadas, com pouca água disponível, sem contar aqueles que perderam a vida na tragédia. Além disso, há os impactos ambientais, que são incalculáveis e, provavelmente, irreversíveis.

     

    http://noticias.terra.com.br/brasil/desastre-em-mariana-e-o-maior-acidente-mundial-com-barragens-em-100-anos,874a54e18a812fb7cab2d7532e9c4b72ndnwm3fp.html

     

    http://mundoeducacao.bol.uol.com.br/biologia/acidente-mariana-mg-seus-impactos-ambientais.htm

     

  • Estado de Minas Gerais

    Município de Mariana e o Rio Doce.

  • Letra B.

    A questão está exigindo o conhecimento do intitulado “desastre de Mariana”, que ocorreu por meio do rompimento da barragem de Fundão, localizada no subdistrito de Bento Rodrigues, a 35 km da cidade de Mariana. A barragem em questão era controlada pela empresa Samarco Mineração S/A, mineradora que estava localizada na cidade brasileira de Mariana, no Estado de Minas Gerais. Com o rompimento da barragem, os rejeitos e a lama chegaram até o Rio Doce, maio bacia hidrográfica da região Sudoeste e responsável por banhar os Estados de Minas Gerais e Espírito Santo.

     

    Questão comentada pelo Prof. Diogo Surdi

     

  • Desastres ambientais, tanto no Brasil como no mundo, repercutem no noticiário de maneira proporcional ao seu impacto. Aspectos como localização, tipo de evento ocorrido, qual o ambiente afetado, agentes envolvidos, perdas materiais e em vidas são de grande importância e devem ser acompanhados com atenção. O texto associado aborda um grande desastre ambiental envolvendo o rompimento de uma barragem e os túmulos impactos sobre uma bacia hidrográfica. O enunciado questiona onde ocorreu o desastre e qual foi o rio afetado.

    A) A cidade histórica de Tiradentes não foi afetada pelo desastre e o rio Xopotó é um subafluente da bacia do Paraíba do Sul que se localiza bem mais ao sul da bacia atingida, ficando ainda na região Sudeste, mas predominantemente localizada no estado do rio de janeiro .

    B) Uma cidade histórica planejada como capital da região mineradora ainda no século VXII não teve seu patrimônio arquitetônico atingido pelo desastre, mas graves perdas ocorreram no distrito de Bento Rodrigues onde cerca de dezoito pessoas morreram e a enxurrada atingiu a Bacia do Rio Doce deixando um rastro de destruição que chegou até sua foz no Espírito Santo contaminando extensas áreas de produção agrícola, vegetação nativa além de suas águas. Posteriormente outra tragédia semelhante, porém maior em perdas humanas e materiais ocorridos em Brumadinho também em Minas Gerais.

    C) A cidade histórica tradicional de grande visitação turística de Ouro Preto não foi a cidade atingida pelo rompimento da barragem de rejeitos de mineração e o rio Piranga é um dos maiores formadores do rio Doce, esse sim extremamente afetado pelo rompimento da barragem em Mariana.

    D) A famosa São João Del Rei que possui um belíssimo centro histórico próximo a Tiradentes não foi afetada pelo rompimento da barragem e o rio Das Velhas é um importante formador do rio São Francisco e, portanto, distancia da bacia do Rio Doce.

    E) Uma cidade histórica tradicional de Diamantina localiza-se distante da região do rompimento da barragem, tanto que o rio Jequitinhonha corre pela região que corresponde ao norte de Minas Gerais até seu deságue em Belmonte na Bahia.


    GABARITO DO PROFESSOR: B.